Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sábado, 16 de agosto de 2025.

Coluna

- Publicada em 08 de Janeiro de 2014 às 00:00

Um elefante da fachada


INGRID SCHNEIDER/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Parte da história do conjunto de prédios tombados que compõe o Centro Cultural do Shopping Total foi contada através do calendário que o empreendimento produziu para a chegada de 2014. A produção do material tem o objetivo de resgatar a história da antiga Brahma. As imagens captadas por Ingrid Schneider mostram o primoroso trabalho do arquiteto Theodor Wiederspahn. O elefante até virou marca de cerveja (escura) anos mais tarde.
Parte da história do conjunto de prédios tombados que compõe o Centro Cultural do Shopping Total foi contada através do calendário que o empreendimento produziu para a chegada de 2014. A produção do material tem o objetivo de resgatar a história da antiga Brahma. As imagens captadas por Ingrid Schneider mostram o primoroso trabalho do arquiteto Theodor Wiederspahn. O elefante até virou marca de cerveja (escura) anos mais tarde.
Em se roubando, dá
Mas que coisa! Já roubaram cabos de energia da recém-inaugurada ponte estaiada da BR-448. E também há relatos de apedrejamentos/tentativas de assalto. Este é o lado escuro do povo brasileiro. É de desanimar, mas, pensando bem, nenhuma surpresa. Parafraseando Pero Vaz de Caminha, nesta terra, em se roubando, dá.
Área Azul
A logística da Copa do Mundo não contempla apenas os itens clássicos, hotéis, transporte, aeroportos etc. Onde estacionarão as centenas de aeronaves executivas particulares ou de governantes aguardados para a Copa do Mundo? Para suprir esta demanda, a Infraero criou 1.035 novas posições de estacionamento nos 31 aeroportos por ela administrados. O maior jato permitido para estas vagas será o 737-800.
Invasão asiática I
Cidadão foi até uma loja em centro comercial de Porto Alegre para comprar um presente para o filho. Comprou um sapato. Viu o solado de borracha e logo sentenciou: é chinês. Era mesmo. Mas não desistiu: comprou uma carteira de dinheiro e um cinto, acondicionados juntos para presente. Ah, isso é brasileiro!
Invasão asiática II
Que nada, atrás destes objetos estava a inscrição em português: Fabricado no Paquistão. Finalmente, se lembrou do neto, que queria um tênis de “marca”. Pegou um Nike, pagou caro, mas saiu feliz. Bem, esse é dos EUA, pensou. Ledo engano: fabricado no Camboja! É por essas e outras que vivemos a era da desmontagem da indústria brasileira.
Espanto de turista
Leitor de Canoas que curte temporada no Rio de Janeiro relata um dos problemas que turistas enfrentam na cidade. Assim como ele, que estava entregando um carro alugado, um turista ficou estarrecido quando foi informado pela locadora que o estepe havia sumido. Para nós, isso é rotina. Já para os visitantes...
A má...
Há dias, um morador da Zona Sul reclamou das constantes faltas de energia na rua Leonardo Carlucciu. Após o registro, a CEEE foi atrás das causas e, realmente, foi algo fora do comum. Em 30 dias, faltou luz sete vezes, e as causas foram desde para-raio danificado, desligamento de subestação e de um alimentador e por aí afora, para resumir.
...e a boa
A boa notícia é que, sob nova direção, a estatal está caprichando na resposta, dando ciência das investigações para a página, que ainda não chegaram ao fim. O próprio diretor de Distribuição da CEEE, Guilherme Toledo Barbosa, está encaminhando à página os diversos relatórios das equipes que estão cuidando do caso. Sem dúvida, é algo para se comemorar.
Luto na Panvel
Luiz Antônio D’Amado dos Santos, diretor de varejo da rede Panvel, morreu na segunda-feira, aos 64 anos, quando se encontrava em Punta Del Este, no Uruguai, participando de uma corrida de 10 quilômetros. Nascido em Porto Alegre, Santos integrava os quadros da Panvel há 33 anos.Casado com Maria Aparecida, deixa três filhos e uma enorme saudade nos muitos amigos que conquistou.
Luxo em Torres
A prefeita de Torres, Nílvia Pinto Pereira (PT), ouve a explicação do sócio da incorporadora Bmarket, Rodrigo Bernardi, no lançamento, ontem, do empreendimento Torres Ilhas Park. O residencial de casas é o primeiro condomínio fechado de luxo construído em Torres, em frente ao Parque da Guarita. Serão 238 lotes, com terrenos de 360 m2 até 1.140 m2 O valor do empreendimento é em torno de R$ 100 milhões.
Brasil
O Brasil engrena a primeira só depois do Carnaval. Só que não. Antes mesmo do enterro dos ossos do final de semana seguinte, o assunto momentoso será a Copa do Mundo. Então começa tudo depois dela, certo? Errado. Assim que as lágrimas de alegria (ou tristeza) secarem, começa a campanha eleitoral.
Miúdas
  • POSSE da nova diretoria do Sindicato dos Corretores de Seguros do RS será hoje/20h30min/Plaza São Rafael. O presidente é Ricardo Pansera.
  • Advogado tributarista José Eduardo Schuh falará sobre nosso sistema tributário dia 14 na Universidade de Buenos Aires.
  • GRUPO Prato Feito (refeições coletivas) inaugurou um restaurante na empresa Scancom, em Minas do Leão.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO
0 comentários

A
250 caracteres restantes