Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.
Começo de Conversa
Fernando Albrecht

Fernando Albrecht

Publicada em 28 de Novembro de 2023 às 23:41

Para não dizer...

Fernando Albrecht/especial/jc
Compartilhe:
...que não falei em flores, pelo menos elas continuam alegrando nossos olhos. A primavera chuvosa as castigou, mas assim que tiveram uma chance elas voltaram a viver colorido. Visíveis em grande parte das calçadas da Capital.
...que não falei em flores, pelo menos elas continuam alegrando nossos olhos. A primavera chuvosa as castigou, mas assim que tiveram uma chance elas voltaram a viver colorido. Visíveis em grande parte das calçadas da Capital.
 

A volta por baixo

Colocar políticos em estatais como é o desejo do governo Lula é um retrocesso medonho. O exemplo dos Correios é clássico. Foi considerado como um dos três melhores do mundo até que no governos petistas colocaram diretores do MDB mineiro. Nós sabemos no que deu. Virou um dos piores do mundo, se não o pior. A mediocridade aterrissou no Brasil e fez um arranha-céu.

Pior que é

Certa vez o ex-ministro Delfim Netto disse que "o governo não pode ver nada funcionando que põe um encosto". Se ele dissesse isso em um comício para o povão, ouviria de volta uma das frases mais precisas e sintéticas que este mesmo povão criou para chancelar afirmativas como esta: "Pior que é!"

E a vista?

Posto em sossego no Café do Mercado, um casal idoso me pergunta se tem como ver o Guaíba. Boa pergunta. Uma sugestão é subir em um prédio vizinho como a Loja Lebes, que possui um terraço, ou na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Vis-a-vis no terminal do catamarã do seu Hugo Fleck.

Cultural burocrático

Agora inventaram que o prédio da antiga Smov na Ipiranga com Borges tem interesse cultural, para evitar que vá a leilão. Que interesse é esse para um prédio burocrático e desprovido de beleza, que ficou dezenas de anos sem ao menos ter habite-se?

Futebol alemão

Quando se vê o compacto do programa KickOff! do canal Deutsche Welle (canal 180 na Sky) do campeonato alemão, nas segundas às 20h30min (aqui), se entra em depressão ao lembrar do jogo da nossa pobre seleção brasileira.

A equação do cocho

Das 19 indústrias que tiram etanol de milho, 12 estão no Mato Grosso. Uma vez retirado o etanol, sobra um farelo com 32% de proteína, então usado para alimentar gado no cocho. Eles alternam cocho com gado a campo para dar mais sabor. Claro que a carne gaúcha tem mais sabor - mas tem menor produtividade. A informação é de Antônio Sartori, da Brasoja.

Bomboniére fiscal

Entre as artimanhas legais para escapar dos impostos, o site Poder 360 menciona o Sonho de Valsa, que deixou de ser bombom e virou wafer para zerar o IPI. Da minha parte, lembro que em 1978 era proibido usar o termo "salsichão", deveria estar escrito "linguiça camponesa" na embalagem. Foi o contrário, era para pagar IPI.
Lembro bem do episódio porque fui ator de comercial do Frigorífico Costi de Caxias do Sul, cujo carro chefe era o salsi... linguiça camponesa. Improvisei esse mote na minha fala.

Aquele abraço

A Arambaré, que inicialmente chamava-se "Barra do Velhaco", por estar situada na foz do arroio de mesmo nome. O prefeito é Jardel Magalhães Cardoso. Às margens da Lagoa dos Patos, é uma praia encantadora. No século XVIII moravam índios que se enfeitavam com penas das aves que criavam, e por isso, foram chamados de Patos.

Guerra

Seria engraçado se não fosse triste. A guerra mais interminável é a do governo com os contribuintes. O governo quer aumentar os impostos e a sociedade quer baixá-los. No fim, Brasília sempre vence.
 

Miúdas

INDICAÇÃO para cargos das altas cortes se tornou uma vasta ação entre amigos.
VAI ser um Natal amargo para as siderúrgicas brasileiras. Cortes na produção e dispensa de pessoal.
SURGIU nas redes sociais uma lista de boicotes para quem boicota o politicamente incorreto.
BOCA muito entaipada é o Rio de Janeiro, com crime organizado de um lado e milícias de outro.
SE não fosse a chuva a lavar as calçadas o mau cheiro seria indescritível.

Notícias relacionadas