Inaugurada em 1983, para celebrar a irmandade entre o Rio Grande do Sul e a Província de Shiga, no Japão, a Praça Província de Shiga encanta. É pouco visitada, mas serve para momentos zen, contemplação, meditação, exercício laboral e namoro e foi projetada pelo paisagista Kunie Ito. Tem jardins, lago, ponte, cascata e um quiosque. Quando tudo é destruído em Porto Alegre em termos de praças, parques e monumentos, ela é um exceção. Honrosa. Até quando? Nos cemitérios da Capital, arame farpado em profusão para proteger contra os lalaus dos bronzes dos túmulos...
Kaminski a mil
O empresário Sérgio Kaminski está vereador. Substituiu João Carlos Nedel, licenciado. Kaminski entrou no meio do tiroteio do projeto do Cais Mauá. Lembrou a sua participação, como engenheiro, na construção da cortina (muro) da Mauá, destacando a existência, pronta, da base para a construção do que deveria ser a elevada da Mauá. Apoiou o projeto do Cais. “Representará uma verdadeira reintegração de posse do local ao povo de Porto Alegre.”
Só pobre vai para a prisão?
Mandar arquivar o processo contra o banqueiro Daniel Dantas é altamente negativo. Aí volta aquela sensação de impunidade e de que só ladrão de galinha vai para a cadeia no Brasil. É o que sempre se diz: com bons advogados e uma legislação prolixa, anacrônica e repleta de meandros, entrelinhas e exceções, rico continuará não indo para a cadeia.
Sheraton, a reforma
O ano começa com reformas no Sheraton Porto Alegre. R$ 1 milhão é o valor que o cinco estrelas investirá na remodelagem de 84 apartamentos em sete andares e na modernização do lobby. As obras começam em janeiro e visam a preparar o hotel para a Copa do Mundo de 2014.
A última luzinha é chinesa
Passada a euforia das luzinhas decorativas chinesas que inundaram o Brasil, o brilho da Capital se apagou. Diminuíram o espírito cristão e a alegria? Ou o dinheiro está escasso? Mas, nessa casa, a fantasia continua. Antes e mais ainda, fé no Natal e seus fluídos positivos, até seis de janeiro, dia dos Reis Magos. Nessa data é que, em outros países, os presentes são dados. Faz sentido.
Lula, shit e o filho do Brasil
Ninguém resiste a 80% de aprovação sem se apavorar. Diz-se que as críticas feitas a Lula, o filho do Brasil não foram ao filme, mas ao presidente. Em um país onde até minuto de silêncio é vaiado, vá lá. Menos mal que Lula quer tirar os pobres do Brasil da m... Como shit, em inglês, a palavra está incorporada ao nosso cotidiano. Mas nunca, antes, na história desse País, um presidente falou isso. Não em público...
A trágica estatística
Hoje, a imprensa estará divulgando a estatística trágica sobre os acidentes de trânsito no Natal. Nem tão acidentes assim, pois quem anda a mais de 100 km/h, faz ultrapassagens perigosas e não obedece à sinalização sabe que corre risco de vida e de ferir ou matar outras pessoas. Logo, acidente até aí. Somos todos indisciplinados no trânsito. E, em Imbé, a Brigada deu uma incerta na Beira-Mar e mandou os “Magais” desligarem os sons que infernizam a noite de todos. Ótimo.
Amazônia
O coronel da reserva do Exército Hiram Reis da Silva é um dos entusiastas pelas riquezas da Amazônia. Já realizou uma viagem de dois meses descendo o rio Solimões/Amazonas e hoje possui um acervo inestimável sobre a área. Pois o coronel Hiram está conhecendo o rio Negro e os problemas do povo ribeirinho.
O Pontal afundou no Guaíba
Passaram-se meses da consulta com a simplória presença de poucos porto-alegrenses sobre o Pontal do Estaleiro. Para nada. Dizem, nos corredores da Câmara, que nesta semana, se é que já não entrou, a empresa que ganhou o leilão entrará na Smov com o projeto. Só comercial. Enquanto isso, ratazanas, mosquitos, escuridão e muita solidão aproveitam a área. Porém, o ar, o sol e a vista do Guaíba estão protegidos para todos. Brincadeira.
O Camelódromo deu certo
O Shopping do Porto - Camelódromo abriu nos domingos em dezembro. Era uma lacuna. O movimento é bom. O estacionamento na cobertura cobra salgados R$ 5,00 pela hora inicial. Mas é uma ideia que está funcionando. Vale uma visita. Em frente, as “boutiques” da Voluntários vendem os mesmos artigos dos shoppings por 20% ou 30% menos.
Miúdas
• Saiu a segunda edição do livro O Sentimento de Culpa. É trabalho dos psicanalistas Julio Walz e Paulo Guedes.
• Farofa com Pimentão – Histórias de Praia é o novo livro do jornalista José Luiz Prévidi, lançado dia 22/12/2009.
• Livro Um Médico do Alto da Bronze continua fazendo sucesso, contando a vida do doutor Manoel Luiz Soares Pitrez. Foi escrito pelos seus filhos, o também médico Fernando Pitrez e Isabel Pitrez, com depoimentos e a história do mítico médico e demais filhos.
Roberto Brenol Andrade, interino