Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Aviação

- Publicada em 16 de Janeiro de 2023 às 18:35

Aeroporto de Porto Alegre é o 20º mais pontual do mundo, aponta pesquisa

Terminal aéreo da capital gaúcha conquistou o 6º lugar na América Latina e entrou para o top 20 global

Terminal aéreo da capital gaúcha conquistou o 6º lugar na América Latina e entrou para o top 20 global


/ANDRESSA PUFAL/JC
Os dois aeroportos administrados pela Fraport Brasil estão no ranking de mais pontuais da América Latina e do Mundo, segundo a OAG, fornecedora líder de informações, inteligência e análises digitais de voos para aeroportos, companhias aéreas e empresas de tecnologia de viagens. O Fortaleza Airport (Aeroporto Internacional Pinto Martins) ficou em 1º lugar no ranking de aeroporto mais pontuais da América Latina e entrou na 8ª posição da disputa mundial.
Os dois aeroportos administrados pela Fraport Brasil estão no ranking de mais pontuais da América Latina e do Mundo, segundo a OAG, fornecedora líder de informações, inteligência e análises digitais de voos para aeroportos, companhias aéreas e empresas de tecnologia de viagens. O Fortaleza Airport (Aeroporto Internacional Pinto Martins) ficou em 1º lugar no ranking de aeroporto mais pontuais da América Latina e entrou na 8ª posição da disputa mundial.
Já o Porto Alegre Airport (Aeroporto Internacional Salgado Filho) conquistou o 6º lugar na América Latina e entrou no top 20 global, como o 19º colocado dos aeroportos mais pontuais do mundo. O estudo Punctuality League 2023 é realizado pela OAG e analisa dados de voo do ano inteiro - de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. O objetivo é classificar o desempenho das companhias aéreas e aeroportos que têm no mínimo 2,5 milhões de assentos de partida por ano. A previsão de janeiro é de 3.993 voos e 564 mil pessoas embarcando e desembarcando no aeroporto de Fortaleza. Em Porto Alegre, está previsto um tráfego aéreo de 5.079 voos neste mês e 690 mil passageiros.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho passou em 2018 para a administração da Fraport, que assumiu as operações em decorrência do processo de concessões do governo federal. A empresa alemã realizou investimentos, estimados em R$ 600 milhões. A Fraport administra 30 aeroportos em todo o Mundo. No Brasil, além de Porto Alegre, também venceu a concessão em Fortaleza. A outorga pelo aeroporto gaúcho foi de R$ 382 milhões, com concessão por 25 anos, prorrogáveis por mais cinco anos. No programa de investimentos obrigatórios estavam a expansão do terminal para 36 mil metros quadrados, extensão da pista por pelo menos 920 metros, implementação de novos sistemas automáticos de gerenciamento de bagagens e de controle de segurança e 14 pontes de embarque de aeronaves e respectivos pátios.
 

Capacidade doméstica da Latam no Brasil deve crescer 20% neste início de 2023

A capacidade doméstica da Latam no Brasil deve crescer 20% neste início de 2023. Esta é a projeção de crescimento da oferta doméstica de assentos da empresa para janeiro na comparação com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia de Covid-19). O avanço reforça, segundo a empresa, que a Latam tem conseguido ampliar de forma eficiente e sustentável a sua conectividade no País.
Atualmente, a companhia já voa para o maior número de destinos nacionais da sua história no Brasil, alcançando 54 aeroportos (eram 44 em 2019). Em breve, esse número ainda vai aumentar, pois a Latam começará a voar para Passo Fundo (RS) a partir de março deste ano.
Como aponta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, a companhia passou pela pandemia e saiu do processo de Capítulo 11 muito mais eficiente, com mais destinos na operação no Brasil.
"A eficiência que alcançamos foi fundamental para a retomada mais acelerada e desenvolvimento do mercado doméstico. Temos boas perspectivas para 2023 e começamos com uma operação robusta na alta temporada".
Para janeiro de 2023 está prevista a operação de mais de 19 mil pousos e decolagens, distribuídos em 130 rotas domésticas. Em 2022, a LATAM inaugurou suas operações em Sinop (MT), Presidente Prudente (SP), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Montes Claros (MG) e Juiz de Fora (MG).

Azul terá 158 voos extras para atender demanda do Carnaval

Com o passar dos festejos de final de ano, as atenções se voltam para uma das mais principais e populares festas do País: o Carnaval. E para atender a demanda dos Clientes que desejam viajar para os destinos onde a comemoração é bastante procurada por brasileiros e estrangeiros, a Azul colocará em operação 158 voos extras entre os dias 17 e 26 de fevereiro.
Campinas, Recife e Belo Horizonte, principais hubs da companhia, além de Salvador, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Florianópolis e Maceió, cidades tradicionalmente conhecidas por concentrar a folia, receberão o maior volume de operações adicionais.
Neste ano, a companhia alocará voos extras em 29 rotas: Confins-Porto Seguro, Confins-Cabo Frio, Confins-Ilhéus, Confins-Maceió, Confins-Santos Dumont, Confins-Salvador, Goiânia-Porto Seguro, Montes-Claros-Porto Seguro, Porto Alegre-Recife, Recife-Campina Grande, Recife-Fortaleza, Recife-Juazeiro do Norte, Recife-João Pessoa, Recife-Maceió, Santos Dumont-Salvador, Salvador-Porto Seguro, Salvador-Goiânia, Salvador-Recife, Viracopos-Porto Seguro, Viracopos-Confins, Viracopos-Florianópolis, Viracopos-Galeão, Viracopos-Foz do Iguaçu, Viracopos-Jericoacoara, Viracopos-Maceió, Viracopos-Navegantes, Viracopos-Recife, Viracopos-Santos Dumont e Viracopos-Salvador.
A gerente de Planejamento de Malha da Azul, Beatriz Barbi, destaca o trabalho realizado para conciliar a oferta da companhia com a demanda durante o período do Carnaval. "Estamos sempre atentos às oportunidades e necessidades de nossos Clientes. Por isso, nessa época em que muitas pessoas se programam para viajar e curtir a folia, disponibilizaremos uma oferta adicional de voos para os destinos mais procurados neste período", explica.
"Temos a certeza de que preparamos uma malha que atende as expectativas daqueles que vão curtir a festa e também de quem irá aproveitar a data para descansar, visitar a família ou conhecer uma das mais de 150 cidades para onde a Azul voa", ressalta.
Os dias 18 de fevereiro, sábado de Carnaval, e 22 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, serão as datas com maior volume de operações extras da Azul. Serão, respectivamente, 36 e 46 decolagens adicionais para levar e trazer os Clientes que forem aproveitar o Carnaval.

EUA interrompem voos por razões de segurança após falha em sistema

Os Estados Unidos suspenderam voos em todos os aeroportos do país na quarta-feira passada (11), após uma falha no sistema da Administração Federal de Aviação (FAA). A Casa Branca descartou a possibilidade de um ciberataque, mas o motivo da pane ainda está sendo investigado.
Alguns voos começaram a ser retomados, mas a previsão era que a interrupção do tráfego aéreo fosse mantida até perto do fim do período da manhã. Em um comunicado, a FAA informou que "ordenou às companhias aéreas que suspendessem todas as partidas domésticas até às 9h (11h em Brasília) para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança".
Em sua última atualização, o FAA disse que está "fazendo progressos" na restauração das operações. As partidas estão sendo retomadas nos aeroportos Newark Liberty e Atlanta Hartsfield-Jackson, disse a agência no Twitter. "Esperamos que as partidas sejam retomadas em outros aeroportos às 9h, horário do leste", acrescentou. Mais de 21 mil voos estavam programados para decolar nos EUA na quarta, principalmente viagens domésticas, e cerca de 1.840 voos internacionais deveriam voar para os EUA.