Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 29 de Agosto de 2014 às 00:00

O rapel do deputado


NILTON SANTOS/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Parece fácil subir na boleia de um caminhão pesado, mas há controvérsias, como diria o deputado estadual José Sperotto (PTB). Em campanha na cidade de São Marcos, o parlamentar faz uma espécie de rapel para escalar o possante. Para descer todo santo ajuda, se bem que, eventualmente, a gravidade pode levar a aterrissagens forçadas. São Marcos é conhecida como a cidade do caminhão. Em décadas passadas, era a que tinha o maior número de caminhões Scania Vabis do Brasil.
Parece fácil subir na boleia de um caminhão pesado, mas há controvérsias, como diria o deputado estadual José Sperotto (PTB). Em campanha na cidade de São Marcos, o parlamentar faz uma espécie de rapel para escalar o possante. Para descer todo santo ajuda, se bem que, eventualmente, a gravidade pode levar a aterrissagens forçadas. São Marcos é conhecida como a cidade do caminhão. Em décadas passadas, era a que tinha o maior número de caminhões Scania Vabis do Brasil.
O legal e o moral
Proprietário de um caminhão-guincho precisou trocar as pastilhas dos freios do veículo. Se ele as comprasse fora da autorizada, pagaria R$ 180,00 cada. Mas ele não pode fazer a substituição fora da revenda, porque perderia a garantia. Custo de cada pastilha: em torno de R$ 700,00. Legalmente, cada um cobra o que quer; moralmente falando, isso tem outro nome.
Mais e menos
Os números divulgados pelo IBGE e FEE (matéria nas páginas 11 e 31) incluem dados surpreendentes e outros previsíveis. Entre os últimos está a constatação de que das 15 cidades que mais cresceram no Rio Grande do Sul, sete estão no Litoral Norte. Capela de Santana foi o município que, proporcionalmente, mais perdeu habitantes. Não longe dali, São Sebastião do Caí foi a cidade que teve o maior aumento populacional no Estado. Será interessante verificar se existe ou não ligação nisso.
A droga da droga
Levantamento de opinião pública da Unifesp, patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostra que 75% dos brasileiros são contrários à legalização da droga – o País tem 3,5 milhões de usuários de maconha, preocupa-se o deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), que pretende aumentar as penas para traficantes.
A droga da droga II
Nos Estados Unidos e em muitos países europeus, as eleições servem também para fazer consultas e plebiscitos sobre os mais variados assuntos. Talvez, a legalização ou não das drogas pudesse ser uma dessas consultas na eleição brasileira. Convém ouvir e cheirar o povo num assunto difícil como esse, pelo menos para se ter uma ideia do sentimento do eleitor.
Um ano de aeromóvel

MATHIAS CRAMER/DIVULGAÇÃO/JC
Primeira linha em atividade no Brasil, o aeromóvel de Porto Alegre transportou 635.621 passageiros em um ano de operação, totalizando 41.366 viagens. Inaugurado em 10 de agosto de 2013, o sistema liga o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho à Estação Aeroporto da Trensurb. Após o início da atividade plena, em maio de 2014, uma média de 3 mil pessoas circulam diariamente nele. O pai da criança, seu Oskar Coester, sorri.
Castelo Branco
A transformação da avenida Castelo Branco para a pomposa avenida da Legalidade e da Democracia deixou em segundo plano a história do marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Ele não foi nem de longe o mais duro dos generais da ditadura. Tanto que sua morte, em 18 de julho de 1967, ergueu a teoria da conspiração de que o piloto do jato T33 da FAB teria se jogado deliberadamente contra o bimotor Piper Aztec PP-ETT do governo do Ceará, por obra e graça da direita militar.
Castelo Branco II
A teoria baseava-se no fato de que a visibilidade era perfeita e que o choque fora feito com precisão cirúrgica pelo oficial da FAB. Com o choque, o Piper entrou em um parafuso chato, chocando-se então contra o solo. Os partidários de Castelo Branco, os castelistas, achavam que a função da Revolução de 64 se esgotava após a “arrumação da casa” e a subsequente volta aos quartéis, ideia que colidia frontalmente com o ministro Costa e Silva, seu sucessor na presidência, este sim linha duríssima.
Memória
Essa ideia de eliminar a história apagando personagens lembra os primeiros anos da União Soviética, quando Stalin mandava apagar as fotos em que ele aparecia com adversários caídos em desgraça. Há uma foto em especial que chateia as viúvas de 1917, em que seis comunistas históricos foram removidos um a um.
Finais
  • EMPRESÁRIO Bruno Uhry, da Rádio Terra FM 105,1 MHz, de Venâncio Aires, é o novo diretor de Inovação da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e TV (Agert).
  • CAIXA Econômica Federal promove o Salão Auto Caixa de 4 a 6, disponibilizando 3 mil gerentes em regime de plantão em mais de 1,1 mil concessionárias em todo o Brasil. 
  • Miúdas
    • CANDIDATA Marina Silva (PSB) é a mais nova integrante da bancada de ataque à imprensa.
    • NÃO fosse a mesma imprensa, a candidata só seria conhecida onde nasceu, em Breu Velho, no Seringal Bagaço (AC).
    • ULTIMAMENTE o esporte preferido de governantes ou autoridades que não deram certo é matar o mensageiro.
    • TERCEIRA greve nacional contra a presidente Cristina Kirchner também teve participação da esquerda argentina.
    • SERIAM em torno de 100 assessores do governo que trabalham na campanha de Dilma Rousseff (PT).
    • AINDA bem que eles só trabalharão na campanha depois do expediente. É o que dizem.
    Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO