Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 29 de Novembro de 2022 às 23:45

Uma questão de cordialidade


Fernando Albrecht/especial/jc
Às vezes achamos que a cordialidade abandonou este País, mas nem tanto assim. Caso da atendente do Armazém 43, na rua 24 de Outubro, que adiciona à comanda uma singela mensagem que tem o dom de fazer sorrisos se abrirem. Não custa nada, mas o retorno é grande. Simpatia atrai simpatia.
Às vezes achamos que a cordialidade abandonou este País, mas nem tanto assim. Caso da atendente do Armazém 43, na rua 24 de Outubro, que adiciona à comanda uma singela mensagem que tem o dom de fazer sorrisos se abrirem. Não custa nada, mas o retorno é grande. Simpatia atrai simpatia.
 
 

Daí que...

...falam em substituição de pilotos no cockpit por pilotos em terra, como o Exército norte-americano já faz com seus drones. Se formos por esse caminho, quem impedirá que hackers sequestrarem um voo comercial sem que se saiba quem o perpetrou? Tudo indica que estamos em uma rota perigosa de automação à distância.

O teto caiu...

Como previsto, o rombo da PEC da Transição que envolve o Auxílio Brasil enviado para o Congresso significa praticamente R$ 200 milhões de destelhamento do teto fiscal, embora o a equipe de transição insista que não é rombo. Então, criaram a figura de palavras untuosas que na prática significam a mesma coisa.

...mas o bode subiu

É provável que no Senado haja cortes e adereços outros no texto da PEC, mas é bom levar em conta que os macacos velhos da equipe de Lula conhecem bem a manha no bode na sala, hoje inspirado no Black Friday: a metade do dobro.
 

Direto ao ponto

Em muitos casos não é o rendimento mensal que atrai os candidatos aos escalões inferiores do governo. Quase sempre é bem abaixo do que paga a iniciativa privada. Mas o que as empresas privadas não oferecem é o "ponto".

III Guerra Mundial

Ataques informáticos têm sido uma constante no mundo inteiro. Sem falar nos casos brasileiros, a TAP, o Parlamento Europeu, o grupo francês Conforama, a seguradora australiana Medibank, as Forças Armadas portuguesas foram alguns dos mais recentes. Não há limite para eles.

Anuário de Investimentos do RS

Circula nesta edição o caderno especial Anuário de Investimentos do Rio Grande do Sul 2022. É um verdadeiro raio-X da economia do Rio Grande do Sul, quase 300 grandes investimentos em solo gaúcho. Leitura obrigatória.
 

Os aldeões estão inquietos

Crescem as chances de Fernando Haddad (PT) ser o titular do Ministério da Fazenda, o que faz o mercado ter urticária. Em todas as eleições, Haddad sempre foi definido como o "poste" de Lula, no sentido de que o prestígio de Lula é tão grande que elege até poste. A se confirmar, será a primeira vez que um poste pode ser ministro.

O ponto do conto

O ministério de Lula pode ser o segundo maior da América Latina. A Venezuela, a campeã, tem 33. É assim em todo governo que começa. Como diz o ditado, quem conta um conto aumenta um ponto.

Falhou

De um modo geral, as vendas do Black Friday não chegaram nem perto de 2021, com queda de 30%. Um fator poderoso juntou-se a outro, o jogo do Brasil e a falta de grana. Quanto mais não seja porque a maioria dos assalariados só recebe depois do dia 30, com ápice no dia 5.

Última edição

A Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) realiza a última edição de 2022 do seu tradicional Feirão nesta sexta-feira e sábado. Esse é um importante evento, porque em janeiro e fevereiro há baixa nas doações recebidas pela casa.

Prezado ouvinte

Na próxima terça-feira, dia 6, o Parlamento gaúcho realiza Grande Expediente para marcar os 60 anos da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). A proposição é do deputado Eduardo Loureiro (PDT).

O custo fastfood

É chover no molhado, mas é cada vez mais comum ver adolescentes e jovens obesas. Não é sobrepeso, é obesidade mesmo. É só observar ruas ou locais de grande fluxo de pessoas, como a Rua da Praia.

Te mete!

Bagé conta com um dos melhores serviços do Brasil quando se fala em leitura de hidrômetros. Há quatro anos o nível de eficiência é superior a 99%, resultado do trabalho feito pela equipe do Grupo Atlantis para a prefeitura da cidade.