Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 03 de Outubro de 2022 às 21:16

Parabéns para você, Mercado Público


Fernando Albrecht/especial/jc
Ontem foram comemorados os 153 anos do Mercado Público de Porto Alegre e o Dia do Mercadeiro, efeméride celebrada com a Banda Municipal (97 anos) e culto da matriz africana no local onde está enterrado o Bará, protetor do Mercado. A banda executou primeiro o Hino de Porto Alegre, afinada como ela só.
Ontem foram comemorados os 153 anos do Mercado Público de Porto Alegre e o Dia do Mercadeiro, efeméride celebrada com a Banda Municipal (97 anos) e culto da matriz africana no local onde está enterrado o Bará, protetor do Mercado. A banda executou primeiro o Hino de Porto Alegre, afinada como ela só.
 

Explicação furada

Os dois maiores institutos de pesquisa estão dando explicações pelo monumental erro na eleição nacional. Explicação se dá para delegado de Polícia e porteiro de boate. O curioso é que só acertaram o percentual de Lula. Vieram com a balaca do "voto envergonhado".

A exceção

O PoderData, empresa do Grupo de Comunicação Poder360, foi o único ou um dos únicos a chamar atenção para a tendência de alta de Bolsonaro uma semana antes da eleição.

Por sinal...

...a votação de Lula foi a prognosticada pelos institutos, mas a de Bolsonaro não. Dava a ideia de que o percentual do capitão tinha acampado no camping.

Deu no Fantástico

Domingo à noite, durante a apuração, William Bonner ficou de pé alternando uma perna com outra, o que é ruim na TV. A voz saía abafada, como se o bigoge e a barba fossem surdinas. Volta e meia interrompia a parceira na apuração e se atravessava no samba. Sobreveio uma parte surreal.
- Qual é o próximo estado?
- Não sei, escolhe você - disse a co-apresentadora.

Mal na parada

O MDB é um partido engraçado. Parte dele votou em Lula, parte em Bolsonaro. A candidata do partido ao Planalto, Simone Tebet, ficou com a resteva da lavoura, menos de 5% dos votos válidos.

Votação pela rejeição

O escritor Daniel Schnaider, autor do livro "Pense com calma, aja rápido", criticou o modelo brasileiro de debates. "Cada vez mais escolhem seus candidatos com base na votação e não em convicção e nem no que é melhor à população. É o interesse puro pelo poder." Isso posto, fez uma sugestão: incluir na tela a rejeição dos ponteiros. Se assim fosse, nem Lula nem Bolsonaro se elegeriam.

Dupla vantagem

Lula teve outra vitória além de ter ficado à frente de Bolsonaro. Recebeu habeas corpus preventivo da maior parte da mídia, enquanto Bolsonaro foi massacrado e virou saco de pancadas, quadro que deve permanecer no segundo turno.

Meu tio

Já estão especulando nos mundos paralelos qual seria o resultado da eleição para governador do Rio Grande do Sul se o MDB concorresse em faixa própria, como fez nas 10 eleições anteriores desde a redemocratização. Inutilidades do se. Se minha tia fosse meu tio, seria barba.

O crepúsculo dos deuses

Quem te viu quem te vê PTB e PDT. O primeiro emagreceu a tal ponto que ficaram apenas leves vestígios do passado em que seu apoio era disputado a tapa. No Rio Grande do Sul, não obteve vaga na Câmara e só elegeu um deputado estadual. Já o PDT de Vieira da Cunha fez menos votos do que Roberto Argenta (PSC) ao Piratini. Ciro Gomes (PDT) também não empolgou e, francamente, qual a sua ligação com o trabalhismo de Leonel Brizola? Aliás, o trabalhismo já tinha sido atropelado pelo petismo desde os anos 1990.

Senar na Fenatrigo

A equipe do Senar-RS marca presença na Fenatrigo 2022, em Cruz Alta, de 5 a 9 de outubro, com um estande focado na difusão de conhecimento. No espaço, os técnicos vão demonstrar técnicas de aplicação de defensivos agrícolas, entre outras ações.

Inimigo meu

Os partidos aliados a Jair Bolsonaro (PL) elegeram um número bem maior de deputados federais. Resumo da ópera: se Lula (PT) for eleito presidente, sua vida não será nada fácil na Câmara dos Deputados.

Miúdas

PELO visto, o candidato a presidente Padre Kelmon (PTB) só teve votos dos seus coroinhas.
BOLSA subiu 4% e dólar caiu 3,3% com a margem apertada de Lula no primeiro turno.
IMAGENS de Lula e auxiliares colhidas após o resultado não mostraram sorrisos.
ALGUNS comunicadores gaúchos que concorreram ou tentaram reeleição se estreparam.
PASSOU despercebido que a Zona do Euro atingiu inflação de 10% pela primeira vez na história.