Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Advocacia

- Publicada em 04 de Julho de 2022 às 20:13

Programa de mentoria a alunos de Direito inicia 2ª edição

Mentoria é oferecida a estudantes em situação de vulnerabilidade social e baixa renda

Mentoria é oferecida a estudantes em situação de vulnerabilidade social e baixa renda


MASTER1305/FREEPIK.COM/DIVULGAÇÃO/JC
Vinicius Alves
Na medida que a graduação se encaminha para o final, naturalmente surgem dúvidas e incertezas quanto ao futuro na carreira escolhida. Com o objetivo de auxiliar os estudantes nesses aspectos, surgiu o Projeto MetAMorfose, idealizado pela Comissão da Diversidade do escritório de advocacia Andrade Maia, em Porto Alegre, e focado em um programa de mentoria a alunos do curso de Direito a fim de desenvolvê-los para o mercado de trabalho.
Na medida que a graduação se encaminha para o final, naturalmente surgem dúvidas e incertezas quanto ao futuro na carreira escolhida. Com o objetivo de auxiliar os estudantes nesses aspectos, surgiu o Projeto MetAMorfose, idealizado pela Comissão da Diversidade do escritório de advocacia Andrade Maia, em Porto Alegre, e focado em um programa de mentoria a alunos do curso de Direito a fim de desenvolvê-los para o mercado de trabalho.
A mentoria é oferecida a estudantes que estejam cursando a partir do 5º semestre e em situação de vulnerabilidade social e baixa renda. Eles passam por uma seleção que envolve entrevistas com a comissão e o RH, além de terem que apresentar uma carta de intenção. O MetAMorfose tem duração de seis meses e conta com 10 encontros quinzenais on-line de 1h30min entre mentorandos e mentores - estes, sócios e gestores administrativos do Andrade Maia Advogados. Durante o decorrer das atividades, o mentor auxilia o estudante com o intuito de orientá-lo na carreira, provocando insights sobre seu desenvolvimento e ajudando-o a alcançar suas metas de maneira mais estruturada.
"Dentro desses encontros, temos atividades como desenvolvimento de currículo, conhecimento pessoal e profissional e disponibilizamos testes de personalidade e desenvolvimento. Sempre digo que a mentoria é entre mentor e mentorando já que, às vezes, pode acabar sendo solicitada uma demanda que não está dentro do cronograma inicial, mas que vai fazer toda a diferença para o estudante", detalha a coordenadora do projeto, Anelise Damasceno.
O projeto está em sua 2ª edição e é realizado em parceria com universidades desde sua criação em 2021. No ano passado, participaram nove alunos - a maioria da Universidade LaSalle (Unilasalle), de Canoas. Em 2022, são cinco estudantes, e a parceria foi expandida à PUC-SP. Segundo Anelise, o objetivo é aumentar ainda mais o número de instituições envolvidas.
Primeiro mentor a se voluntariar em 2021, o sócio fundador e administrador do Andrade Maia, Júlio Cesar Goulart Lanes, vê a experiência como enriquecedora. "Nesse tipo de espaço se vê muita vontade de quem está recebendo e participando. Isso é muito bacana. Criarmos esse ambiente de oportunidade é algo que não é só positivo para quem está recebendo, mas também para quem está realizando", afirma.
Lanes foi um dos mentores da primeira edição do MetAMorfose, no segundo semestre de 2021. Seu mentorando, Guilherme Frasson, relata que vivia um momento de grande incerteza quando decidiu se inscrever no programa. "Não sabia nem se seguiria no Direito, talvez pensando em mudar de área", lembra o estudante, que na época cursava o 8º semestre do curso na Unilasalle.
Agora, aos 26 anos, prestes a se formar e aprovado no exame da OAB, Frasson valoriza o tempo em que esteve no projeto, tendo papel importante, sobretudo, em sua aprovação na prova da Ordem. "Com a mentoria tive certeza que gostaria de ser advogado", ressalta. Ele acabou sendo contratado para a área cível do escritório após o encerramento das atividades. No entanto, os realizadores do MetAMorfose reforçam que, apesar do estudante ter sido efetivado, o programa não garante admissão e isso não é a premissa da iniciativa.
A segunda edição do MetAMorfose teve início em junho e os novos participantes já tiveram um primeiro contato com seus mentores. No último semestre de Direito na Unilasalle, Leonardo dos Santos é um dos mentorandos de 2022. Ele comenta que a vontade de conhecer mais do mercado de trabalho e das tendências para o futuro na área foram os grandes motivos que o fizeram se inscrever.
Leonardo nunca havia participado de atividades parecidas e apenas esteve em grupos de pesquisa, com uma atuação mais acadêmica. A mentora do estudante de 22 anos será a advogada Natália Cepada Fernandes, vinculada à área de Direito Público do escritório, assunto de interesse do estudante. Aliás, esse é um dos cuidados que o programa de mentoria busca ter na hora de realizar os "matchs" entre mentores e mentorandos.
"Esse meio tempo entre acabar a graduação e o exame na OAB gera bastante ansiedade e conseguir falar com uma sócia do escritório, de uma maneira aberta, não tão profissional, é algo que engrandece ambos. Vou aprender muita coisa da qual não haveria como ter conhecimento sem ter esse contato", conclui o estudante.
Quem vive momento parecido é a estudante Paloma da Silveira Martins, de 26 anos. Ela está indo para o último semestre na Universidade de Caxias do Sul e conheceu o MetAMorfose através de uma propaganda em um site. "Quando vi, me chamou atenção, pois só sabia de mentorias pagas. Foi quando acessei e vi que me enquadrava no perfil. Fiz a inscrição com um imenso frio na barriga", lembra a estudante, que também nunca participou de atividades de mentoria e espera que o programa seja algo "muito construtivo" na sua carreira.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO