Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 23 de Abril de 2015 às 00:00

Shows de rua


Jornal do Comércio
Artistas de rua não faltam na Rua da Praia. E está aumentando o número deles. Alguns são antigos, outros, flutuantes – vem e vão – e uma terceira espécie catalogada pertence aos que ficam pouco tempo. Não são unanimidade. Lojistas reclamam do barulho e da grande roda de populares que se forma, prejudicando o acesso às lojas. No item qualidade, há apresentações realmente boas, outras nem tanto. Entre as estreias recentes está o grupo Júnior e suas junietes.
Artistas de rua não faltam na Rua da Praia. E está aumentando o número deles. Alguns são antigos, outros, flutuantes – vem e vão – e uma terceira espécie catalogada pertence aos que ficam pouco tempo. Não são unanimidade. Lojistas reclamam do barulho e da grande roda de populares que se forma, prejudicando o acesso às lojas. No item qualidade, há apresentações realmente boas, outras nem tanto. Entre as estreias recentes está o grupo Júnior e suas junietes.

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC

Memória da Água
Um passado marcado por guerras e um futuro em que faltam água e liberdade. Este é o pano de fundo do livro de ficção científica Memória da Água, da escritora estreante Emmi Itaranta (Record), vencedora do prêmio Arthur Clark de ficção científica do Reino Unido. Como assim, “ficção científica”? Já é realidade agora.
A grande opressão I
Quando a Lei Kandir, de substituição de exportações, foi sancionada, o acerto foi que a União devolveria 50% do total que abocanhou dos estados exportadores. Isso não aconteceu. O retorno é de 17% no máximo e, mesmo assim, atrasam o pagamento, como agora — estão devendo R$ 48 milhões ao Rio Grande do Sul.
A grande opressão II
No futuro, os estudiosos ficarão assombrados com algo que o cidadão comum nem conhece, não perde nem um minuto de sono: a atual federação brasileira é um dos sistemas mais perversos do planeta. A União gasta muito, gasta mal, repassa migalhas para os estados e minimigalhas para os municípios.
Praça da Mãe Joana I
Se há uma praça que despertava a atenção dos turistas e que, em tempos idos, era um oásis bucólico só quebrado pelo belo Monumento a Júlio de Castilhos, essa praça era a da Matriz. Era. Custa crer que, mesmo sendo lindeira ao Palácio Piratini, à Assembleia Legislativa e ao Forte Apache do Ministério Público, ela tenha virado um lugar que dá medo de dia, imagina de noite.
Praça da Mãe Joana II
Tem de tudo, fora as horas extras de sineta, apito e fogos. Movimentos de protesto e barracas de sem-teto arrancharam de vez, com tudo o que cerca uma ocupação dessas. À noite, até mesmo os pedestres que rumam para a rua Fernando Machado e imediações levam medo na travessia e a contornam. É paradoxal observar os prédios públicos seguros e a praça a Deus dará.

ANTONIO PAZ/JC

Fila de compradores...
Fundos de Investimento do Sudeste do País fazem fila para comprar empresas de qualquer setor de atividade econômica do Rio Grande do Sul, mas os interessados têm alguns pré-requisitos para começar a conversa. O primeiro é que a empresa tenha obtido um lucro acima de R$ 15 milhões.
...sem pronto-socorro
Estes compradores também deixam claro que não têm vocação para pronto-socorro, ou seja, não querem empresas em dificuldades. A fila se deve porque é escasso o número de empresas gaúchas que se enquadram nestes dois critérios. Rio Grande do Sul, quem te viu e quem te vê.
Aeroporto São Tomé
O ministro Eliseu Padilha (PMDB) confirmou a construção do aeroporto das Hortênsias, agora chamado na pasta da Aviação Civil de Gramado/Canela. A informação é do site do jornalista Miron Neto. A ampliação do aeroporto de Canela foi considerada inviável. Porém — sempre tem um, mas agora são dois —, recém agora serão iniciados os estudos e não há previsão de quando será possível lançar o edital de licitação.
Miúdas
  • POBRE não tem vez mesmo. Os jogos da dupla Grenal ou são às 22h, tarde para quem pega cedo no batente, ou às 17h30min, quando ele ainda está na labuta.
  • ENCONTRO Fofoca de Mãe. Nome para fisgar público. O Vilaró, na rua Fernando Gomes, recebe, dia 25/17h, o primeiro encontro de fofoca materna.
  • CERCAMENTO do Parque da Redenção é assunto demasiadamente complexo para ser resolvido por respostas simples de “sim” ou “não”.
  • MILAGRE! Nenhuma novidade maior na investigação da Lava Jato do feriadão para cá. Provisoriamente. Como nas placas “estamos sem acidentes há ‘xis’ dias”.
Finais
  • ESTAÇÃO Rodoviária de Taquari disponibiliza aos usuários livros da Biblioteca Pública da prefeitura do município.
  • ANÁLISE crítica da Lei da Palmada é tema da palestra do advogado João Clair para o Instituto dos Advogados, dia 28/12.
  • MARCHAND Renato Rosa será entrevistado por Ivete Brandalise hoje/22h/Primeira Pessoa da TVE. FEIRA Explocara 2015 começa hoje no Parque da Fenachamp, Garbaldi.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO