A maioria dos restaurantes famosos do passado da cidade já foram cantados em prosa e verso, e os mais jovens devem ter lido algo sobre eles, se é que ainda leem sobre estes assuntos. O Treviso, alegria dos notívagos e gente da noite do Mercado Público, todos conhecem pelo menos de ouvir falar, mas colado a ele havia outro que poucos lembram, o Graxaim, que era do segundo time. O Naval, também no Mercado Público, que funciona até hoje, tinha outra proposta. Como o nome dizia, era frequentado por marinheiros quando o Cais Mauá ainda fervilhava de navios. Barra pesada após a quarta dose de rum, às vezes misturada com Coca-Cola - o nome internacional era Cuba Libre. E ainda tinha o Gambrinus, que sempre foi o mesmo de hoje.
Ocorre que, na Otávio Rocha, dois do mesmo dono tinham comida boa, a Churrascaria Quero-Quero e o Restaurante Napoleon, do ex-mordomo do armador e marido de Jacqueline Kennedy, Aristotoles Onassis. Esses gregos, sempre aprontando... Mais o China Gorda, já ouviram falar? Ficava na Azenha, e o dono tinha esse apelido. Especialidade: galinha a molho pardo, que fazia como ninguém. Ame-a o deixe-a, não tem gostar mais ou menos. Na Cristóvão Colombo, na altura da Câncio Gomes, também tinha uma churrascaria de ponta, a Rancho Alegre. Carne macia era loteria, porque os bois eram abatidos quase quando já estavam de bengala, com mais de cinco anos. O Rancho Alegre caprichava na matéria-prima.
Havia uma outra que ficava quase escondida em rua atrás da avenida Ipiranga, do lado que dá para o Partenon, pouco adiante da Princesa Isabel. Chamava-se Dois Maninhos, e foi uma casa pioneira em oferecer a cerveja uruguaia Nortenha de litro, teor alcoólico baixíssimo, talvez por isso garrafa de litro. Na avenida Assis Brasil, defronte à 9ª Delegacia, havia a Cabana do Santos, uma das mais antigas da cidade. Na Getúlio Vargas, duas casas, a Churrascaria Itabira, muito frequentado por jornalistas, e a Moenda, no número 1020. Na Vila Dona Teodora, atrás da hoje Estação Farrapos do Trensurb, reinava a Churrascaria Ao Coração, a única da cidade que servia coração de boi no espeto. Em Ipanema, o Negrinho do Pastoreio. Na 24 de Outubro, dois estabelecimentos famosos, O Archote, número 909, e o Grumete, na mesma rua, número 905. Eram mais sofisticados, não eram pro meu bico.
Em matéria de lasanha a referência era o Roma, na Gaspar Martins. Massas do norte da Itália eram especialidade da La Casa del Nono, na Félix da Cunha, 324, entre Farrapos e Cristóvão Colombo. A massa vinha em travessas retangulares e nada a ver com as tradicionais do tipo galeterias. Já na aristocrática Diante Ribeiro, 141, existia o restaurante St. James, e na subida da Santo Antônio, o Etruria, muito famoso. Perto dele, o Bar Amarelinho, local de amassos, ma non troppo. Escapando de Porto Alegre e rumo à Fronteira Oeste, tinha também uma churrascaria da "zona" perto de São Gabriel, que dava de brinde um show com uma falsa castelhana como apelo "Conchita de Los Rios, completamente seminua". Mas essa já é outra história...
Com investimento de R$18 milhões, o Hospital Moinhos de Vento entregou a finalização da reforma de leitos na unidade C1. O local, que teve a obra iniciada no mês de dezembro de 2024, possui 36 leitos de internação em uma área de aproximadamente 920 metros quadrados, destinados para as especialidades de Clínica Médica e Neurologia.
As comemorações pelos 100 anos de nascimento de Maurício Sirotsky Sobrinho são mais que justas, são obrigação mesmo para quem não o conheceu. De Erebango para o império que ele construiu foi uma jornada e tanto. Devo a ele três passagens pela RBS, duas na ZH e uma na então TV Gaúcha, para produzir o programa Campo e Lavoura, em 1975.
O Sindilojas Porto Alegre foi reconhecido no 40º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, em São Paulo, com o Prêmio de Comunicação Sindical. A premiação destacou o trabalho da entidade na produção e divulgação de pesquisas que fortalecem sua imagem como fonte oficial de informação no setor do varejo. "Nosso compromisso é seguir entregando conteúdo de qualidade para orientar o varejo e a sociedade", afirmou o presidente Arcione Piva.
Um dos sorteios mais aguardados das loterias especiais, a Quina de São João de 2025 está prestes a movimentar apostadores de todo o País, com uma expectativa de prêmio estimada em impressionantes R$230 milhões.
Dados recentes do Departamento de Estado dos EUA mostram que o Brasil está entre os países com maior volume de solicitações de visto, sobretudo nas categorias B1/B2 (negócios e turismo). No entanto, longas filas para entrevista e altas taxas de recusa ainda fazem parte da realidade de muitos candidatos.
Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ratinho Júnior, do Paraná (PSD), empatam em intenção de voto com Lula no segundo turno, dentro da margem de erro na pesquisa Genial/Quaest. O paulista tem 41% e Lula tem 40%. O governador Eduardo Leite também está quase no mesmo pódio, com 38%.
"Estamos na nossa região (Três Figueiras e adjacências) sem água e sem previsão de normalização dos serviços. Pelo telefone da prefeitura 156 informam que não há previsão de retomada dos serviços". Pode ser que privatizado as coisas funcione o Dmae.
Quando se fala em filas nos postos de saúde, é preciso antes se levar em conta a irresponsabilidade de muitos que os procuram. Para dar apenas um exemplo, de janeiro a abril deste ano, 3.897 pessoas não compareceram às consultas agendadas nas oito Unidades Básicas de Saúde de Gramado. A informação é do colunista local Miron Neto.
Por que vítimas de golpes e fraudes aparecem de frente na mídia e aos criminosos presos se oculta o rosto?
O governador Eduardo Leite estará presente no primeiro painel do Construa Sul 2025, no dia 12 de junho, ao lado dos governadores do Paraná, Ratinho Junior, e de Santa Catarina, Jorginho Mello, debatendo as oportunidades de investimento na Região Sul.