Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Começo de Conversa
Fernando Albrecht

Fernando Albrecht

Publicada em 11 de Abril de 2024 às 19:39

Rua da Praia, domingo de manhã

.

.

Luiz Filipe Varella/divulgação/jc
Compartilhe:
Fernando Albrecht
Um solitário ambulante aguarda esperançoso que algum consumidor alegre seu domingo, uma tarefa difícil no Centro Histórico de Porto Alegre neste dia. Faz parte da exposição fotográfica "Uma Cidade e Três Olhares", dos fotógrafos Eduardo Scaravaglione, Gerson Turelly e Luiz Filipe Varella (foto). A mostra está no Centro Cultural do Shopping Total.
Um solitário ambulante aguarda esperançoso que algum consumidor alegre seu domingo, uma tarefa difícil no Centro Histórico de Porto Alegre neste dia. Faz parte da exposição fotográfica "Uma Cidade e Três Olhares", dos fotógrafos Eduardo Scaravaglione, Gerson Turelly e Luiz Filipe Varella (foto). A mostra está no Centro Cultural do Shopping Total.
 

O colarinho do chope

A alma da instituição bar-chope nas décadas de 1960 e 1970 era o garçom. Quando a casa tinha mais de um, esta alma se dividia como células ou colônias de bactérias. Quando era um só, e bom, então ela se materializava no cara de camisa branca e calça preta e bandeja de alumínio que já carregou um oceano de chopes. Os ruins eram como gárgulas nos prédios antigos, a vida toda fazendo cara feia. E era perene a discussão em torno do chope perfeito, considerando inclusive a espessura do colarinho. Naqueles tempos bíblicos, se fazia a prova dos nove do chope, o que me levou a criar o Princípio do Chope Gelado, que era assim: a temperatura do chope e o colarinho cremoso dependem da velocidade do garçom em levá-lo da chopeira para a mesa do cliente.
Poderia ter feito um parágrafo único, que seria assim "excetuando os dias de intenso movimento". Bares com mais de uma chopeira eram poucos, portanto, era um problema entregá-lo íntegro como Deus e a cervejaria o criaram. Basicamente era da Brahma. Uma diferença é que, ao contrário da cerveja, que é pasteurizada, o chope dura pouco tempo. Parece que hoje ele é longevo, me dizem, mas como não bebo mais há três décadas, não saberia dizer qual a química. Pasteurizar - de Pasteur - consiste em submeter o produto a temperaturas entre 60ºC e 90ºC durante alguns minutos várias vezes, intercalados com períodos de resfriamento. Por fim, o alimento é aquecido e, em sequência, refrigerado por 24 horas, para então ser aquecido de novo. A operação mata a bicharada toda.
Havia três pré-condições para o chope perfeito, o que era exigência dos apreciadores - e como os havia! O barril não podia ser velho, de dias anteriores, a serpentina tinha que ser rigorosamente lavada para eliminar impurezas e o ato de levá-lo ao copo de 300 ml exigia prática e habilidade. Prova dos nove: espetar um palito no colarinho e nesta posição deveria ficar um bom tempo.
Chope detesta gordura, que é assassina de colarinho. Batom o liquida também. Então o copo tem que ser muito bem lavado. O bar que ficava na sobreloja do Cinema Cacique, na Rua da Praia, criou um sistema que eliminava a gordura usando açúcar, mas essa já é outra história.

Trânsito carregado

A partir desta sexta-feira, até domingo, a etapa de Porto Alegre do STU, circuito brasileiro de skate, no trecho 3 da orla, alterará o trânsito da região - a avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) será completamente bloqueada das 20h desta sexta até a noite de domingo. Ainda tem o jogo do Internacional e Bahia no sábado, além de duas corridas de rua. Use a avenida Tronco para se dirigir ao Centro.

Ora bolas...

A CMPC iniciou uma campanha de doação de 450 bolas e 400 coletes de futebol para escolas e instituições de ensino do Estado. A ação social vai beneficiar mais de 7 mil estudantes de 68 escolas da rede pública, situadas em 35 municípios gaúchos nos quais a multinacional possui operações industriais, florestais e portuárias.

Devagar nas pedras...

...para não levantar poeira. Em mais um capítulo da elevação do ICMS, o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, encaminhou ao governador Eduardo Leite uma alternativa aos planos A e B, um "plano C". Petry está eivado de razão, porque no primeiro trimestre a arrecadação do ICMS superou a do ano passado, os números sugerem equílibro fiscal em 2024, no mínimo. Mas o projeto foi enviado (matéria nesta edição).

Efeito contrário

Quando era prefeito de Pelotas nos anos 1990, Bernardo de Souza colocou em ação um ovo de Colombo do então ISSQN, o de baixar a alíquota apostado em aumentar a receita. Fê-lo setorialmente, não sem antes combinar com os empresários que apostaria na queda da sonegação e no aumento da arrecadação. Foi o que aconteceu.

A águia e a galinha

No Tá na Mesa da Federasul de quarta-feira, sobre as eleições municipais, o consultor da Critério, Cleber Benvegnú, utilizou da analogia proposta pelo escritor Leonardo Boff, no livro "Águia e a Galinha" para diferenciar eleições gerais e a municipal. "A galinha olha pro seu bairro, já a águia, para os problemas do País", afirmou o consultor.

A saúde é que interessa

A licença do senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP) para tratar do pré-Mal de Parkinson, matéria do JC de quarta-feira, é um duro golpe para ele e seu partido, ainda mais dada a sua importância no Senado e como campeão de votos no Interior. Mas ele está certo. Saúde é que interessa, o resto não tem pressa.

Queremos árvores

A Associação Comunitária Imbé Braço Morto-ACIBM protocolou requerimento solicitando informações para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente sobre o projeto de replantio das árvores cortadas na margem do rio Tramandaí para dar lugar a postes, prometido e não cumprido pela prefeitura.

Feliz aniversário

São Sepé vai soprar as velinhas dos seus 148 anos. Parabéns à comunidade e ao prefeito João Luiz Vargas. No passado, Vargas adotou os bugios moradores das árvores de uma praça. Foi o ronco do bugio.

Mercado Público

O prefeito Sebastião Melo almoça nesta sexta-feira com o presidente da Caixa, Carlos Vieira, na Parrilla Rincon 74, nos altos do Mercado Público, uma nova operação que vai de vento em popa. Mas não há espaço para papagaio de pirata, são 30 vagas por adesão, cada um paga o seu.

Correção

Na nota sobre o voto monocrático no STF, o correto é "operadores do Direito" e não como saiu.

Notícias relacionadas