Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 06 de Julho de 2022 às 22:43

A mais cruel das doenças


Brunno Rangel/divulgação/jc
A Confederação de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) lança campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce a partir da percepção dos principais sinais e sintomas. Esta doença é a maior causadora de óbitos entre jovens de zero a 19 anos no Brasil.
A Confederação de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) lança campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce a partir da percepção dos principais sinais e sintomas. Esta doença é a maior causadora de óbitos entre jovens de zero a 19 anos no Brasil.
 

Slogans de campanha

Sequência da nota de ontem sobe slogans em eleições. No Rio de Janeiro, um candidato prometia: O que os outros não fizeram, Benjamin Farah; em Santa Catarina, Celso Ramos se elegeu governador, advertindo: Não troque o Celso pelo duvidoso. Por aqui, uma pérola na disputa à Câmara de Vereadores: Não vá a pé, vá de Tacques. Maravilha. Colaboração do leitor Waldyr Borges Junior.

Efeito caravana

Grupos poderosos como o Citigroup estimam que até o final do ano o barril de petróleo estará a US$ 65,00. De outra parte, o crescimento do PIB brasileiro que era estimado em 1,66% para 2022 agora é de 2,2%. Pouco, dirão as cassandras do quanto pior melhor. Como diz o provérbio árabe, os cães ladram e a caravana passa.

Esse foi o cara

Ao assumir a presidência dos Estados Unidos em 1923, Calvin Coolidge ficou famoso por sua promessa (cumprida) de campanha: "é preciso que o povo trabalhe menos para o governo e mais para si próprio".

Baixinho não entra

No Tá na Mesa da Federasul de ontem, o tema foi o combate aos privilégios, com a deputada estadual Any Ortiz (Cidadania) e o jornalista e empresário Cleber Benvegnú. Antes mesmo da palestra, em bate-papo informal surgiu um. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa é composta por indicações dos partidos grandes, os com maior bancada. Pequenos não entram. Maravilha de privilégio.

Enganadores e enganados

Muita gente cai na esparrela do parlamentar "autor de projeto de lei", na maioria das vezes demagógico ou que não tem base legal, e que obrigatoriamente serão vetados por inconstitucionais ou vício de origem. Não passam na Comissão de Constituição e Justiça, mas o parlamentar entra com ele, mesmo sabendo dessa condição. Depois diz que apresentou x projetos ao longo de seu mandato.

Produção pífia

Existe um tipo de ação parlamentar que engana até a própria mídia, a de confundir produção parlamentar com número de projetos de lei apresentados e aprovados. Parlamentar bom é aquele que, exceções à parte, elimina diplomas legais sem eira nem beira, ora bolas.

Nova rodada

Segundo pesquisa do PoderData, Lula tem hoje 44% das intenções de voto dos pesquisados e Bolsonaro tem 36%. A diferença é que no segundo turno a diferença é de 12 pontos - há 15 dias era de 17.

O fato

Em reunião com Lula, o presidente da Fiesp, Josué Gomes, reivindicou mais dinheiro dos bancos públicos para a indústria, em particular do BNDES.

A explicação

Se o pleito é justo, também é verdade que, para ter dinheiro a juros baixos como estes são, o empresariado está com saudades do ex-presidente.

A síntese

Como a farra fiscal feita pelo segundo governo Lula (2007-2010) e o mandato e meio de Dilma Rousseff (PT, 2011-2016), às favas o equilíbrio fiscal.

O lado escuro da força

Olado aterrador das fake news é que elas contam a História como ela não é. E são tantas que no futuro elas é que serão consideradas como reais, e não o contrário.

Miúdas

SERVIÇOS de telemarketing voltaram a milhão, sem mesmo botar o 03 obrigatório por lei no número de telefone.
VENDAS de eletroeletrônicos e brinquedos nas ruas do Centro Histórico caíram brutalmente.
BATIDA da prefeitura em atacados é a explicação. Tudo friagem e contrabando - e perigo para crianças.
FREQUÊNCIA nas igrejas e bençãos das religiões afro é diretamente proporcional à pindaíba.
INFLAÇÃO média dos países da OCDE é de 9,6%, a maior desde 1988.
EX-JOGADOR Walter Casagrande, o Casão, 59 anos, deixou a Globo depois de 25 anos.
ELIZABETH Corbetta assume como diretora do Museu Joaquim Felizardo hoje, às 17h.