Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 18 de Novembro de 2009 às 00:00

A foto do fato


Mauro Schaefer/JC
Jornal do Comércio
O que este garoto está realmente fazendo no rio Guaíba? Estaria brincando de trancar a respiração ou bebendo água? Não parece ser o primeiro caso, porque a criançada quando faz isso costuma botar o rosto inteiro na água. Resta então a segunda hipótese, que seria de espantar.

O que este garoto está realmente fazendo no rio Guaíba? Estaria brincando de trancar a respiração ou bebendo água? Não parece ser o primeiro caso, porque a criançada quando faz isso costuma botar o rosto inteiro na água. Resta então a segunda hipótese, que seria de espantar.

Fim do sonho

O ministro Márcio Fortes, do Ministério das Cidades, jogou um balde de água fria nos que acreditavam neste sonho de uma noite de verão que é - foi - o metrô da Copa. Enquanto isso, a emenda do vereador Eng. Comassetto (PT) propondo gravar no Plano Diretor o traçado do metrô foi rejeitada. Comassetto acha que não ter metrô até a Copa não significa que ele não sairá mais adiante.

Serviço caro

Tudo bem que as empresas que administram estacionamentos cobrem bem pelo serviço, mas em alguns o valor cobrado é realmente estratosférico. Leitor pagou ontem R$ 17,00 para deixar seu carro durante 1h34min em garagem na rua Mostardeiro.

Prece atendida

Na sua luta pelo fim do fator previdenciário, que na prática reduz o valor da aposentadoria, o senador Paulo Paim (PT) foi além de queixar-se ao bispo: conseguiu o apoio do bispo. O secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, garantiu ao senador gaúcho o apoio da entidade à sua luta e vai divulgar carta aberta sobre o assunto. Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o projeto de Paim.

Pelas bordas

Mais uma rede de supermercados que começou comendo o mingau pelas bordas e chega ao centro do prato. A rede Gecepel inaugurou ontem sua loja na avenida Independência, onde várias marcas já estiveram - a começar pelo Real nos anos 60 - passando a rua Santo Antônio, no sentido Centro-bairro.

Vícios inflacionários

Leitor chama atenção para um detalhe de nota oficial anunciando greve de um sindicato de funcionários públicos. A folhas tantas lê-se que a greve sairá porque "os servidores estão há quase um ano sem qualquer reajuste". Pelo andar da carruagem, a próxima greve será por falta de reajuste "há quase seis meses" e assim até chegar o "há quase um dia". Com essa inflação galopante, duvidar quem há de...

Queixa de leitor

"Moro no bairro Petrópolis, defronte a Praça Tamandaré. Depois que a prefeitura terceirizou o corte de grama o serviço tem sido de uma irregularidade incrível. Atualmente o "pasto" está tão exuberante que diariamente os carroceiros soltam os cavalos para serem alimentados".

Trocando as rédeas

O fim das carroças e carrinheiros em Porto Alegre vai ganhando terreno. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil pretende oferecer cursos de formação de mão de obra para este pessoal, que trocaria as rédeas pela colher de pedreiro. O presidente Valter Souza reuniu-se com o ministro Carlos Lupi, do Trabalho, para pedir recursos com este objetivo.

Bolsa

Muitos leitores estranharam a forma como foi publicada a página da Bolsa, diferentemente do padrão utilizado pelo Jornal do Comércio. Acontece que a bolsa modificou sua página, de onde são retiradas as cotações diárias, e ela sofreu uma pane. Publicamos, então, os dados da única forma que a bolsa podia nos oferecer. Julgamos que era melhor publicar daquela forma do que não publicar nada. Hoje estamos voltando à formatação padronizada pelo JC.

A bala do trem

O deputado Paulo Azeredo (PDT) insiste no seu já famoso trem-bala. Erra no varejo e acerta no atacado. Uma só linha não tem como, mas se existisse um plano nacional de ferrovias seria outro papo. Em termos de economia é até covardia. Nos Estados Unidos, com rodovias de primeira, um caminhão gasta um galão (3,8 litros) para levar uma tonelada a 180 quilômetros de distância. No trem, um galão leva a mesma tonelada por 800 quilômetros.

O de sempre

Esta cena foi colhida na BR-386, mas no mesmo dia, hora, minuto e segundo, flagrantes semelhantes poderiam ser colhidos em tal quantidade que uma exposição encheria o Maracanã, ou o Beira-Rio. Pelo que se observa nas cidades e rodovias é até um milagre que não morra mais gente.

Miúdas

• Prefeito José Fogaça lança amanhã/17h/Chalé da Praça XV/ o Festival do Centro Histórico de Porto Alegre.

• Sociedade de Engenharia RS promove amanhã/14h/Coronel Marcos, 163/ o debate Mobilidade Urbana e a Copa de 2014.

• Ex-ministro Odacir Klein autografa seu livro "Conversando com os netos" hoje/19h30min/Fnac/BarraShoppingSul.

• Faculdade de Direito da UniRitter Canoas discute hoje e amanhã Direito Público entre Brasil e Argentina.

• Dica: Larousse lançou o livro "501 filmes que merecem ser vistos", filmes clássicos e contemporâneos selecionados por gênero.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO