Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 06 de Junho de 2023 às 21:35

Os históricos casarões a perigo em Porto Alegre

Casarão da Duque de Caxias

Casarão da Duque de Caxias


Fábio Pilger/arquivo poessoal/divulgação/jc
Os históricos casarões de Porto Alegre ficaram no passado. Com dificuldades para manter os imóveis, proprietários se desfizeram das relíquias devido ao custo do IPTU, além da burocracia dos órgãos do patrimônio histórico na hora de reformar. Alguns resistem, como este localizado na rua Duque de Caxias, no Centro Histórico da capital gaúcha.
Os históricos casarões de Porto Alegre ficaram no passado. Com dificuldades para manter os imóveis, proprietários se desfizeram das relíquias devido ao custo do IPTU, além da burocracia dos órgãos do patrimônio histórico na hora de reformar. Alguns resistem, como este localizado na rua Duque de Caxias, no Centro Histórico da capital gaúcha.
 

Estado de ausência

Não que seja novidade, mas dois dias antes de um feriado-feriadão, a Capital entra em estado de sonolência e ausência. Quem pode, pode, quem não pode se sacode.

Firme nos 128

A Foernges, com 128 anos de estrada, a mais antiga óptica do Brasil, é a mais nova patrocinadora da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), grupo do qual o Jornal do Comércio também faz parte.

Breve aqui

À luz da nova composição do TSE, o ministro Alexandre Moraes retoma um processo contra Jair Bolsonaro (PL). As chances do ex-presidente da República em não se tornar inelegível são as mesmas de ganhar a Mega Sena sem apostar.

Pesquisa 42+

A Associação Riograndense de Propaganda acaba de lançar a pesquisa "Fala, 42+", que irá mapear questões etárias no mercado publicitário do Rio Grande do Sul.
 

Os avaliadores

Perguntem aos taxistas e motoristas de aplicativos o que a maioria deles acha do presidente Lula (PT).

Abraçando a loira

O deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP) abraçou a causa das microcervejarias gaúchas, cuja principal reivindicação é ampliar a faixa de benefícios fiscais de 3 milhões para 5 milhões de litros/ano. O parlamentar diz ter recebido resposta positiva da Receita Estadual.

Casamento de cobra

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), assinou a Medida Provisória que cria o programa Desenrola de renegociação de dívidas. Poderia criar um Desenrola para consumo próprio. Por enquanto, o governo está mais enrolado que casório de cobra.

O BRDE dá um filme

Com a participação espontânea de seus colaboradores, o BRDE lançou seu filme institucional Banco Verde, o Banco da Sustentabilidade. O vídeo está disponível no canal oficial do BRDE no YouTube.

De volta ao ninho

Sobre as queixas dos usuários de ônibus de Porto Alegre quanto à pontualidade da Via Leste, a Carris informa que as linhas T-10 e T-13 retornam para operação da Carris a partir do dia 20 de junho, e as linhas T-5 e T-11 retornam no dia 3 de julho.

É tudo com ela

A Unimed Porto Alegre será responsável por garantir serviços de emergência e primeiros socorros a procuradores municipais de todo o Brasil que estarão em Porto Alegre em novembro para o Congresso Nacional de Procuradoras e Procuradores Municipais.

O peso que atrapalha

Há um movimento contra a pretendida pesagem de passageiros nos aeroportos. Cabe lembrar que o peso total do avião é crucial para os pilotos calcularem a distância e a velocidade da decolagem. Além do mais, as pessoas estão pesando cada vez mais, para não usar a expressão sobrepeso.

Cruzeiro novo

O tradicional Cruzeiro está buscando patrocinadores para bancar a divisão de acesso dos clubes de futebol. Tarefa espinhosa essa. Precisa entrar na fila e rezar.

Aquele abraço

Para a população de Garruchos, vizinha de São Borja, aos leitores, prefeito Roland Schatz e secretários. O nome pode parecer belicoso, mas é gente da paz e ordeira, mas não me pisem no pala!