A motocicleta incorporou o sistema que dá ao piloto a opção de automatizar a função da embreagem, mantendo o comando de pedal para a troca de marchas. A tecnologia E-Clutch realiza a gestão eletrônica da embreagem por meio de atuadores e sensores, mas a embreagem e a transmissão em si não diferem das de uma moto convencional.
A operação se caracteriza pela simplicidade, eliminando a necessidade de usar o manete da embreagem para passar ou reduzir as seis marchas. Basta o piloto acionar o pedal de câmbio para efetuar as trocas - porém, se assim preferir, ele pode manusear o manete da embreagem normalmente.
O uso do manete da embreagem não é necessário nem ao arrancar ou parar. O sistema E-Clutch ativa-se assim que o motor é ligado, e é capaz de gerenciar diversos cenários de utilização, eliminando a possibilidade de o motor parar de funcionar durante a pilotagem.
A Honda CB 650R E-Clutch teve uma atualização de design, apresentando uma nova traseira, mais elevada, com lanterna inédita, grupo óptico dianteiro com novo farol, e painel digital colorido de cinco polegadas também novo.
Equipada com motor de 649 cm3 e quatro cilindros, com 86,7 cv de potência e 56,8 Nm de torque, a motocicleta custa ao público R$ 58.270,00, sem frete.