Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 11 de Abril de 2014 às 00:00

Mobilidade urbana... 


DZ SIMECAN/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Na Feira de Hannover, os empresários ligados ao Simecan conheceram produtos com tecnologia de ponta que estão disponíveis para cidades do mundo inteiro. O Grupo Garaventa, da Alemanha, quer popularizar o uso de teleféricos muito além do conceito de turismo, como uma aplicação para o transporte urbano pelo ar, já que as ruas têm cada vez menos espaço.
Na Feira de Hannover, os empresários ligados ao Simecan conheceram produtos com tecnologia de ponta que estão disponíveis para cidades do mundo inteiro. O Grupo Garaventa, da Alemanha, quer popularizar o uso de teleféricos muito além do conceito de turismo, como uma aplicação para o transporte urbano pelo ar, já que as ruas têm cada vez menos espaço.

...mobilidade aérea

O comprimento dos cabos pode chegar a vãos de até três quilômetros, e o espaço interno pode ser projetado para uma capacidade entre seis e 200 passageiros, transportando de 500 a 2 mil pessoas/hora, dependendo da velocidade e da distância. A empresa, que já instalou este sistema no Rio de Janeiro e em Bogotá, pretende ampliar sua atuação no Brasil a partir deste ano.

Primeira baixa...

Depois da reunião do senador Pedro Simon com os cardeais do PMDB em que foi decidido que ele vai concorrer à reeleição, Germano Rigotto (PMDB) emitiu um comunicado informando que está fora de tudo nesta eleição. Na nota, ele explica que resolveu disputar o Senado depois de uma entrevista de Simon à Globo News, na metade de 2013, quando o senador havia dito que não concorreria à reeleição.

...última desculpa

Rigotto alega que Simon mudou de posição depois da declaração, e passou a admitir concorrer. Mas agora, após o anúncio de Rigotto, Simon saiu-se com essa: “Lamento esta decisão dele (Rigotto). Era o nome mais cogitado dentro do partido. Estou completamente fora, só serei candidato se não houver outro candidato”. A isso chama-se chover no molhado. É óbvio que não haverá outro nome. Matéria com repercussões está na página 25.

Hidrante furado

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC

A Estação Mercado do Trensurb fechou durante cinco horas na manhã desta quinta-feira devido ao vazamento de um esgoto, presumivelmente pluvial. Uma das hipóteses é que a água tenha vindo do Mercado Público, onde várias lojas estão em reforma. Como a água não é elástica, quem sabe o esguicho desse hidrante na rua José Montaury, relativamente próxima ao Mercado e registrado na mesma hora, seja parte dessa complicação.

Um olho no presente... 

Em épocas anteriores, a proximidade da Páscoa encontrava as lojas especializadas cobertas até o teto com decoração específica e ovos de chocolate até onde a vista alcançava. Aos poucos, essa cultura foi mudando. Pesquisas já detectaram que o consumidor não necessariamente dará chocolates e assemelhados de presente, mas também presentes fora desse contexto.

...e outro no bolso

Artesãos que trabalham com tecidos, bonecos ou bichos de decoração que tenham alguma função útil, como os “puxa-sacos” que são abastecidos com sacolas plásticas usadas, há algum tempo, já focaram nesses produtos. Bolsas artesanais também estão em alta. Como em tudo, é preciso ter antena e faro – e preço. Causa primária: o dinheiro encolheu ou o mês espichou.

Punhobol, conhece?

Este esporte criado na Idade Média foi precursor do vôlei e chegou ao Brasil em 1906. Em décadas passadas, chegou a ser febre no Estado. Hoje, a bola está com a Sogipa, maior detentora de títulos mundiais da modalidade. Agora, entra numa nova fase: implantará um projeto de qualificação e gestão com metas de desempenho dos atletas, patrocinado pela consultoria de qualidade Qualitin.

Megafeirão de empregos

Já que tem feirão de imóveis e de carros, por que não um de empregos? A Celulose Riograndense e as empresas contratadas para a execução da expansão da unidade de Guaíba realizarão mutirões para o cadastramento e futuras contratações de profissionais da área de montagem e eletromecânica. A expectativa é preencher as cerca de 1,5 mil vagas em aberto no canteiro de obras de Guaíba. O feirão será realizado dia 26, no Porto Velho de Rio Grande.

Trânsito

Da série “Como dirigimos mal”: mesmo na hora do pique, motoristas de lotações querem ganhar espaço/tempo buscando logo a faixa da esquerda, mesmo sabendo que, poucos metros adiante, vão ter que voltar à pista da direita para pegar ou largar passageiros. Mais uma causa para o trânsito travado. 

Finais

  • CHEFE do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento, Gabriel Blacher Grossman, participa do congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em Foz do Iguaçu.
  • FUNDAÇÃO Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, completa 47 anos amanhã.
  • ASSOCIAÇÃO dos Agentes Fiscais da Receita de Porto Alegre faz 51 anos nesta sexta-feira com jantar na Federasul.

Miúdas

  • GOVERNO federal explicou que um dos vilões da inflação recorde de março foi o tomate. Finalmente, temos o tomate expiatório.
  • DEPOIS das declarações de Felipão sobre sexo na concentração, só falta algum protesto nas ruas contra o “sexo normal”.
  • PASSO seguinte seria pressionar o Legislativo a definir o que seria “sexo normal” e então criar um um marco regulatório.
  • INFLAÇÃO em alta faz o governo cogitar o adiamento do reajuste dos combustíveis. A represa está cada vez mais cheia.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO