Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Negócios corporativos

- Publicada em 12 de Setembro de 2022 às 18:39

Estrutura logística da OIW amplia atendimento a provedores

Centros de distribuição da companhia, que tem sede em Taquari, buscam localização estratégica para reduzir custos logísticos

Centros de distribuição da companhia, que tem sede em Taquari, buscam localização estratégica para reduzir custos logísticos


/oiw/divulgação/jc
A empresa OIW, importadora de cabos de fibra óptica para telecomunicações do Brasil, aposta em seu parque logístico, um dos maiores do País para equipamentos de telecom, para fazer frente à demanda de equipamentos principalmente por parte dos provedores regionais.
A empresa OIW, importadora de cabos de fibra óptica para telecomunicações do Brasil, aposta em seu parque logístico, um dos maiores do País para equipamentos de telecom, para fazer frente à demanda de equipamentos principalmente por parte dos provedores regionais.
Com sede no município gaúcho de Taquari, a OIW possui Centros de Distribuição instalados no município gaúcho, em São Francisco do Sul (SC), Montes Claros (MG), Cuiabá (MT), Ilhéus (BA) e Maracanaú (CE). As localizações estratégicas das unidades favorecem a redução de custos logísticos e de prazos de entrega para os clientes, principalmente do Norte e do Centro-Oeste, mercados importantes para a OIW, de acordo com informações divulgadas pela assessoria de comunicação da empresa.
A expectativa para 2022 é de ampliar o atendimento aos provedores, principalmente para fazer frente à contínua expansão das redes de fibra óptica nas regiões mais remotas. "A abertura de CDs em locais como Cuiabá, com foco no Centro-Oeste e Norte, e em Maracanaú/CE com foco no Nordeste, favorece nossa cobertura", afirma Roberto Ferreira, sócio-diretor da OIW. 
O mercado de provedores regionais conta com cerca de 12 mil empresas no País, segundo dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). Em março, eram 40,8 milhões de acessos banda larga fixa no país, sendo 64,1% em fibra e os provedores regionais respondem por 46,3% desse total.
De acordo com Ferreira, a capacidade total de armazenamento é de 14 mil m2, o que permite que as entregas nas regiões das unidades ocorram em prazos mais curtos do que normalmente aconteceria. "Em alguns casos, a redução chega a 50% no prazo de entrega, se comparado como atendíamos no passado, por exemplo, com cargas saindo da BA para o norte do país, que hoje são destinos atendidos pela unidade de MT", observa Ferreira.
A OIW Telecom destaca-se no mercado nacional no fornecimento de equipamentos tais como cabos de fibra óptica, OLTs (Concentradores de Clientes) e ONUs (unidades de assinantes), roteadores sem fio, switches, roteadores de borda e demais componentes da rede óptica necessários para o provedor regional fazer o seu atendimento.
O robusto suporte logístico é essencial para respaldar a nova unidade de negócios, a de energia solar, e que também tem forte presença de equipamentos importados. A OIW Solar, novo braço de negócios com início em junho deste ano, estima uma venda inicial de 450 geradores/mês com foco inicialmente nos estados da Região Sul e São Paulo e, até o final do ano, atingir o restante da região Sudeste e o Centro-Oeste. Para o segundo semestre está no planejamento o início da operação OIW Solar nas unidades de MG e MT e, na sequência, também na unidade do CE.
A empresa atende os integradores de energia solar, prestadores de serviço responsáveis pelo desenvolvimento e execução de projetos voltados à geração de energia solar, tanto para residências, empresas ou fazendas solares. Os principais componentes disponíveis são módulos fotovoltaicos e inversores, que tornam essa força gerada em condições para uso.
A OIW Solar apresenta soluções de geração solar distribuída, como os módulos do tipo full-screen, tecnologia até 11,5% mais eficiente em relação às placas convencionais, inversores híbridos, baterias para armazenamento e carregadores de carros elétricos, entre outros produtos.
 

Startup de logística RoutEasy aumenta em 66% a capacidade de entregas por dia da rede Maxfort Atacado e Varejo

Em redes de varejo com muitas lojas, uma das maiores dificuldades logísticas é a distribuição efetiva entre todas. Esse é um dos principais desafios da Maxfort Atacado e Varejo, rede que atua há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, em mais de 106 cidades. A Maxfort buscou soluções voltadas a melhorar os resultados de indicadores.
Para isso, atua no setor de logística a startup RoutEasy, que possui soluções 360 de gestão, otimização e orquestração da área, revela a assessoria de comunicação da companhia.
Partindo da necessidade de diminuir os processos manuais para aumentar a produtividade das equipes, reduzir custos e conseguir atender mais lojas em menos tempo, sem prejudicar a qualidade do atendimento, o software da RoutEasy é essencial para sanar os principais problemas por meio de tecnologia e inteligência artificial, no intuito de atingir a maior eficiência logística possível da rede de varejo.
Após um ano de implementação da ferramenta, houve um aumento de 66% na capacidade de entregas por dia, 15,5% de aumento no número de lojas atendidas em um mês, 10% de redução na quilometragem total percorrida pela frota, redução de 25% para 7% de entregas com ocorrências, além do aumento de satisfação do cliente para 4,89/5.
"Fazer roteirizações manuais gastava muito tempo da nossa equipe e, como eu já tinha um conhecimento técnico sobre ferramentas de roteirização, resolvi buscar algumas soluções no mercado. Antes da utilização do sistema da RoutEasy, fazíamos seis entregas por dia, agora entregamos 10", diz Marcos Azevedo, Analista de Logística da Maxfort.
Para os modelos de negócios que contam com entregas e e-commerces, processos eficientes de logística atribuem um diferencial para as marcas frente a seus clientes, já que os custos operacionais podem impactar o preço final dos produtos e o abastecimento do estoque de cada unidade associada.
Sendo assim, o SaaS (Software as a Service) da RoutEasy atua no planejamento, controle operacional e gerenciamento de rotas de entrega com o intuito de organizar o processo para que não faltem produtos e para que o transporte dos que são perecíveis seja adequado. Além disso, a eficiência do processo de distribuição também ajuda a garantir que o padrão de qualidade não varie de uma loja para outra.
Além das soluções de otimização e gestão logística, a RoutEasy também oferece um módulo de orquestração do processo, o Maestro, que possibilita same day delivery para e-commerces e marcas com muitas lojas e diferentes centros de distribuição.
A solução aposta na automatização do trabalho e machine learning para eficiência da área. Atualmente, são mais de 320 clientes utilizando as soluções da RoutEasy e empresas como Royal Canin, Solística, Infracommerce, Magalu e DHL estão entre os nomes.