Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Começo de Conversa
Fernando Albrecht

Fernando Albrecht

Publicada em 27 de Março de 2024 às 21:37

O feriadão de Páscoa em Gramado

18_03_2024_Pascoa em Gramado2024_Decoracao da Cidade. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

18_03_2024_Pascoa em Gramado2024_Decoracao da Cidade. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

/CLEITON THIELE/divulgação/jc
Compartilhe:
Fernando Albrecht
O feriadão será repleto de atrações lúdicas e religiosas na 9ª Páscoa de Gramado. Além da bela decoração pelas ruas (foto) e das fábricas de chocolate, os visitantes irão encontrar atrativos na Vila de Páscoa. Nesta Sexta-feira Santa, o grande destaque será a Procissão dos Passos, que ocorre a partir das 20h, na avenida Borges de Medeiros.
O feriadão será repleto de atrações lúdicas e religiosas na 9ª Páscoa de Gramado. Além da bela decoração pelas ruas (foto) e das fábricas de chocolate, os visitantes irão encontrar atrativos na Vila de Páscoa. Nesta Sexta-feira Santa, o grande destaque será a Procissão dos Passos, que ocorre a partir das 20h, na avenida Borges de Medeiros.
 

Em busca do croquete perfeito

Até hoje procuro o Santo Graal dos croquetes e dos pastéis. Em princípio, o bom é uma rodoviária do Interior. Já o croquete se divide em dois subtipos: o puro por origem (PPO), feito com carne moída bem fininha. Um bom exemplo era o da Caverna do Ratão, na Protásio Alves esquina com a Eça de Queiroz, em Porto Alegre. Este sim era perfeito. Podia-se levá-lo para casa já frito ou cru, pois não carregava herança de carnes passadas. O segundo é o croquete Lavoisier, aquele em que nada se perde e tudo se transforma (CL). O gosto depende da matéria que já foi prima, mas não é mais. Pode ser bom ou uma droga. É a Loteria do Croquete.
O causo que se segue quem despejou nos ouvidos do jornalista Paulo Burd foi Jorge Carlos Magalhães, o Magu. Uma turma de jornalistas costumava se reunir num boteco no Centro de Porto Alegre para beber e, como tira-gosto, um croquete com um tempero incrível. Um toque perfeito de sal.
A turma sempre perguntava pro bodegueiro qual o tempero, queriam cumprimentar a cozinheira. O bodegueiro desconversava, dizia que o segredo era a alma do negócio e não deixava ninguém entrar na cozinha.
Até que num dia alguém do grupo fez uma sórdida manobra para desviar a atenção do dono do botequim e invadiu a cozinha para descobrir o segredo do tempero do croquete. Fazia um calor dos demônios. E, numa imensa frigideira, estavam os croquetes. À frente, um negro enorme, suando às bicas, e com um braço só. Com a mão restante tirava um punhado de carne de uma bacia, enrolava na pança suada e atirava no óleo fervente. Era o segredo do sal perfeito.
Os chineses têm um ditado: "se gostas de comida chinesa, não visites a cozinha".
Hoje o papo é outro, a higiene cria e tira fregueses.
(*) Sexta é feriado

As histórias da Dona Nilva

A série Histórias Inspiradoras da CIC Caxias terá como palestrante Dona Nilva Randon, 90 anos, que vai contar sua trajetória, que mescla a formação de sua família com os 75 anos de atuação de uma das principais empresas com alcance global do País, a Randoncorp.

Dada a largada

A eleição para a nova diretoria da Fiergs, no dia 21 de maio, terá duas chapas concorrentes. A Chapa 1 é liderada pelo atual vice-presidente da Federação, Claudio Bier, e a Chapa 2 é encabeçada pelo vice-presidente do Centro das Indústrias, Thomaz Nunnenkamp. Cada sindicato industrial tem um voto. O atual presidente, Gilberto Porcello Petry, está na chapa de Cláudio como candidato a Delegado Representante (leia mais na página 11).

Nativismo de raiz

Santa Vitória do Palmar sedia um dos mais importantes festivais nativistas do País neste feriado de Páscoa. A programação da 17ª Jerra da Canção Nativa começa nesta quinta e segue até domingo. O encerramento ficará a cargo do Gaúcho da Fronteira.

Um desastre histórico

Quando acontece um desastre de avião as investigações apontam sempre que não há uma só causa, mas uma sucessão de eventos. O Haiti é um desastre com uma sucessão de eventos ao longo da sua história. Nunca teve paz, sempre foi pobre - para não dizer paupérrimo -, situação agravada por governantes com um tiquinho maior de QI voltado para o mal, o roubo, a exploração e a crueldade.

Atuação decisiva

Após ação da OAB-RS e do Conselho Federal da Ordem, a Câmara dos Deputados retirou da pauta projeto que poderia extinguir o sistema de processos eletrônicos do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Foi decisiva a atuação do presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia.

O governador e o Papa

O governador Eduardo Leite (PSDB) terá um encontro com o Papa Francisco em abril. A agenda está no roteiro da missão do governo gaúcho à Itália e à Alemanha. A comitiva viaja no dia 12 e terá compromissos em feiras e reuniões com empresas, além de atividades relacionadas aos 150 e 200 anos de imigração italiana e alemã no RS.

Inteligência Artificial

A TV francesa canal 5 Le Monde coloca os apresentadores dos telejornais como se estivessem caminhando no teatro de uma guerra ou desastre natural, cortesia da IA. A sensação do telespectador é que a qualquer momento vão ser mortos por um míssil ou tiro.
 

Notícias relacionadas