Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Adega

Coluna

- Publicada em 14 de Maio de 2015 às 00:00

Que venha o Wine Day de 2016


JOÃO MATTOS/JC
Jornal do Comércio
As notícias são boas para os apreciadores: a noite dos Malbecs argentinos foi um sucesso, os vários ambientes do consulado recebendo mais de 200 convidados, que escolhiam entre rótulos de 25 bodegas. Na seção Três Perguntas (ao lado) o cônsul-geral da Argentina prevê que, a partir de 2016, Porto Alegre estará inserida na comemoração mundial do Malbec Wine Day.
As notícias são boas para os apreciadores: a noite dos Malbecs argentinos foi um sucesso, os vários ambientes do consulado recebendo mais de 200 convidados, que escolhiam entre rótulos de 25 bodegas. Na seção Três Perguntas (ao lado) o cônsul-geral da Argentina prevê que, a partir de 2016, Porto Alegre estará inserida na comemoração mundial do Malbec Wine Day.
Este colunista circulou por todas as mesas de degustação. Dentre tantos vinhos, prudentemente resistiu à tentação e experimentou apenas quatro: o consagrado Pulenta Estate; um Don Nicanor 2012 de Nieto Senetiner, importação da Casa Flora, com 12 meses em carvalho francês e tempo de guarda estimado em sete anos; um precioso Nosotros 2009, da Bodega Dominio del Plata (Mendoza), da seleção da Cantu Importadora.
Para encerrar, o Andeluna 2010 - vinhedos em Tupungato Valley, a 1,3 mil metros de altitude, elaborado sob consultoria de Michel Rolland -, apresentado por Sommelier Vinhos, com boa relação preço/qualidade.
Todos são vinhos altamente recomendáveis, tanto para os apreciadores de Malbec quanto para quem pretende dar maior atenção a essa cepa, ícone da produção argentina.

Três perguntas para - Carlos César García Baltar cônsul-geral da Argentina em Porto Alegre

1 - O Dia Mundial do Malbec teve em Porto Alegre, finalmente, uma comemoração à altura de seu significado?
Carlos César García Baltar - Sim, a fama e importância do Rio Grande do Sul como produtor e consumidor de vinho e espumantes foram elementos decisivos para eleger Porto Alegre como uma das 64 cidades ao redor do mundo nas quais se celebrou o MWD 2015. Estiveram presentes, através de importantes importadoras e distribuidoras, 25 adegas argentinas que tiveram a oportunidade de oferecer suas etiquetas de casta Malbec para um seleto grupo de formadores de opinião. Já existe previsão de incluir Porto Alegre no calendário oficial do MWD 2016.
2 A Malbec é, reconhecidamente, um ícone da vitivinicultura da Argentina, que outras variedades de destaque o país possui?
Baltar -  A casta Torrentés, típica de Salta, é a principal uva branca, mas há outras variedades que produzem vinhos excelentes – é o caso de Cabernet Sauvignon, Bonarda e Cabernet Franc.
3 - Os vinhos argentinos já ocupam o espaço que ambicionam no mercado de Porto Alegre e do Brasil?
Baltar - Os vinhos argentinos hoje compõem a segunda nacionalidade dentre os que mais seconsomem no Brasil, à frente de países tradicionais como França, Itália e Portugal. A casta Malbec é uma das preferidas dos brasileiros, resulta em vinhos fáceis de beber. Estima-se que em Porto Alegre exista um importante potencial de crescimento do consumo de vinhos e espumantes argentinos, que precisa ser trabalhado com ações de promoção comercial adequadas às características deste mercado regional.

Doses

  • O popular Daily Mail, de grande circulação no Reino Unido, incluiu o Araucaria Riesling Pinot Grigio em sua lista dos “17 vinhos fora do comum”. O vinho é produzido pela Miolo, especialmente para a rede de supermercados britânica Waitrose.
  • Hoje, das 19h às 21h, na Bazkaria (rua Comendador Caminha, 324), degustação do vinho Cartagena Cabernet Sauvignon, da Casa Marín. A vinícola fica no litoral central do Chile e seus vinhedos, entre as montanhas.
  • Nova cachaça orgânica da Weber Haus traz um leve toque amadeirado de carvalho francês. Lançada com foco no mercado internacional, ela já está na China e nos Estados Unidos. A criação foi de Jean Ponce, a garrafa (um litro) tem pintura jateada e serigrafia em ouro (foto). No Brasil o peço sugerido é de R$ 95,00.
  • Miolo colecionou medalhas em degustação às cegas, que é considerada a maior, envolvendo apenas vinhos brasileiros disponíveis no mercado. Reserva Sauvignon Blanc 2014 e RAR Collezione Gewürztraminer 2011 foram campeões em suas categorias; o espumante Millésime 2011 e o Merlot Terroir 2012 conquistaram medalhas de ouro.
  • Outros nove vinhos da Miolo receberam medalha de prata nessa prova, que reuniu cerca de 700 rótulos de 87 produtores, de sete estados brasileiros.

Chope e cerveja

  • Bierland abriu inscrições para seu 4º Concurso Cervejeiro Caseiro. Serão aceitos 100 participantes e, dentre eles, escolhidas as três melhores cervejas, todas no estilo American Barleywine. O recebimento das amostras será de 13 a 25 de julho e a avaliação, dia 1 de agosto. Seja rápido: www.concursobierland.com.br.
  • Segue a agenda de degustações de cervejas especiais nas quartas-feiras do Komka: da Coruja, Extra Viva, Viva, Otus, Alba Weizen e Alba Weizenbock (20 de maio); da gramadense Rasen Bier, Pilsen, Amber Ale, Weizen e Dunkel (27 de maio); da Schmitt , Chopp e Big Ale (03 de junho). E dia 10 de junho, sete rótulos da Abadessa. Avenida Bahia, 1.275 (tel. 3222-1881).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO