Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 08 de Junho de 2011 às 00:00

O transplante das figueiras


GM/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Na semana do meio ambiente, a General Motors tem boas histórias para contar na área da sustentabilidade. A unidade de Gravataí possui anexa uma reserva de mais de 50 hectares para manter a fauna e a flora originais remanescentes. Mas uma proeza da montadora não pode ser esquecida: o transplante de 110 figueiras nativas adultas, em 1997, para dar lugar à fábrica. Foi uma ação pioneira à época, e poucas não vingaram no novo habitat.
Na semana do meio ambiente, a General Motors tem boas histórias para contar na área da sustentabilidade. A unidade de Gravataí possui anexa uma reserva de mais de 50 hectares para manter a fauna e a flora originais remanescentes. Mas uma proeza da montadora não pode ser esquecida: o transplante de 110 figueiras nativas adultas, em 1997, para dar lugar à fábrica. Foi uma ação pioneira à época, e poucas não vingaram no novo habitat.
Cinzas, nada mais
Um leitor comentou há algumas semanas sobre as dificuldades pelas quais passou no ano passado quando o vulcão finlandês paralisou voos por toda a Europa. Ele lembrou da alegria que sentiu quando finalmente chegou a Porto Alegre "livre de vulcões e cinzas europeias". Agora o quadro se repete, desta vez nas nossas barbas. Tomara que o leitor não tenha viajado para algum dos países do Prata.
Elogio de leitor
A agilidade da agência Partenon do INSS em encaminhar sua aposentadoria mereceu elogios de leitor, que a obteve em tempo recorde, no mesmo dia, graças "às diligentes funcionárias Eneida Silveira e Jane Moraes". Ele entregou bateladas de documentos e comprovantes e, para sua surpresa, tudo foi analisado e atendido em poucas horas.
Viagens aquecidas
Acréscimo na contratação de seguro viagem em abril e maio revela novo perfil do turista brasileiro, informa a Kor Corretora. A empresa esperava diminuição desta demanda após o fim das férias, mas aconteceu justamente o contrário. A Korn registrou aumento de 50% na procura por seguro viagem.
Até tu, Evo?
Se o prezado leitor(a) teve um carro furtado ou roubado e desconfiar que ele está em terras peruanas, como milhares e milhares de outros, dê adeus à ideia de recuperá-lo. O presidente da Bolívia, Evo Morales, se prepara para promulgar lei que legalizará milhares de carros contrabandeados. As seguradoras estimam que 50 mil carros estão na Bolívia. Basta o "dono" pagar uma taxa para legalizá-lo. Evo assim o faz porque o caixa anda baixo.
A Índia vai às compras
Um dos mais respeitados países dos chamados Brics, a Índia tem uma vizinhança não exatamente amistosa. Há muito tempo que indianos e paquistaneses não se bicam, lembrando sempre que ambos já contam com bombas atômicas. Por isso mesmo os gastos militares dos dois países são muito grandes. A Índia fechou negócio com a Boeing para modernizar sua força aérea. Entre os aviões está o gigante C 17 Globemaster. Por aqui,
a FAB vive a pão e água.
Outros tempos
A Assembleia aprovou, por unanimidade, projeto de lei do deputado José Sperotto (PTB) que denomina "Rodovia Deputado Hugo Mardini" trecho da RST-392 entre o trevo da BR-158 e Tupanciretã. Mardini foi um combativo parlamentar nos anos 1970. Seu partido era o do governo militar, a Arena. Era no tempo em que se ia para a Assembleia apenas para assistir a empolgantes duelos verbais entre Mardini e o líder da oposição, o deputado Lélio Souza, do MDB. Os debates de hoje são bons soníferos.
Um palhaço triste
A revista Playboy de junho conta que o deputado Tiririca (PR) anda meio cabisbaixo pelos corredores do Congresso. Com mais de 1,3 milhão de votos, superado apenas por Enéas de Oliveira, Francisco Everaldo Oliveira Silva mantém o fogo baixo por recomendação do seu partido, que teme que ele entre no politicamente incorreto e seja cassado por quebra de decoro parlamentar. Tiririca. Enéas. Como dizia o deputado Delfim Netto, não existem marcianos no Congresso. Todos são caboclos da aldeia.
Fim ou início?
Desta vez a "semana decisiva", referida em nota da página ontem, foi mesmo decisiva. Antônio Palocci pediu as contas e pegou o boné, na versão oficial, mas até as estrelinhas que ficam no paletó dos petistas sabem que deu-se o famoso "dá ou desce". O que ainda não se sabe é se o momentoso assunto se encerra por aqui ou terá novos desdobramentos mais adiante, até porque sua blindagem caiu. Há risco de os problemas do Planalto recém terem começado.
Por falar em saída...
...agora que o problema Antonio Palocci deixou de sê-lo - ou não - resta saber se o ex-presidente Lula ficará silente ou arrumará outra bronca para deitar falação e assumir o governo. Voto de silêncio não faz parte do perfil de Lula.
Miúdas
• Banco do Brasil patrocinará a Agroind 2011, feira nacional para a agroindústria familiar, de 13 a 17 de julho/Lajeado.
• Novo prédio do Colégio Estadual Japão (rua Enrico Caruso,444) será inaugurado dia 9. Consulado do Japão doou R$ 170 mil.
• Artesanato confeccionado por jovens da FASE está no Estande de Responsabilidade Social do Praia de Belas.
• Centro Hebraico Riograndense promove dia 20/20h palestra da professora Cecilia Fonseca da Silva sobre a língua Sefaradi.
• Diretor-superintendente do Cia. Zaluski, Pedro Antônio Xavier Zaluski, recebe dia 10 a Medalha da Ordem do Mérito Naval.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO