Porto Alegre, qui, 03/04/25

Anuncie no JC
Assine agora
Começo de Conversa
Fernando Albrecht

Fernando Albrecht

Publicada em 04 de Julho de 2024 às 19:06

A nova conquista da Santa Casa de Porto Alegre

Fernando Albrecht/Especial/JC
Compartilhe:
Fernando Albrecht
A Santa Casa de Porto Alegre conquistou a certificação de Centro Avançado de AVC pela World Stroke Organization (WSO), oficializada na última semana de junho. A distinção reconhece o compromisso da instituição em elevar os padrões de tratamento para pacientes que sofrem de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A imagem sisuda na entrada principal do complexo foi substituída por esse belo visual, que inclui uma cobertura transparente.
A Santa Casa de Porto Alegre conquistou a certificação de Centro Avançado de AVC pela World Stroke Organization (WSO), oficializada na última semana de junho. A distinção reconhece o compromisso da instituição em elevar os padrões de tratamento para pacientes que sofrem de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A imagem sisuda na entrada principal do complexo foi substituída por esse belo visual, que inclui uma cobertura transparente.
 

O cão terrorista

Mas que tal essa de um cachorro derrubar um helicóptero? No final dos anos 1980, o secretário da Saúde do Rio Grande do Sul, Sérgio Bechelli, e seu antecessor Germano Bonow, foram para a cidade de Tavares, no Litoral, para inaugurar um hospital a bordo de um helicóptero Esquilo do Departamento Aeroviário do Estado, com o piloto Wilde Pacheco. Ventava muito em toda a região, e a área de pouso inicial, uma cancha de basquete ao ar livre, foi abandonada.
Após um sobrevoo à procura de área ideal, Wilde achou um descampado ladeado por um barranco relativamente alto, que serviria como quebra-vento para a aeronave de asas rotativas. O vento continuava forte, e o pouso ainda seria delicado.
Tudo ia bem, mas não contavam com a astúcia de um cachorro de rua de maus bofes, cujo tamanho era igual ao seu mau humor, encarapitado no alto do barranco. Em dado momento, a vocação terrorista do cão falou mais alto, e ele se jogou direto contra o rotor de cauda. Esse rotor é fundamental em um helicóptero porque contrabalança o torque gerado pelas pás. Sem ele, giraria como uma piorra descontrolada.
Com o atentado, o helicóptero caiu de uma altura de quatro metros, causando estragos significativos mas felizmente apenas escoriações entre os tripulantes. Tanto Bechelli quanto Bonow estão aí para confirmar a história, sem dúvida um marco na aviação mundial. Afinal, até então não havia registros de um cachorro derrubar uma aeronave.
O cão? Avariado como o helicóptero que derrubou, teve ferimentos mas sobreviveu por alguns dias. O comandante Wilde Pacheco também teve sua história, que começou como delegado de Polícia na segunda metade dos anos 1960.
Tinha brigas frequentes com a reportagem policial daqueles tempos, mas essa já é outra história.

Cooperativismo

Circula encartado nesta edição o caderno especial Cooperativismo. É um documento que mostra a importância das cooperativas do Rio Grande do Sul para a economia gaúcha. Serão decisivas na retomada econômica do Estado.

SOS Agro

Milhares de produtores rurais e lideranças do agronegócio gaúcho lotaram o ginásio da Fenarroz, em Cachoeira do Sul, para protestar contra a demora do governo federal em anunciar medidas de socorro ao setor. A mobilização fez parte do movimento SOS Agro RS.

Sucesso absoluto

A página havia noticiado que haveria um almoço dos mercadeiros com dirigentes da área de mobilidade urbana que pleiteavam uma linha circular entre Canoas e o Mercado Público, já que o Trensurb não pode chegar ao Centro. Para alegria de todos e felicidade geral da nação porto-alegrense, vamos ter ônibus circular.

Giro alto

Revendas não tem queixas sobre vendas pós-enchente. O empresário Hugo Pinto Ribeiro, da Guaibacar (WV) e coligadas, teve crescimento excepcional, com 594 veículos novos vendidos, mantendo a liderança estadual na VW. Em maio, venderam apenas 88 veículos 0 km, faturando R$ 12 milhões entre peças e serviços. Explicação: demanda reprimida.

A cor do gato

Não importa a cor do gato desde que ele cace ratos. A frase do dirigente chinês Deng Xiaoping, que marcou o início das profundas mudança no país asiático, responde à pergunta se foi o diretor do Banco Central Gabriel Galípolo ou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quem operou a mudança vocal no presidente Lula (PT), para que ele parasse de falar coisas que afetam dólar e inflação.

Por falar nisso...

A boca sem auto censura é capaz de destruir o que o dono dela mais preza, a confiabilidade. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que o diga. Ultimamente ele está em boa companhia. São elefantes em uma loja de cristais.

O táxi vive

Quando o Uber deu o ar da sua graça, muita gente temia que o táxi tradicional fosse desaparecer. Não foi o que aconteceu. A comprovação está nos carros, com modelos novos ou com poucos anos de uso, mais caros do que os que costumávamos ver nas ruas de Porto Alegre, incluindo SUVs.

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários