Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 23 de Maio de 2023 às 21:44

Novidades do Mercado Público


Fernando Albrecht
As atrações do Mercado Público de Porto Alegre minguaram nos últimos anos. Então, quando surge uma nova, ela deve ser saudada. No lugar de um apático bar surgiu essa casa de carnes especiais. Boa notícia, mas há o porém de sempre, e ele não é bom.
As atrações do Mercado Público de Porto Alegre minguaram nos últimos anos. Então, quando surge uma nova, ela deve ser saudada. No lugar de um apático bar surgiu essa casa de carnes especiais. Boa notícia, mas há o porém de sempre, e ele não é bom.
 

Justo ou injusto?

A CPMF é um dos impostos mais justos, garantiu o ministro da Previdência, Carlos Lupi, em entrevista à Rádio Gaúcha. Alto lá, doutor Lupi. Todo e qualquer imposto sem a devida contrapartida é injusto. Sem falar que seria mais para botar no lombo do burro chamado contribuinte.

A volta do traquinas

Há 40 anos o Rio Grande do Sul sofreu uma enchente devastadora, que quase o isolou do resto do Brasil. Pela primeira vez a imprensa ouviu falar de El Niño, o guri malvado que promete fazer das suas a partir de julho. Todo o quadro anterior de erro seco pós-estiagem repetiu o que vivemos hoje.

Vítimas do comunismo

O deputado Capitão Martim (Republicanos) deu parecer favorável na CCJ ao projeto do deputado Professor Cláudio Branchieri (Podemos) que propõe a criação do Dia Estadual em Memória das Vítimas do Comunismo. Martins justifica afirmando que o comunismo é responsável por mais mortes do que qualquer outra ideologia.

Sextou na treta

Pesquisa da Preply descobriu que, para 74% dos brasileiros, "sextou" é a sua gíria favorita, sendo que a lista é seguida por "treta", "zueira" e "trocar ideia". O estudo também revela que o TikTok e o Instagram são as redes sociais onde as gírias são mais populares. Milagre que não tenha aparecido "empoderamento".

O rei dos lanches

Dia 28, domingo, comemora-se o Dia Mundial do Hambúrguer, mais uma data que serve para incrementar a venda desse lanche. O burguer gaúcho nasceu das cinzas do bauru, hoje pouco solicitado, salvo pelos saudosistas.

Jeitão Lebes

Otelmo Drebes, presidente do Grupo Lebes, será um dos painelistas da Feira Brasileira do Varejo (FBV), amanhã, no Centro de Eventos da Fiergs. Vai dividir vivências e contar o jeito Lebes de fazer varejo.

Sem novidades no centro

O Mercado de tanto glórias se ressente da situação geral do Centro Histórico. A classe média opta por delicatessen nos bairros, sem falar que por si só as opções gastronômicas são limitadas. Houve um processo de esvaziamento geral.

Apolinário Porto Alegre

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (rua Riachuelo, 1.317) realiza hoje, às 17h, o evento Tributo a Apolinário Porto Alegre. Palestras do historiador Moacyr Flores, da jornalista Naira Hofmeister e do professor Rafael Bán Jacobsen. Aberto ao público. Vale conhecer um pouco mais da vida de Apolinário.

Navegar é preciso

O encontro dos municípios hidroviários para encontrar formas de impulsionar a navegação fluvial lembra o tempo das gasolinas, barcos que levavam passageiros e carga. Vale lembrar que a primeira eclusa da América Latina teve sua construção iniciada em 1897 no Rio Caí, perto de São Sebastião do Caí. Tornou navegável o trecho pedregoso do rio.

Verdade nua e crua

O tema do MenuPOA da Associação Comercial de ontem foi o turismo em Porto Alegre. Quando a entrada da cidade não mais mostrar o quadro deprimente, quando o Cais Mauá sair do papel, quando o Centro estiver livre dos camelôs, quando barcos fizeram linhas turísticas pelos afluentes do Guaíba, bom, aí poderemos começar a falar em atrações turísticas.

Outdoor aquático

A propósito das críticas do velejador Amyr Klink sobre a orla do Guaíba sem marinas públicas, o colunista bate nessa tecla há mais de 40 anos. Velejar ensina a lidar rápido com emergências. A ideia é uma marina pública com classe Optimist, modelo de entrada para jovens carentes patrocinados por empresas que poderiam usar a vela como propaganda.

Comédia de erros

O presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, não pode assumir o comando da Apex Brasil por não falar inglês fluentemente, qualidade imprescindível para o cargo que lida com exportações. Em todo o caso, no South Summit ele aprende a falar o inglês comercial em tempo recorde.

Aquele abraço

Para leitores, munícipes e prefeito Jerri Adriani Meneghetti de Dois Irmãos, que tem retrato falado impossível de desconhecer: os dois morros. Terra do café colonial e da comida alemã.