Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 31 de Janeiro de 2022 às 20:37

Uma Igrejinha diferente


Fábio Pilger/Divulgação/JC
Em tempo de estresse em potência máxima, lugares próximos, bonitos e com acesso barato fazem diferença. Para os moradores da Região Metropolitana, uma opção é o Parque Alto da Pedra, em Igrejinha (cerca de 90 km da Capital). O local é point de quem que curte o pôr do sol. Dispõe de infraestrutura com bar e tudo mais, entrada apenas cinco pilas.
Em tempo de estresse em potência máxima, lugares próximos, bonitos e com acesso barato fazem diferença. Para os moradores da Região Metropolitana, uma opção é o Parque Alto da Pedra, em Igrejinha (cerca de 90 km da Capital). O local é point de quem que curte o pôr do sol. Dispõe de infraestrutura com bar e tudo mais, entrada apenas cinco pilas.

A lenda da procissão fluvial I

A histórica procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes há muito tempo migrou para terra firme e mais recentemente para o sistema híbrido. Na época, 31 de dezembro de 1988, o naufrágio do barco Bateau Mouche em festa semelhante no Rio de Janeiro mudou ou terminou com a maioria das fluviais, eis que morreram dezenas de pessoas, 55 para ser exato.

A lenda da procissão fluvial II

Face à tragédia, que impacto todo o País, a Marinha do Brasil reforçou as medidas de segurança para passageiros e tripulação em tais eventos, mas no caso porto-alegrense nunca chegou a proibi-la totalmente. Ficou no ar esse veto, até que um repórter furungador foi atrás da Capitania dos Portos. Nunca houve essa proibição, apenas obrigatoriedade de mais segurança.

A batata quente de Valdeci

Um dos primeiros desafios do novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), será acalmar os colegas. Os parlamentares estão há oito anos sem reajuste de vencimentos, situação contornada artificialmente através do aumento de indenização veicular (gastos com combustível), verba de gabinete e outros penduricalhos.

Mesmo assim...

...há descontentamento generalizado, mas uma meia dúzia jogará para a torcida, denunciando o reajuste para fazer proselitismo e demagogia.

Pesadelo da vez

A preocupação para que paga aluguel é a correção pelo balizador IGP-M, no valor de 16,91%. E a hora do lobo aparecer é fevereiro. Para o assalariado, é um pesadelo. Quantos tiveram reajuste deste tamanho no ano passado ou mesmo agora?

Projetos EUA-Brasil

O Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre abre o Edital Projetos EUA-Brasil para financiamento de projetos de cultura, educação e imprensa. As propostas devem promover valores, normas compartilhadas e abordagens políticas dos EUA sobre questões de interesse mútuo para ambos os países, como, instituições democráticas, transparência, responsabilidade, diversidade, inclusão social e direitos humanos.

Juro zero

Microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEIs) já podem acessar às operações de crédito que terão os juros pagos pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul. A partir de hoje, o BRDE, através de uma rede de entidades conveniadas, começa a receber os pedidos de financiamento para capital de giro.

Eu, eu mesmo

O candidato tucano à presidência João Doria está defendendo a candidatura única pela terceira via. Mas evitou dizer se abriria mão da cabeça de chapa, se for o caso. As esquerdas queriam uma federação, que é diferente legalmente da coligação, mas o cabeça é Lula, primeiro e único. Quanto à terceira via, por enquanto, é braço de afogados. Salientando, por enquanto.

Perigo de decepção I

A prefeitura da Porto Alegre quer vender cerca de 100 imóveis, o que daria em torno de R$ 1 bilhão "por baixo". Desculpem botar mosca na sopa de otimismo, mas cada vez que governos pretendem vender imóveis ociosos, o "por baixo" se revelou otimismo exagerado. Desde que o colunista exerce a profissão, há mais de meio século, é uma constante.

Perigo de decepção II

O prédio da Smov, um dos listados, passou décadas sem o "habite-se". O seu valor de venda deve ser exceção por sua localização privilegiada do ponto de vista comercial. Em regra, parte dos imóveis públicos valem pelo terreno e não pelo que está em cima. As administrações públicas não costumam ser caprichosa na conservação dos próprios.

É grave a crise

Durante o fim de semana, belas mulheres percorriam cafeteiras de ruas do bairro Moinhos de Vento distribuindo folhetos mostrando os serviços de famosa casa de acompanhantes. Com entrada grátis. Só em tempos mais antigos isso acontecia por época da Expointer. É a velha máxima: quem não é visto mão é lembrado.

Velocidade suicida

Sabe quanto o radar da Polícia Rodoviária Federal flagra um carro a velocidades muito acima do permitido. tipo 150 km/h? Pois numa autoban, a Oeste de Berlim, um bilionário tcheco levou sua Bugatti Chiron com mais de 1.000 cv a 417 km/h. Permitido é, porque nestas vias expressas não há limite de velocidade, mas o sujeito levou uma bronca das autoridades de trânsito.

Cartilha Unimed

A Unimed Porto Alegre lançou uma cartilha informativa digital sobre as variantes H3N2 do Influenza (gripe), e a Ômicron da Covid-19.

Parceirão

No dia 25 passado entrou em vigor o Tratado de Livre-Comércio entre Brasil e Chile. O país é considerado o quinto maior destino das exportações do Brasil. Os produtos brasileiros ocupam, atualmente, a fatia de 8,6% do mercado chileno.

Abre-te Sésamo

Depois ser cobrado por Lula e de divulgar o que recebia por serviços de consultoria para uma empresa, Sergio Moro foi à forra. Em vídeo, desafiou Lula a fazer o mesmo. Temos aí uma nova batalha na briga entre os dois. Quem começou foi o ex-presidente, que parece temer o ex-juiz mesmo que por enquanto ele não o ameace, a julgar pelas pesquisas.

A batalha de verdade

Mal saiu a informação sobre o arquivamento da ação do tríplex pela justiça do Distrito Federal, Lula se apressou a dizer que ele foi absolvido, assim como nas ações anteriores da Lava Jato. Erro de propósito. No tríplex houve prescrição e os julgamentos do Supremo as ações foram anuladas por questões técnicas.

O que é, o que é

O aumento exponencial de golpes na internet é de tal forma que podemos dividir a população em três fatias: os que criam os golpes, os que caem neles e os que ficam na dúvida: se a promessa é real ou golpe.