Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Automotor

Mercado Automotivo

- Publicada em 09 de Junho de 2023 às 03:00

Honda Civic Type R significa adrenalina nas veias

Suspensão dianteira conta com suporte de eixo duplo e braços fixos; a traseira é Multilink

Suspensão dianteira conta com suporte de eixo duplo e braços fixos; a traseira é Multilink


FOTOS - HONDA/DIVULGAÇÃO/JC
O novo esportivo estreia no Brasil com tudo para virar objeto de desejo. Além do visual arrebatador, tem desempenho marcante, excelência dinâmica e tecnologia avançada, com preço à altura: a partir de R$ 429.900,00.
O novo esportivo estreia no Brasil com tudo para virar objeto de desejo. Além do visual arrebatador, tem desempenho marcante, excelência dinâmica e tecnologia avançada, com preço à altura: a partir de R$ 429.900,00.
O Type R, que pertence à 11ª geração do Civic, consagrou-se como o carro de tração dianteira mais rápido do mundo, após recorde de tempo de volta em Nürburgring, o lendário circuito de corridas alemão. Boa parte dessa performance é consequência da eficiência do motor 2.0 turbo.
O propulsor despeja nas rodas dianteiras 297 cv de potência e torque máximo de 419,4 Nm. O rendimento extremo vem de uma nova turbina, mas também da atuação do duplo comando de válvulas no cabeçote e dos sistemas variáveis de admissão e escape.
Outro grande diferencial é a transmissão manual de seis marchas, com calibração exclusiva, para maior suavidade e precisão dos engates. O câmbio possui recurso que realiza automaticamente, sempre que detecta a iminência de uma redução de marcha, a elevação da rotação do motor (o chamado "punta-taco"), tornando a condução ainda mais esportiva.
Mas o foco na dirigibilidade não para por aí. É possível optar entre quatro modos de condução (Comfort, Sport, R e Individual), que alteram seis parâmetros de direção: gerenciamento do propulsor, assistência do volante, rigidez dos amortecedores, ronco do escapamento, punta-taco nas reduções e layout do quadro de instrumentos.
O design do Honda Civic Type R esbanja agressividade, especialmente pelas grandes entradas de ar, exaustor no capô (que é feito de alumínio), para-lamas abaulados e pelo enorme aerofólio traseiro. A carroceria do modelo ganhou 15 mm de largura e ficou 28 mm mais baixa em relação à geração anterior, deixando a postura do hatchback ainda mais intimidadora.
O estilo arrojado também está presente na cabine do automóvel, com direito a revestimento vermelho no assoalho e nos bancos dianteiros, que são em formato concha, como nos carros de corrida. O volante é coberto de tecido suede, com textura suave e agradável.
As tecnologias de segurança e assistência são outro destaque do esportivo, contemplando 10 airbags (dois frontais, dois de cortina, quatro laterais e dois de joelhos - para motorista e passageiro da frente), controle de tração e de estabilidade, frenagem de emergência e piloto automático adaptativo, para citar as mais importantes.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/06/08/206x137/1_civic_type_r___detalhe__7_-10234741.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'6481ead251e13', 'cd_midia':10234741, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/06/08/civic_type_r___detalhe__7_-10234741.jpg', 'ds_midia': '   ', 'ds_midia_credi': 'HONDA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': '   ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '596', 'align': 'Left'}
Em formato concha e revestidos de tecido vermelho, bancos dianteiros envolvem os ocupantes