Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 04 de Julho de 2022 às 22:33

O Mustang de Busato


Pablo Reis/divulgação/JC
O presidente do União Brasil no Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato, preparou uma surpresa para o presidenciável Luciano Bivar e o ex-ministro Sergio Moro, ambos também filiados ao União Brasil. Foi buscar os líderes nacionais do partido no hotel com seu Mustang 1965. Do bairro Moinhos de Vento ao Centro de Porto Alegre, o trio foi muito tietado com fotos e vídeos.
O presidente do União Brasil no Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato, preparou uma surpresa para o presidenciável Luciano Bivar e o ex-ministro Sergio Moro, ambos também filiados ao União Brasil. Foi buscar os líderes nacionais do partido no hotel com seu Mustang 1965. Do bairro Moinhos de Vento ao Centro de Porto Alegre, o trio foi muito tietado com fotos e vídeos.
 

Historinha política

Quando o mundo era mais abotoadinho - e um dia durava 48 horas -, durante o dia das eleições era proibida a venda e o consumo de bebida alcoólica, especialmente em cidades do interior onde o controle era mais fácil.
Bem no início dos anos 1960, havia em Montenegro um biscateiro chamado Cabeleira. De boa índole, só tinha o defeito de tomar todas, então, virava o Mr. Hyde do Doctor Jeckyll. O juiz eleitoral encheu a cidade com cartazes impressos pela Tipografia Lutz alertando sobre a proibição, "especialmente para o indivíduo de alcunha Cabeleira".
Às 10h da manhã, o juiz topou com o Cabeleira completamente bêbado. Surpreso, foi em cima.
- Mas onde arrumaste cachaça, Cabeleira?
- Doutor, pra mim já consegui, o senhor que se vire.

Deu a louca no trânsito I

Quem dirige com consciência se horroriza com a forma como os motoristas de ônibus de Porto Alegre conduzem os coletivos. Mesmo vendo que o sinal está fechando à frente, seguem com o pé no fundo para depois frear bruscamente, causando aumento de consumo do motor, desgaste dos freios e suspensão. Isso que ônibus consome um litro de diesel a cada 1,5 quilômetro.

Deu a louca no trânsito II

A página vem insistindo nesse tema há anos. Mesmo com câmbio automático, alguns conseguem causar desconforto nos passageiros e risco de queda nos que viajam de pé. É só pegar ônibus, principalmente nas horas de pico, para constatar que há uma caçada à estabilidade do idoso, principalmente. Convido o leitor a fazer a experiência por alguns dias que seja. A EPTC deveria exigir a reciclagem destes profissionais.

Romeu e Julieta

Muito bem, o South Summit foi um sucesso e tornou a Capital conhecida, mas que tal fazer um evento desses em português? A Cúpula do Sul, na tradução, poderia atrair pequenos empreendedores de bairros e da periferia, alguns com soluções engenhosas à procura de um padrinho como as tábuas Romeu e Julieta. Revelaria talentos.

Moda moto


GRAZIELLA GRANATA/DIVULGAÇÃO/JC
A porto-alegrense Graziella Granata mora no bairro de Spindlersfeld, que faz parte do distrito de Köpenick. Já foi uma pequena cidade e hoje pertence a Berlim. Em primeiro plano, a moda do momento, a moto elétrica. Com pneus pequenos e largos, boa para ignorar buracos, que lá não existem. Há algumas poucas em Porto Alegre.
 

Casas de bombas

Não querendo tirar a azeitona da empada de ninguém, mas não é a proteção móvel na área central que defenderá a cidade de cheias do Guaíba (como a de 1967, que lambeu o prédio do Banrisul). Ele enche também "em cima", no Cais Navegantes. Neste caso, as caixas de bombas ao longo do rio são fundamentais. Quantas das sete restam em caso de emergência?

De olho no topo

Bento Gonçalves é a 6ª colocada entre os municípios de médio porte e a 25ª no ranking geral das melhores cidades do Brasil. O prefeito Diogo Siqueira (PSDB) explica que a conquista é resultado de uma "visão 360° das políticas públicas". Destaque ainda para o desempenho em acesso digital ao conhecimento: "é através dele que chegaremos ao topo", destaca Siqueira.

O começo do precipício

Boa síntese sobre as consequências do lockdown, do escritor especializado em economia Jeffrey Tucker para a Revista Oeste: "Por razões estranhas, muitos imaginaram que os governos poderiam simplesmente fechar uma economia e ligá-la novamente sem consequências".

Pescaria à brasileira I

Preconizado como "Imposto de renda negativo" pelo economista Milton Fridman, Prêmio Nobel de Economia, depois apropriado por Ruth Cardoso no governo FHC e posteriormente como Bolsa Família pelos governos do PT, o Auxílio Brasil tem um óbice desde sua criação no Brasil.

Pescaria à brasileira II

É justo e necessário que os governos concedam este valor em dinheiro para os mais necessitados no País. O porém de sempre é que estamos dando o peixe e não ensinando a pescar. Uma boa forma de pescaria seria a multiplicação do ensino profissionalizante.

Mortes estúpidas

Pelo menos três vezes por semana acontecem acidentes graves na BR-386, como o de ontem, em que morreram sete pessoas. O motorista do caminhão alega que dormiu no volante, santo Deus!

Miúdas

POLÍCIA prende suspeitos de assaltar motoristas para roubar relógios de grife.
O PIOR é ser assaltado tendo no pulso um Rolex falso, que vale 50 pilas.
GEDDEL Vieira Lima (MDB) voltou ao cenário e diz que rivais vão ter que engoli-lo.
PERGUNTINHA, excelência: junto com os R$ 51 milhões? Com um molho, quem sabe.
PELO menos nos EUA piscina de bolinhas e videogames estão em decadência.
VIDEOGAME é aquele jogo que se dá a filhos pequenos, mas quem brinca é você.
TODOS falam que é preciso melhorar a educação e todos fazem... nada.
LEGISLATIVOS, hoje, são mais opinativos, em vez de legislar com eficácia.