Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 20 de Agosto de 2021 às 10:00

Trend promove inovações no mercado imobiliário

Severo salienta que o investidor deve ter uma estratégia de investimentos de longo prazo

Severo salienta que o investidor deve ter uma estratégia de investimentos de longo prazo


Studio Trend/Divulgação/JC
Vanessa Ferraz
Do pré-lançamento do prédio construído em aço ao projeto de adequação de um residencial senior living baseado em uma filosofia japonesa, a Trend Investimentos tem uma atuação diversificada em investimentos e assessoria. O CEO da empresa, Rafael Severo, atua como educador financeiro há 14 anos, e identifica que o investimento no mercado imobiliário, principalmente o feito a longo prazo e com estratégia, é garantia de retorno em um cenário fomentado pelas linhas de crédito e juros baixos. A novidade da empresa é o Studio Trend, que está em fase de vendas e com lançamento previsto para os próximos 60 dias.
Do pré-lançamento do prédio construído em aço ao projeto de adequação de um residencial senior living baseado em uma filosofia japonesa, a Trend Investimentos tem uma atuação diversificada em investimentos e assessoria. O CEO da empresa, Rafael Severo, atua como educador financeiro há 14 anos, e identifica que o investimento no mercado imobiliário, principalmente o feito a longo prazo e com estratégia, é garantia de retorno em um cenário fomentado pelas linhas de crédito e juros baixos. A novidade da empresa é o Studio Trend, que está em fase de vendas e com lançamento previsto para os próximos 60 dias.
Jornal do Comércio- Como está o pré-lançamento do Studio Trend?
Rafael Severo- Estamos com o plantão de vendas com imóvel decorado desde o início do ano, foi uma expectativa muito grande lançar esse produto inovador no mercado. A gente fala que é um produto que tem hardware pela tecnologia embarcada desde a construção modular em aço, com fachadas que vêm prontas da indústria e que contam com uma maior qualidade do que as usadas convencionalmente, até o conforto termoacústico para evitar o sons externos conjuntamente com o equilíbrio do uso do ar-condicionado, proporcionando assim, a racionalidade de energia. O que identificamos como a parte de software na construção é aquilo que engloba o atendimento às necessidades do consumidor final, e um potencial gerador de receita para o investidor. O resultado é uma infraestrutura que oferece espaço para coworking, flexibilidade de aluguel por temporada- com a base de engenharia legal para isso-, com mecanismos de chaves inteligentes que podem ser enviadas via celular, sem a necessidade de pegar a chave física para acessar o imóvel. O prédio oferece ainda, lavanderia e sala multiuso com imóveis modulares que oferecem alta versatilidade.
JC- E a comercialização?
Severo- Começamos há pouco as vendas, estamos felizes com o resultado, com um pouco mais de 32% de unidades vendidas, consideramos um bom número para um prédio que é uma novidade. Os valores no pré-lançamento para os apartamentos mobiliados e equipados iniciam no valor de R$ 379 mil, para os de 30 m². Os valores variam dependendo da unidade.
JC- Como é o trabalho feito pela Trend?
Severo- Somos uma empresa focada em investimentos imobiliários na origem: na direção de terrenos, no desenvolvimento de construções e incorporações. Normalmente quem está conosco nos negócios acaba sendo nosso investidor ou nosso sócio. Também desenvolvemos um trabalho parecido com o do mercado financeiro, de análise do portfólio imobiliário do cliente que é investidor da área. Com isso, aconselhamos como otimizar os rendimentos da carteira de imóveis. E, recentemente, desenvolvemos um braço na operação que é a prestação de serviço para o investidor que quer construir lojas, casas para locação direta ou via Airbnb.
JC- Como está o cenário para o investidor?
Severo- Acompanho o mercado há uns 20 anos, e já vi muitos momentos, mas uma coisa é fato, o investidor que tem uma estratégia de investimentos, ele consegue enxergar o imóvel como patrimônio de longo prazo, como algo complementar para a aposentadoria, visando uma rentabilidade que aumente as suas receitas. Obviamente que o mercado imobiliário ele passa por picos, e nesse momento, tem uma expectativa grande, inclusive o ano passado houve a criação de linhas de crédito atreladas à inflação pela Caixa Econômica Federal, isso está engatinhando ainda, mas acredito que deve ser o grande combustível do mercado imobiliário na próximas duas décadas, a descoberta que a população ainda vai fazer. A gente vem vivendo a diminuição da taxa básica juros, e isso trouxe para as pessoas a perspectiva de crédito mais barato, e agora com essas linhas de crédito com base no IPCA faz aquela pessoa que mora de aluguel corrigido pelo IGP-M, olhar com mais vantagem para essas novas possibilidades de financiamento do bem próprio.
JC-A pandemia aqueceu o mercado imobiliário tanto para o consumidor final quanto para o investidor?
Severo- Acredito sim, aquele investidor que está acostumado com a renda fixa, que chamamos de aplicador que busca uma fonte segura para colocar o seu dinheiro e uma previsibilidade maior do que aquele investidor mais arrojado, está com o rendimento negativo com esses rendimentos baseados na Selic, então ele começa a olhar o imóvel como um ativo, com a possibilidade de compra para locação ou de compra para a venda após a realização de melhorias no espaço.
JC- Quais são as perspectivas do pós-pandemia?
Severo- O mercado imobiliário para o consumidor final pode ser que afete, mas para o investidor que está pensando a longo prazo, mais preocupado com a sua rentabilidade do que com o ganho de capital, não estimo muitas variações. Existem três faixas no mercado imobiliário para quem vai investir: a primeira é o investidor de originação que ele basicamente entra com operações que pagam o custo, compra do terreno e construção. A segunda faixa tem o valor de mercado do imóvel como referência: podendo fazer dois movimentos comprar o bem com um bom desconto, por exemplo, em leilão ou em alvará judicial de venda, ou até mesmo, em uma boa negociação; o outro movimento, é a compra com boa expectativa na valorização em cima do preço pago pelas tendências positivas do mercado. Quanto mais próximo do investimento em origem tu estás, maior será a margem no negócio e o ganho.
JC- O que está no horizonte da Trend?
Severo - Olhamos para o mercado tentando identificar o que as pessoas estão precisando e que está alinhado ao que sabemos fazer. Buscamos algo que também faça sentido, como empreendedores, como time, em coisas que nos motivam a trabalhar. Há uns três anos estamos trabalhando em um projeto, conjuntamente com outra empresa do grupo, e a Instituição Moriguchi que teve como fundador o médico Yukio Moriguchi pioneiro da criação da cadeira de geriatria no Brasil, para o desenvolvimento e montagem de um senior living sob o conceito de Ikigai que é o olhar humanizado e com propósito de viver bem após os 60 anos. O projeto deve ser lançado até setembro, o investidor interessado além do espaço físico, investirá também no conceito.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO