O ano era 1969, dias depois que os americanos pisaram pela primeira vez na Lua, façanha transmitida para o Brasil por satélite. Houve quem achasse que era mera montagem, as teorias de conspiração de sempre. Dias depois, em um bolicho lá pelas bandas de Quaraí, a peonada comentava o feito entre um gole e outro da marvada. Alguns disseram que aconteceu no bolicho do Adão Camiseta, no Alegrete, mas mantenho a tese que foi em Quaraí mesmo, porque um dos citados era da poderosa Cabanha Azul, dos Vieira de Macedo.
O fato é que lá pelas tantas dos ós! de admiração um alambrador, homem que faz e conserta cercas de arame nas estâncias, entrou devagarito no tecido, se encostou no balcão escurecido com vários demãos de cachaça derramada, pediu um martelinho de cachaça, aquela que matou o guarda. Ficou ouvindo a conversa com as pernas cruzadas sem dar um pio. Quando o leão deu uma folga, o alambrador engoliu o martelinho de canha de uma só vez e se virou para o grupo.
- Isso é conversa fiada! Se com todo o dinheiro que tem os Macedinho da Azul não botaram um homem não mandaram um homem pra lá não ia ser os gringo que iam bancar essa!
De outra feita um grupo de caçadores da região de Montenegro resolveu caçar no Uruguai passando por Quaraí. Todo cuidado era pouco, porque o exército uruguaio patrulhava os campos e caso pegassem um a cana era direta e dura. Furtivamente o grupo adentrava os campos quando um deles gritou.
- Ai! Estou tendo um derrame!
Se viraram para ele e viram que ele estava branco, suava a mais não poder. Pôxa, lá isso é hora de ter um derrame? E ficaram dando tratos à bola para decidir se pediriam ajuda aos militares ou se faziam uma retirada honrosa para Quaraí. Nisso, começaram a sentir um cheiro característico no ar, e se viraram zangados para o infeliz, que fez um gesto de "eu avisei".
- Estou dizendo, estou tendo um derrame intestinal!
Também tem a história do seu Pacheco, capataz de estância no distrito Guassu-Boi, no interior dos interiores do Alegrete. À noitinha, numa roda de mate no galpão com os patrões que vieram da cidade, seu Pacheco desandou a contar coisas que viu nesse mundo de Deus, coisas que as gentes da cidade nem imaginavam.
- Pôs estava eu tentando pegar uma traíra na sanga do fundo e dei sorte! Pesquei uma das graúda. Nisso, vi na boca do peixe que ela tinha... um dente de ouro!. Juro pela cruz do Cerro da Sepultura. E pediu pelo amor de Deus que não a matasse.
Seu Pacheco tinha picado fumo e estava enrolando um palheiro. Os patrões se entreolharam e resolveram deixar por isso mesmo. Vai que seu Pacheco seguisse a conversa e dissesse quem foi o exímio dentista que fez o serviço. O capataz não moveu um músculo da cara. Deu uma tragada e fez um anel de fumaça que subiu reto para o teto como se fosse uma assombração.
Também tem a história do fazendeiro das Cachoeira que se deparou com um lobisomem, com a lobismulher e sete lobizominhos, mas esta já é outra história.
Nos últimos 14 anos houve 347 choques de pássaros no aeroporto de Vitória (ES). Mas não contavam com a astúcia dos falcões, cuja simples presença os afugenta. Em quatro anos o número de casos caiu 64%. Enquanto isso, os aeroportos da Coreia do Sul colocam radares específicos para detectar pássaros.
O mercado imobiliário vive um momento ímpar. Muitos proprietários querem vender seus imóveis para aplicar no mercado financeiro - o CDB de 30 dias paga 10% ao ano. Há demanda para imóveis comerciais, mas na maioria das vezes o proprietário não quer baixar o aluguel. Então tem muitos espaços vagos, especialmente em algumas ruas do Centro Histórico.
A Sicredi Origens RS segue até o dia 14 de março com as inscrições abertas para o Fundo de Desenvolvimento Social 2025, programa que existe desde 2018 e através dele os associados destinam parte dos resultados da cooperativa para projetos sociais em diversas áreas.
Episódios de estiagem intercaladas com enchentes devastadoras são cada vez mais frequentes no Rio Grande do Sul, e não é de hoje. Se os climatologistas estiverem certos ao dizer que ondas de calor extremo e estiagem serão recorrentes, é de se perguntar como a agropecuária vai encarar seu futuro. E aí vem uma ironia trágica, temos água demais e de menos. Reservatórios, açudes espalhados por todo o Estado é um paliativo. Urge uma ação de guerra. Porque estamos vivendo uma.
O Sam's Club, clube de compras que faz parte do Grupo Carrefour Brasil, já contabiliza mais de 140 mil sócios no Rio Grande do Sul. São três unidades da bandeira no Estado: uma em Caxias do Sul e duas em Porto Alegre. A mais recente é a loja do Barra Shopping Sul, inaugurada em um modelo combo, junto com o hipermercado Carrefour.
Com a falência da Editora Três (IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e Motor Show), o paulatino fim das revistas impressas deixa órfãos os que apreciam este formato. Mas há uma luzinha no fim do túnel. Em março, chega nos formatos impresso e digital a revista americana Esquire, fundada em 1933. É destinada ao público masculino AA.
Acontece a partir da segunda-feira a Panvel Week, uma semana cheia de promoções especiais. Em todas as lojas da rede, são oferecidos descontos de até 60% em itens de saúde, beleza, higiene pessoal, medicamentos, entre outros.
Pressionadas pelos custos, as aéreas Azul e Gol decidiram ajustar o serviço de bordo, reduzindo a oferta gratuita de salgadinhos e bebidas durante seus voos.
Deixou de ser a pilcha há muito tempo. Hoje é chinelo de dedos ou havaianas, bermuda e camiseta regata. Os mais idosos e aposentados ainda botam meias brancas. E dizer que no passado o gaúcho caprichava nas roupas.