Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Começo de Conversa
Fernando Albrecht

Fernando Albrecht

Publicada em 11 de Fevereiro de 2024 às 16:30

Esquentando tamborins em Porto Alegre

TÂNIA MEINERZ/JC

TÂNIA MEINERZ/JC

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
JC
JC
Guilherme Kolling, interino*
Guilherme Kolling, interino*
O desfile das escolas de samba em Porto Alegre acontece somente daqui a 10 dias, na sexta-feira e no sábado 23 e 24 de fevereiro. Enquanto isso, já estão esquentando os tamborins no Porto Seco. Melhor dito, os preparativos estão a pleno no sambódromo da Capital, com preparação de estruturas como as arquibancadas e a pista que receberá as agremiações. O sol estava forte na sexta-feira, temperatura acima de 30 graus, mas dezenas de trabalhadores se esforçavam para deixar tudo bem organizado no Porto Seco. No circuito dos blocos de rua, na área central, o Carnaval segue até março.
 

Por falar em Carnaval de rua...

TÂNIA MEINERZ/JC
Os desfiles de blocos estão concentrados na orla do Guaíba. Mas nesta terça-feira, o bairro Cidade Baixa também terá desfile de um bloco. Trata-se do Deixa Falar, que vai apostar em marchinhas clássicas de Carnaval, o que seria elogiado pelo titular da coluna, Fernando Albrecht. A concentração acontece às 16h na Praça Garibaldi. O bloco não realizava saídas desde 2020, em função da pandemia.
 

Movimento gradual...

Ao longo dos últimos anos, a percepção é que o movimento em Porto Alegre está maior nos meses de janeiro e fevereiro. Antes, a cidade ficava mais deserta nessa época do ano. No Carnaval, também há, de certa forma, esse fenômeno.

Bailes de Carnaval

Além de pessoas que não podem viajar ou optam por ficar na cidade para evitar o movimento nas estradas entre outras razões, a Capital também está gradativamente recuperando algumas atrações. Passa pelos blocos de rua, bailes de Carnaval em casas noturnas e clubes, além de mais operações abertas, como bares e restaurantes.

Férias coletivas

Muitas empresas e prestadores de serviço aproveitam essa época para dar férias coletivas, que se estendem até a semana posterior ao Carnaval. Ainda assim, aparentemente há mais movimento.

Assunto sério

O calor dos últimos dias em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul deixou de ser um evento isolado. Altas temperaturas que afetam o ânimo, o humor, a disposição e a saúde das pessoas passaram a ser recorrentes. Discutir soluções e formas para amenizar os efeitos do clima - com temperaturas perto dos 40 graus - na vida das pessoas é assunto sério. Inclusive para ser incluído em políticas públicas.

Debate público

É um debate que deve envolver a todos, sociedade e governos. Evidentemente, há muitas demandas e carências a serem vencidas para pessoas mais vulneráveis - alimentação, moradia, saneamento. E quem tem acesso a ar-condicionado no trabalho ou em casa, consegue amenizar a situação. Mas e quem não tem? É assunto que vai da saúde pública a estratégias para a crise climática. Tema que deveria ser debatido também nas eleições municipais deste ano.

Feriado bancário

Embora se discuta se segunda-feira de Carnaval é ou não feriado, o fechamento dos bancos e a interrupção de outras atividades como a Bolsa de Valores afeta a rotina. Em Porto Alegre, a vida para mais na segunda e terça de Carnaval do que em outras datas com feriado.

Miúdas

JORNALISTA Maria Amélia Vargas, do JC, é finalista do Prêmio FNP de Jornalismo.
PREMIAÇÃO é promovida pela Frente Nacional dos Prefeitos.
VENCEDORES serão conhecidos no dia 26 de fevereiro, em evento no Rio de Janeiro.
DEPOIS de alguns dias de descanso, o titular da coluna, Fernando Albrecht, retorna e escreve a página que sai nesta Quarta-Feira de Cinzas.
 

Notícias relacionadas