Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 09 de Novembro de 2012 às 00:00

A memória da igreja


GRAZIELLA GRANATA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Uma igreja gótica de mais de 800 anos de Leipzig teve um fim inglório durante o regime comunista da Alemanha Oriental. Ela sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, mas não ao regime. Foi demolida para dar lugar a uma praça com o nome de Karl Marx. Após a reunificação, a Universidade de Leipzig (600 anos) construiu no local um novo bloco com traços do antigo templo no meio do prédio, para lembrar o absurdo cometido, conta a gaúcha Graziella Granata.
Uma igreja gótica de mais de 800 anos de Leipzig teve um fim inglório durante o regime comunista da Alemanha Oriental. Ela sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, mas não ao regime. Foi demolida para dar lugar a uma praça com o nome de Karl Marx. Após a reunificação, a Universidade de Leipzig (600 anos) construiu no local um novo bloco com traços do antigo templo no meio do prédio, para lembrar o absurdo cometido, conta a gaúcha Graziella Granata.
Franchol
Não foi preciso tradutor na audiência do governador Tarso Genro com o presidente da França, François Hollande. Tarso entende perfeitamente francês, e Hollande é fluente em espanhol. Depois do portunhol, chegamos ao franchol.
Passado e presente
A Alemanha quer ser vista como ela é, e não apenas como ela foi. Em almoço com colunistas, o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Hans-Josef Over, contou que os brasileiros conhecem muito pouco a Alemanha moderna, seja do ponto de vista econômico ou cultural e outros aspectos da líder europeia. Na conversa, o bem-humorado Over revelou-se um bom conhecedor do Brasil e do Rio Grande do Sul, e não apenas das colônias alemãs. E é um bom papo.
Os incautos
Os porto-alegrenses solteiros e jovens são o grupo que mais acumula restrições ao crédito pessoal, segundo pesquisa da CDL Porto Alegre. Representam 67% do total de endividados. As luzes amarelas para este grupo já deveriam ter passado para o vermelho, porque, em setembro, esse percentual era de 46%. Causas para não honrar as dívidas? Para eles, desemprego (30%) e descontrole financeiro (29%).
Os imprudentes
O estudo é bem detalhado e aborda também o comportamento de outras faixas etárias. Basicamente, é a velha história do uso do cartão e os juros siderais que as administradoras cobram. Mas botar a culpa do dinheiro só no dinheiro de plástico é cômodo, como se eles não soubessem que cartão é uma armadilha com entrada larga e, no fim do túnel, lê-se “SPC”. A educação financeira faz muita falta por aqui.
Como sempre
Em assembleia promovida pela Famurs, ficou decidido em ata que os municípios poderão decretar ponto facultativo no próximo dia 13, Dia Nacional de Mobilização dos Prefeitos. Como dia 15 é o feriado da Proclamação da República, vai ser a semana do feriadão. Outros serviços públicos devem ir pelo mesmo caminho. Azar de quem precisa destes serviços. Como sempre.
Os três poderes

JOÃO CASTRO/DIVULGAÇÃO/JC
O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, José Paulo Dornelles Cairoli, a presidente da CICS Canoas, Simone Leite, e o prefeito da cidade, Jairo Jorge, prestigiaram evento da CICS que reuniu mais de 200 empresários. A conversa foi sobre os novos investimentos que podem chegar em breve.
Regime de urgência
Em dois anos, 79% dos projetos enviados pelo Palácio Piratini foram em regime de urgência, segundo levantamento feito pela Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa. No mesmo período do governo Germano Rigotto, 49%, e, no de Yeda Crusius, 26%. No futuro, o PT não poderá reclamar caso o governo troque de mãos. A não ser que a memória tenha ido para o espaço, o que é comum em política.
O caminho das pedras
Antes mesmo da sua posse, a prefeita eleita de Picada Café já vai para o lugar onde o dinheiro está: Brasília. Cláudia Schenkel (PSDB), 26 anos, sabe que o mapa da mina passa, necessariamente, pelas emendas parlamentares. Entre os vários contatos mantidos na capital federal, ela e o vereador Édio Kunz (D) se avistaram com 10 parlamentares da bancada gaúcha, entre eles o deputado Jerônimo Goergen (PP).
Miúdas
  • JOVENS de Floresta, Três Passos, discutem amanhã sucessão nas propriedades rurais em que vivem. Parceria PMTP/Senar-RS.
  • SINDICATO dos Despachantes do RS completa 30 anos, dia 12, mostrando o trabalho Sindergs - Linha do Tempo.
  • DEPUTADO Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, abre o Sefaz Debate, dia 12/9h/Plaza São Rafael.
  • SINDICATO dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre comemora 50 anos dia 12/20h/Sheraton.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO