Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 17 de Abril de 2014 às 00:00

Cinco em um


ANTÔNIO BARAÑANO/ARQUIVO PESSOAL/JC
Jornal do Comércio
Pleno emprego mesmo existia nos anos 1970, a julgar por esta foto de um dia de trabalho na redação do Jornal do Comércio. Para não interromper o dedilhar na máquina de escrever, o jornalista Antonio Barañano atende a ligação graças à ajuda da arquivista Evinha Mendonça, Sérgio Lamb (financeiro), Ivar Paiva (almoxarifado) e uma funcionária de serviços gerais, o último elo da cadeia produtiva do telefone de redação. De costas, o repórter Mário Santa Rosa dedica-se a outros afazeres.

Pleno emprego mesmo existia nos anos 1970, a julgar por esta foto de um dia de trabalho na redação do Jornal do Comércio. Para não interromper o dedilhar na máquina de escrever, o jornalista Antonio Barañano atende a ligação graças à ajuda da arquivista Evinha Mendonça, Sérgio Lamb (financeiro), Ivar Paiva (almoxarifado) e uma funcionária de serviços gerais, o último elo da cadeia produtiva do telefone de redação. De costas, o repórter Mário Santa Rosa dedica-se a outros afazeres.

Peixe com sotaque I

Nada menos do que 8,5 mil quilômetros de costa e os brasileiros consomem preferencialmente peixe com sotaque estrangeiro. O consumo de pescado no Brasil aumentou 23,7% entre 2010 e 2011, mas esse resultado é ameaçado pela produção interna, que não supre a demanda nacional e a carga tributária sobre a atividade, 34,48%, dificulta a comercialização. O Brasil precisa importar boa parte do produto consumido, pois 80% da pesca é artesanal.

Peixe com sotaque II

O tributarista Vinicius Piazzeta, da Pactum, chama a atenção para o fato de que os peixes que consumimos são produzidos na América do Sul, Ásia e Europa. O salmão vem do Chile, o bacalhau é pescado no Atlântico Norte, o panga vem do Sudeste Asiático e a “polaca” é pescada no Oceano Pacífico e processada na China, ilustra Piazzeta. É mais barato comprar peixe da China que do Nordeste.

A ONG do cavalo

ONG pululando por aí tem de sobra, mas são poucas que realmente prestam contas, relatando como e em que aplicam recursos. Merece destaque a entidade gaúcha Chicote Nunca Mais (www.chicotenuncamais.org), que busca resgatar a dignidade do cavalo de asfalto. Além de descrever minuciosamente seu trabalho com vídeos e fotos, mensalmente presta contas em centavos descrevendo em minúcias onde e como o dinheiro foi aplicado.

Conceição de aeroporto

Foi instalada ontem a Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional, que tem como coordenador o deputado estadual Dr. Basegio (PDT). Então, mãos à obra. Está mais do que na hora de saber dos projetos em velocidade de cágado, entre outros do Interior o Aeroporto Regional da Serra e o tal de Aeroporto 20 de Setembro. Este, parafraseando a letra da música Conceição, de Cauby Peixoto, se decolou ninguém sabe, ninguém viu.

Última chance?

O futuro da Aeromot, dona do motoplanador Ximango, deve ser definido hoje. A Justiça pode decidir pela venda de ativos para honrar débitos ou por dar a última chance ao persistente diretor-presidente, Claudio Barreto Viana, que tem investidores do ramo aeronáutico interessados e proposta para fabricar vants da Fligh Technologies (São José dos Campos) e aguarda decisão do Estado sobre compra de Ximangos.

Briga de vestimenta

O Sintáxi é contrário à resolução da EPTC que obriga os taxistas da Capital gaúcha a utilizar um único tipo de vestimenta. Lá vem essa ronha de novo, como nos anos 1970. Imagina se os taxistas porto-alegrenses tivessem que usar os impecáveis fardamentos dos taxistas japoneses, que dirigem com luvas branquíssimas. 

Posse na Academia

O escritor Percival Oliveira Puggina toma posse dia 24 na Cadeira nº 7 da Academia Sul-Riograndense de Letras, cujo patrono é Carlos Ferreira. A cerimônia será às 18h, no 3º andar do Auditório do Palácio do Ministério Público, na Praça da Matriz.

Festa no Barranco

CRISTIANO GUERRA/DIVULGAÇÃO/JC

Os 45 anos da Churrascaria Barranco foram comemorados também pela Assembleia Legislativa, com o descerramento de placa alusiva à data, iniciativa do deputado estadual Frederico Antunes (PP). Entre tantas outras homenagens, também a Confraria Senadinho (foto) prestou sua homenagem à instituição gastronômica gaúcha in loco. É formada por parlamentares, ex-ministros das Cortes superiores, desembargadores e procuradores de Justiça, entre outros. Emocionados, pela primeira vez Elson Furini e Ilmar “Chiquinho” Tasca ficaram felizes por alguém não pagar a conta.

Horário aeromóvel

Usuários do aeromóvel do aeroporto Salgado Filho estranham que o serviço só vá até as 16h. A empresa que o opera explica que o serviço está em pré-operação no aeroporto, para ajustes e calibragem dos diversos subsistemas. A operação plena deve iniciar em breve.

Finais 

  • TRAMONTINA e seu incansável presidente, Clóvis Tramontina, e Ezra Geld, diretor da agência JWT, lançam a linha Churrasco, dia 23/17h30min/Na Brasa da Nilo Peçanha.
  • GICLÉR Regina, consultor da área de vendas, gestão e recursos humanos, é nome confirmado para a 50ª Reunião da Qualidade RS, dia 29/8h/Teatro do Sesi.
  • SAE Brasil discute, dia 24, o evento Como será o futuro do Polo Naval Gaúcho?
Miúdas

  • SECRETÁRIA Municipal do Trabalho de Porto Alegre, Luiza Neves (PDT) foi eleita diretora do Fórum Nacional das Secretarias Municipais do Trabalho.
  • QUEIXA recorrente dos moradores da Cidade Baixa: estacionamento em fila dupla no ponto de táxi na rua João Alfredo.
  • TODO ano é sempre a mesma coisa: a AES Sul alerta para riscos de acidentes com pandorgas em Santana do Livramento.
  • REGISTRE sempre seu furto, roubo ou assalto, por menor que seja. Só estatísticas alertam gansos governamentais.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO