Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Adega

Coluna

- Publicada em 10 de Outubro de 2013 às 00:00

Para sua particular degustação


SAN MIGUEL/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Um restaurante quase secreto, que permite a quem vai jantar levar seus vinhos, sem cobrar rolha nem serviço. O que há de novo no mundo dos vinhos e das cervejas. E um coquetel gigante, para ser bebido comunitariamente. Eis uma boa dose de informações a serem degustadas pelos leitores desta página. Aproveite!
Um restaurante quase secreto, que permite a quem vai jantar levar seus vinhos, sem cobrar rolha nem serviço. O que há de novo no mundo dos vinhos e das cervejas. E um coquetel gigante, para ser bebido comunitariamente. Eis uma boa dose de informações a serem degustadas pelos leitores desta página. Aproveite!

Muito prazer

O sistema é diferenciado no Mesa de San Miguel: jantar lá requer inscrição, o número de comensais é rigorosamente limitado, o menu varia a cada encontro e o endereço somente é informado aos que irão participar. O mais bacana é que há dois preços: com os vinhos sugeridos pelo restaurante, R$ 170,00; quem preferir trazer os seus de casa paga apenas R$ 130,00, sem cobrança de rolha nem de taxa de serviço.

Neste sábado, o mote é irresistível: foram resgatadas receitas do antigo Sans Souci, que existiu em Ipanema e servia raridades na vida gastronômica de Porto Alegre, como vatapá. Para executá-las, reuniram-se Luiz Roberto Pecoits Targa e Aline Bonnamain, autores do seguinte menu: vatapá de galinha (foto), acaçá, amalá de quiabo com camarões, mungunzá, quindins e torta de abacaxi.
A recepção será com o crémant Loup Cholet de Bourgogne Brut. O jantar será harmonizado com o branco português Régia Colheita Reserva DOC Reguengos, das castas Antão Vaz, Arinto, Perrum e Siria. Ou com os vinhos que você levar.
A comunicação possível e necessária para inscrições é pelo sanmiguelmesa@outlook.com.

Seu bar

Um drinque em dose tripla

ROSARIO LOUNGE/DIVULGAÇÃO/JC
Esse impressionante drinque da foto é o Gran Mojito, uma livre interpretação do drinque predileto de Ernest Hemingway enquanto viveu em Cuba. Por que impressionante? Ora, essa versão é apresentada em copos de um litro no Rosário Resto Lounge, onde - lógico - costuma ser pedida para no mínimo dois degustadores, cada um com seu canudinho. O Rosário se gaba de possuir o maior bar da América Latina, oferecendo 115 rótulos de bebidas diversas em sua carta, mas aí já é assunto para o Guiness.
Gran Mojito
  •  300 ml de rum Bacardi Superior
  •  4 limões sicilianos
  •  refrigerante de limão (club soda)
  •  sementes de cardamomo
  •  15 ml de sugar syrup
  •  hortelã
  •  gelo
  1.  Macerar os limões com o sugar syrup.
  2.  Acrescentar gelo, rum e misturar em coqueteleira.
  3.  Com auxílio de uma colher bailarina, adicionar hortelã e sementes de cardamomo.
  4.  Mexer, colocar mais gelo e completar com refrigerante de limão.
  5.  Decorar com limão e folhas de hortelã.

Observação do colunista: o sugar syrup nada mais é do que açúcar misturado com água mineral, em proporções iguais. Aquecidos em uma panela, mexendo sempre, após dois minutos de fervura estará pronto, podendo ser armazenado em refrigerador por várias semanas.

Doses

  • Enóloga Gabriela Jornada desembarca hoje em Paris para palestrar sobre vinhos e regiões vitivinícolas do Brasil e a história da Miolo. O foco é um grupo de sommeliers da Lavínia, loja que oferece mais de dois mil tipos diferentes de vinhos de todo o mundo, além de outros três mil rótulos franceses. A degustação terá Quinta do Seival Castas Portuguesas 2011, Merlot Terroir 2011 e Lote 43.
  • Zaffari Bourbon passa a comercializar os produtos da Weber Haus, cachaçaria localizada em Ivoti. As cachaças especiais Prata, Extra Premium 6 Anos e Premium Gold Orgânica já estão nas lojas da rede em Porto Alegre, Canoas, Passo Fundo, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Caxias do Sul.
  • Linha Salton Intenso ganhou seu primeiro espumante (foto), elaborado com a variedade Malvasia, cultivada na região da Serra Gaúcha. Lucindo Copat, principal enólogo da vinícola, a descreve como “uma uva aromática, de perfumes mais finos, não tão intensos como os da Moscato, com cachos semelhantes ao da Prosecco”. Ele ainda destaca “o desprendimento de pequenas borbulhas de gás em forma de rosário e a boa formação de espuma e persistência”.

Chope e cerveja

  • Have a Nice Beer, clube de cervejas especiais com quase 10 mil associados, lançou sua webstore, inicialmente com 300 rótulos, incluindo exemplares produzidos sob encomenda para a empresa. Ela, aliás, nasceu em Porto Alegre, expandiu-se fortemente e hoje tem sede em São Paulo, tocada por três sócios gaúchos. O endereço: www.haveanicebeer.com.br.
  • Uma edição especial da cerveja Devassa, em homenagem aos 30 anos da casa de shows Opinião, está disponível também nos supermercados e em lojas especializadas de todo o Rio Grande. O Opinião faz questão de registrar que foi dos primeiros a oferecer a linha Devassa em Porto Alegre.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO