Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 05 de Novembro de 2013 às 00:00

A roda do celerífero


JOÃO MATTOS/JC
Jornal do Comércio
Os primeiros traços da existência da bicicleta tal como a conhecemos hoje apareceram nos desenhos de Leonardo da Vinci (sempre ele). Atribui-se ao alemão Barão Karl von Drais a invenção da bicicleta, em 1817, chamada por ele de celerífero. No século XIX, fotos e gravuras mostram um monstrengo com uma enorme roda e outra bem menor. De certa forma, a moda de empinar magrelas remete ao passado. Mas o tombo é igual.
Os primeiros traços da existência da bicicleta tal como a conhecemos hoje apareceram nos desenhos de Leonardo da Vinci (sempre ele). Atribui-se ao alemão Barão Karl von Drais a invenção da bicicleta, em 1817, chamada por ele de celerífero. No século XIX, fotos e gravuras mostram um monstrengo com uma enorme roda e outra bem menor. De certa forma, a moda de empinar magrelas remete ao passado. Mas o tombo é igual.
À disposição
O ex-deputado Aldo Pinto anunciou que seu nome está à disposição do PDT para disputar o Palácio Piratini (matéria nesta edição). Se isso se concretizar, 28 anos depois o jingle do mesmo Aldo composto por Hermes Aquino poderá ser usado. É uma das peças mais bem sucedidas da história política. À simples menção do pedetista, lá vem alguém cantando “Eu vou de Aldo”.
Eficácia duvidosa
Quem é que disse que uma reunião de sete horas é algo produtivo? A cobrança, quase espinafrada que a presidente Dilma Rousseff (PT) deu nos ministros, cobrando deles os atrasos nas obras das 12 capitais que sediarão a Copa do Mundo. Não existe isso, a não ser que tenham reinventado a gestão. Ou como forma de mostrar aos brasileiros algo do tipo “aqui se trabalha”. Bem, não. Os atrasos e orçamentos que o digam.
Espanto e humilhação
Leitor tece ácidas críticas ao modo brasileiro de planejar de forma ora tímida ora exagerada as obras públicas, especialmente em aeroportos. O de Copenhagen, que como capitais de outros países escandinavos têm menos de 800 mil habitantes, conta com mais de 90 portões de embarque. Chega-se ao Rio de Janeiro e é aquele choque. Para levar as malas para o check-in do voo interno são dois elevadores com capacidade para três pessoas e suas malas. A nós sempre nos resta o espanto e a humilhação.
Futebol amador...
...crime profissional. Jornalista queria levar seu filho para assistir um campeonato de futebol amador, sábado, no bairro Jardim Botânico. Aconselhado por amigos que de lá vieram, cancelou a diversão porque eles relataram muita confusão no estádio. No domingo, no mesmo local - o Campo do Arariboia - mataram com cinco tiros um sujeito que estava no meio da torcida. O assassino saiu de um i130 e mandou bala no azarado.
Troféu Cultura Econômica
Este ano, o Troféu Cultura Econômica chega à sua 10ª edição reconhecendo os destaques na literatura de economia e negócios em diversas categorias. O evento, realizado pelo Jornal do Comércio, com patrocínio do Badesul e apoio da Câmara Rio-Grandense do Livro, ocorre hoje, às 19h30min, no átrio do Santander Cultural. Os troféus também serão concedidos a pessoas e instituições.
Pesca reconhecida
A presidente de honra da Fundação Projeto Pescar, Rose Marie Linck, recebe Título de Cidadã de Porto Alegre na próxima terça-feira (12), às 17h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, proposição do vereador Delegado Cleiton (PDT). É uma justa homenagem para Rose e para quem ensinou a pescar. Quantas e quantas pessoas não terão melhorado sua vida com o Projeto Pescar.
De grão em grão
Aos poucos a inflação vai corroendo o poder de compra e, dependendo da situação, o aumento do custo de vida chega ao triplo da inflação oficial. Todo santo dia registra-se mais um furo no bolso e outro na cinta. Nas últimas semanas, praticamente todos os bufês de comida a quilo no Centro aumentaram o preço em torno de R$ 0,50/R$ 1,50. Não é nada não é nada, mas de grão em grão sobra mais mês no fim do salário ou do ganho.
Foco no mercado
Os assaltantes de carro-forte voltaram a milhão na manhã de ontem na BR-116, perto de Nova Petrópolis. Os oito assaltantes usavam rifles AR-15 e explosivos, cujo efeito dá para notar na imagem. É assustador pensar que o Crime S.A. use armamento de ponta e tenham experiência no uso de explosivos, a ponto de deixar um veículo totalmente blindado como uma lata de sardinhas depois de aberta. E tão fácil como.
Mobilidade imóvel
O Brasil é o segundo país da América Latina em número de crescimento de usuários de dispositivos móveis (smartphones e tablets), com 244,18% – o primeiro é a Costa Rica, com 332,75%, segundo o relatório Invasão Mobile América Latina 2013 realizado pelo GuiaLocal. O tráfego “mobile” já alcança 18% do tráfego total. A questão, no entanto, esbarra na qualidade dos serviços. Alguns mobile são imobile.
Paixão das duas estátuas
Será inaugurado amanhã, às 10h, em Santana do Livramento, o “Monumento a Paixão Côrtes”, em homenagem ao ilustre filho santanense. Está localizado no trevo da avenida João Belchior Goulart com a avenida Dom Pedro II. Com 3,5 metros de altura, a estátua em bronze é obra do arquiteto e artista plástico Sérgio Coirolo.
Miúdas
  • REUNIÃO Anual de Pavimentação e o Encontro Nacional de Conservação Rodoviária acontecem de 12 a 14/Faurgs/Gramado.
  • LIVRO “Síndrome da Alienação Parental”, dos advogados Ana/Rolf Madaleno, será lançado dia 7/19/Cultura do Bourbon Country.
  • TERCEIRA camisa Tricolor na versão masculina e feminina já pode ser encontrada na loja Grêmio Mania.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO