Há cerca de 10 anos, ninguém conceberia um utilitário-esportivo com mais de 1,5 tonelada de peso equipado com um motor menor do que um V6 de 3.0 litros. Afinal, um propulsor grande significava potência e torque necessários para movimentar com agilidade aceitável um veículo com tal massa.
O problema é que essa força também trazia consigo alto consumo de combustível e emissões elevadas de poluentes. Dois fatores que passaram a ser alvo de legislações ambientais para veículos cada vez mais rígidas em todo o mundo.
Em tal cenário, paralelamente ao desenvolvimento da tecnologia híbrida e da eletrificação, a indústria automobilística trouxe de volta o conceito de downsizing para viabilizar a continuidade dos propulsores a combustão. Ou seja: motores menores, mais compactos, porém sobrealimentados, por turbos ou compressores.
Essa solução mecânica e seus méritos já eram conhecidos, mas pouco apreciados pelos “puristas” que preferiam a “brutalidade”, inclusive sonora, dos propulsores a combustão convencionais, com grande cilindrada. A mudança de mentalidade foi tão grande que os motores pequenos turbinados viraram opção também para carros médios e compactos.
Automotor testou recentemente o Equinox Premier, SUV premium da Chevrolet dotado de “modesto” propulsor 1.5 turbo de quatro cilindros. Além da turbina, recursos como a injeção direta de combustível ajudam a gerar 172 cv de potência e 272 Nm de torque máximos.
Números suficientes para proporcionar ao Equinox rendimento que não decepciona quando é necessário pisar mais fundo no acelerador, junto de uma economia de combustível inviável para um motor a combustão convencional quando o motorista não está com pressa. E é justamente essa combinação que mudou a história do downsizing: menor consumo e bom desempenho literalmente andando juntos.
O Chevrolet Equinox se beneficia muito bem disso, permitindo consumo urbano próximo de 10 km/l, com a agilidade que se espera quando preciso. Mais do que isso, o SUV mostra uma proposta de valor interessante, equilibrando acabamento de bom nível, espaço interno amplo e uma ótima oferta de itens de tecnologia, conectividade e segurança.