Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 22 de Dezembro de 2009 às 00:00

Luzes de Gramado...


Fernando Albrecht/Especial/JC
Jornal do Comércio
O Natal Luz de Gramado deste ano está sendo, segundo os hoteleiros, o melhor desde que o evento surgiu. Os nordestinos estão vindo em penca e saem maravilhados com o espetáculo, especialmente com a árvore que muda de cor na rua Borges de Medeiros. Graças a Gramado outras cidades também criaram suas festas natalinas.
O Natal Luz de Gramado deste ano está sendo, segundo os hoteleiros, o melhor desde que o evento surgiu. Os nordestinos estão vindo em penca e saem maravilhados com o espetáculo, especialmente com a árvore que muda de cor na rua Borges de Medeiros. Graças a Gramado outras cidades também criaram suas festas natalinas.
...luzes de Canoas
A prefeitura de Canoas está iluminada com tecnologia israelense. São 300 metros de cabos eletroluminescentes, que estão espalhados pelos cerca de 25 painéis de 10 metros de altura que revestem o prédio da administração municipal. A gaúcha Elamp importou os fios da israelense Lytec e é a única na região Sul a trabalhar com esta tecnologia.
Perspectivas 2010
Circula encartado na edição de hoje do Jornal do Comércio o caderno Perspectivas 2010. Ao contrário da choradeira do final do ano passado, quando empresários, economistas, analistas e políticos previam o fim dos tempos, desta vez há um otimismo generalizado. A governadora do Estado compartilha deste sentimento. Em entrevista exclusiva, Yeda Crusius fala de investimentos, política e eleições. 
 
Sem mudanças
As previsões dos horóscopos sempre começam dizendo que o ano que virá “será de grandes mudanças”. É a mesma lorota desde os tempos de Zora Yonara. Não existe ano sem mudança. Já começa a mudar na meia-noite do dia 31 dezembro, quando muda para 2010. Mas nenhum astrólogo se arrisca a prever em que ano político brasileiro corrupto finalmente irá em cana.
Caneladas eleitorais
Candidatos que pela primeira vez tentam a Câmara dos Deputados ou a Assembleia Legislativa não raro mapeiam quais os concorrentes de outros partidos no seu, digamos, segmento. Errado. Têm mais é de cuidar dos candidatos à reeleição do SEU partido. Aí é que mora o perigo. Se sentirem que o recém-chegado é uma ameaça, da barriga para cima tudo é canela.
Inspeção veicular
A propósito da inspeção veicular, leitor conta como ela se dá na Holanda. “Uma vez por ano o automóvel deve ser levado a uma oficina autorizada. Feitos os consertos, a oficina emite um laudo. Caso houver inspeção policial e faltar o laudo, o carro simplesmente não anda mais, punindo-se o motorista. Simples e eficaz.” De acordo, leitor, mas quem é que diz que no Brasil gostamos de coisas simples e eficazes?
Enxugando gelo
O senador Paulo Paim (PT) recebeu da OAB do Distrito Federal proposta de projeto de lei para coibir fraudes em licitações públicas. Paim será o relator da matéria. Tudo bem, tudo certo, palmas. Mas convém lembrar uma frase de Simon Bolívar que Hugo Chavez nunca cita: “Na América latina as instituições não são sérias porque as pessoas não são sérias”.
Queixa de leitor
A prefeitura colocou uma placa na estrada Retiro, na Ponta Grossa, informando a extensão do asfalto até o final da linha do ônibus. A previsão de entrega da obra é 17 de janeiro de 2010. Um leitor duvida. “Nem que a vaca tussa, a estrada estará concluída”, dizendo que as chuvas e o sumiço da empreiteira do local o levam à esta conclusão.
Discordância de leitor
Leitor discorda de forma azeda da nota sobre a questão do diesel brasileiro e dos motores mal regulados, afirmando que não existe associação de efeito estufa com a poluição dos carros, embora seja problema grave. “Mesmo se os carros fossem regulados e não houvesse enxofre no diesel, a emissão de carbono, essa sim prejudicial ao clima, seria a mesma.”
Boia nova
Antes da sessão que votou o projeto de revitalização do Cais do Porto, o presidente da colenda, vereador Sebastião Melo (PMDB), assinou contrato com a Hener Engenharia para a reforma dos dois restaurantes da Casa. A obra, com custo de R$ 270 mil, é uma velha reivindicação de vereadores e servidores.
Olho no olho
Vestidos a rigor, o secretário Rogério Porto, da Irrigação, e o presidente da Emater, Mário Nascimento, conferem uma das centenas de lavouras beneficiadas com este programa. A irrigação conta com 2.782 projetos de reserva de água, a maioria (558) na região de Passo Fundo. No site www.emater.tche.br há um conjunto de 12 mapas contendo a distribuição dos projetos de reserva de água, por município e região.
Miúdas
• Pessoas físicas tem até o dia 28 para doar 6% do IR devido para a Rede RS Criança. No www.rederscrianca.rs.gov.br.
• IV Prêmio Joaquim Felizardo homenageia destaques da cultura de Porto Alegre dia 20 de janeiro.
• Deputado Adão Villaverde (PT) homenageou o Crea/RS, o Sindicato dos Engenheiros e Sociedade de Engenharia.
• Vale dos Vinhedos espera receber mais de 35 mil turistas para a Vindima 2010, de janeiro a março.
• Competence criou anúncio e sinalização para os pontos de venda da nova fragrância Fresh Dreams da Panvel.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO