Com mais de 30 anos de atuação, a Unicred Central Geração celebra em 2024 um grande marco: ultrapassar o número de 100 mil cooperados. Consolidada em suas áreas de atuação, que contemplam todo o Rio Grande do Sul e estados de Goiás, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro, Paraíba e Alagoas, a instituição financeira cooperativa segue crescendo em processos, pessoas e em presença física a partir de novas agências para melhor atender seus - agora mais de 100 mil - cooperados.
A primeira centena de milhar de cooperados também exemplifica o sucesso do novo planejamento estratégico e do plano de expansão da Unicred Central Geração, que vem crescendo anualmente em presença física e reforçando seu posicionamento como especialista no ecossistema da saúde. Em 2023, foram registradas 17 inaugurações. Neste ano, estão previstas mais 16, sendo nove no Rio Grande do Sul, duas no sudeste e cinco no nordeste do Brasil.
Com quase três décadas de serviços prestados ao cooperativismo, Antônio Cesar de Oliveira Cé ingressou no Sistema Unicred em 1996, como diretor administrativo da Unicred Pelotas. Ocupava o posto de presidente do Conselho de Administração da cooperativa Unicred Integração, com sede em Caxias do Sul desde 2019. Na Unicred Central Geração, atuava, desde 2020, no cargo de Conselheiro Administrativo Efetivo, antes de assumir como presidente do Conselho de Administração da Central em 2023.
Empresas & Negócios - Quais os objetivos do Sistema Unicred?
Antônio Cesar de Oliveira Cé - O Sistema Unicred nasceu há 34 anos com o propósito de levar prosperidade à vida de todos os cooperados. Atendimento qualificado é o nosso compromisso, pois para nós o mais importante é construir e compartilhar histórias vitoriosas, fazendo a diferença na trajetória daqueles que estão conosco. Trabalhamos para que nosso relacionamento com as pessoas e empresas associadas seja pautado por confiança e respeito, bases do modelo cooperativista. E buscamos conquistar isso a cada dia ao garantir o fortalecimento do cooperado com nossos serviços.
E&N - Qual a responsabilidade dos cooperados na cooperativa?
Cé - Na Unicred, as decisões são tomadas de forma coletiva, onde cada cooperado tem voz e direito a voto. Essa gestão participativa garante que as escolhas estratégicas reflitam os interesses e as necessidades reais dos membros. De acordo com o Estatuto Social da Cooperativa, alguns direitos e deveres são essenciais para a participação ativa. São alguns dos direitos dos associados participar das assembleias gerais, discutir e votar os assuntos pertinentes e ser votado para os Conselhos de Administração e Fiscal e Diretoria-Executiva, bem como beneficiar-se das operações e serviços da cooperativa, entre muitos outros. São deveres cumprir as disposições do estatuto, dos regimentos e regulamentos internos, zelar pelos interesses morais e materiais da cooperativa, responder pelos compromissos da cooperativa até o valor das quotas-partes que subscrever, entre outros.
E&N - Que garantias o cooperado tem de que seu dinheiro está seguro?
Cé - Nossa cooperativa é uma instituição financeira. Com isso, está sujeita às diretrizes e normas elaboradas pelo Banco Central do Brasil, sendo realizadas regularmente fiscalizações e auditorias. Do ponto de vista da garantia aos cooperados, a maior delas é a honorabilidade de seu Quadro Social e Diretoria, além de pertencer a um sistema sólido. A Unicred, comprometida com a segurança dos cooperados, possui cobertura do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGcoop) até o limite de R$ 250.000,00 por cooperado. Isso garante a segurança dos investimentos e a tranquilidade dos cooperados.
E&N - Quem pode se tornar cooperado?
Cé - Pessoas físicas ou jurídicas podem fazer parte da Unicred, desde que os requisitos de associação de cada Cooperativa sejam preenchidos. A Unicred mantém atuação mais focada no ecossistema da saúde, mas possui cooperativas de livre adesão, o que possibilita a adesão de profissionais de outros segmentos.
E&N - Quais as vantagens em relação a uma instituição financeira tradicional?
Cé - Nossas soluções financeiras são destinadas de acordo com a necessidade de cada cooperado. Dessa forma, estamos continuamente ampliando nosso portfólio de produtos e serviços, com soluções personalizadas alinhadas aos seus desejos e expectativas, mas também na assessoria financeira especializada com a sugestão de ferramentas que facilitam sua gestão financeira e a conquista de resultados cada vez melhores. Assim, acreditamos que somos viabilizadores de sonhos de nossos cooperados, não apenas os impulsionando no sentido profissional, mas também no âmbito pessoal. Mas no geral, entre as vantagens oferecidas por uma cooperativa podemos destacar o atendimento personalizado, as condições competitivas e a transparência nas informações, além da participação dos associados nos resultados e nas decisões de sua cooperativa. Seguimos apostando em nossos princípios norteadores, que são base de todo o cooperativismo, como a sustentabilidade econômica, a educação financeira e o apoio e desenvolvimento às comunidades em que estamos inseridos, buscando multiplicar a prosperidade e a evolução coletiva como formas de bem-estar social.
E&N - Quem tem direito a empréstimos e financiamentos? A Unicred oferece linhas de crédito para quem não é cooperado?
Cé - Temos continuamente ampliado nosso portfólio para entregar soluções cada vez mais assertivas, assim como uma assessoria financeira especializada e personalizada. Estes serviços e produtos estão disponíveis para todos os nossos cooperados. Soluções como investimentos, linhas de crédito e consórcios são muito procuradas, assim como o Precaver, considerado o maior plano instituído de previdência privada do Brasil. Também oferecemos benefícios a partir dos Cartões Unicred Visa, destacados nos rankings Melhores Destinos e Passageiro de Primeira entre os melhores cartões para viagens. Outros produtos muito procurados em nossa cooperativa são os Seguros, que se desdobram para diferentes coberturas específicas para atender a todas as necessidades de nossos cooperados, assim como o Câmbio e um amplo portfólio em diferentes segmentações, entre muitos outros.
E&N - Quantos pontos de atendimento a Unicred Central Geração possui atualmente em todo o Brasil?
Cé - Atualmente, a Unicred Central Geração conta com mais de 100 pontos de atendimento pelo Brasil. Hoje, nossas 10 cooperativas atuam em todo o território gaúcho e também para além dele, pois já estamos presentes com unidades em Estados como Pernambuco, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Alagoas e no Rio de Janeiro. Importante dizer que integramos uma Confederação, a Unicred do Brasil, que é formada por quatro Centrais, 30 cooperativas, mais de 370 pontos de atendimento e mais de 300 mil cooperados em todo o território brasileiro.
E&N - Quais foram os crescimentos percentuais registrados no último ano para a carteira de crédito, capital social e ativo social da Unicred Central Geração?
Cé - A Unicred Central Geração encerrou o ano de 2023 com um total de 96.265 cooperados, quase 30% a mais do que o observado ao fim de 2022. Além disso, no último ano foram registrados importantes crescimentos de 21,41% na carteira de crédito, 29,44% no capital social e 26,08% no ativo social.
E&N - O que a Unicred fez para ajudar o Rio Grande do Sul no período das enchentes?
Cé - Neste período delicado que enfrentamos no Rio Grande do Sul, o Sistema Unicred, através do Instituto Unicred, realizou uma campanha para arrecadação de recursos como forma de auxiliar as famílias impactadas pelas fortes chuvas. A ação foi aberta para o público geral e buscou arrecadar recursos financeiros para o atendimento das necessidades mais emergentes das regiões afetadas, auxiliando na recuperação das cidades e no acolhimento das famílias atingidas.
E&N - E como foi a campanha?
Cé - Nossa atuação foi focada nas informações de fontes oficiais, como prefeituras municipais e Defesa Civil. Desta forma, buscamos permanente alinhamento com estes órgãos sobre o que era mais importante, urgente e essencial em termos de arrecadação de recursos. Água e materiais de higiene e limpeza foram nossas primeiras doações. Logo na sequência, com a chegada do frio mais intenso, mapeamos a necessidade de também doarmos cobertores. Também alinhamos com os órgãos competentes sobre os pontos de distribuição mais estratégicos, para que esses produtos pudessem chegar com mais rapidez nas comunidades que necessitavam. Todas as nossas cooperativas, atuantes no território gaúcho, contribuíram e participaram efetivamente da campanha desde o início das enchentes, atuando também no levantamento de prioridades e necessidades de suas regiões. Da mesma forma, nossa Confederação, a Unicred do Brasil, apoiou os trabalhos do Instituto Unicred.
E&N - O que foi adquirido e doado no período?
Cé - Entregamos uma série de materiais aos pontos de recebimento indicados pelos governos locais. Com a arrecadação registrada, foram realizadas aquisições e entregas de 52 mil litros de água e kits higiene e limpeza compostos por 2 mil tubos de pasta de dente; 2 mil escovas de dentes; 2 mil shampoos e cremes; 2 mil barras de sabonete; 2 mil pacotes de papel higiênico; 2 mil cobertores de casal; 2 mil detergentes; 2 mil unidades de sabão em pó; 2 mil unidades de água sanitária; 1560 vassouras; e mil baldes. Além disso, investimos também na aquisição e entrega de 27 mil cobertores, nas cidades de Alegrete, Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Caxias do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Igrejinha, Lajeado, Montenegro, Muçum, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, São Lourenço do Sul e Santa Maria. Também foram distribuídos 240 quilos de alimentos para Federação Nacional de Cultura (FENAC) de Novo Hamburgo e 3 mil cestas básicas ao Cremers, ponto de abastecimento a instituições do Rio Grande do Sul cadastradas.
E&N - E neste momento, como está a atuação da Unicred?
Cé - Temos investido em articulações entre colaboradores, cooperados, comunidade, entidades, organizações e os locais que mais estão precisando de doações. Assim, conseguimos viabilizar que mais pessoas possam ajudar de maneira assertiva quem mais precisa neste momento. Nossa intenção é também inovar em ações e estender esta corrente de solidariedade enquanto for possível, pois será necessário apoiar todos que de alguma forma sofrem com essas enchentes e tudo que elas trouxeram por muito mais tempo. Atualmente, ainda estamos focando no auxílio aos nossos colaboradores atingidos pelas enchentes e que estão em processo de retomada de suas vidas. Além de membros das equipes da Unicred Central Geração e do Instituto Unicred, também temos o auxílio de voluntários da Unicred do Brasil, que se organizaram para apoiar os colaboradores no processo de limpeza de suas casas e de retomada da rotina após as enchentes.
E&N - Quais serão as novidades da Unicred para o ano de 2024?
Cé - A Unicred Central Geração segue crescendo em processos, pessoas e em presença física. Cada vez mais, estamos dedicados a oferecer um atendimento eficiente e pessoal, com privacidade e conforto. Para a Unicred Central Geração, nossos indicadores não representam apenas resultados econômicos, mas a dedicação coletiva ao crescimento sustentável de nossos cooperados e das regiões em que estamos inseridos. Igualmente, temos uma crescente atuação em projetos que visam os melhores impactos e retornos sociais e ambientais, tanto por parte do Instituto Unicred, quanto a partir de nossos produtos, práticas e abordagens, que fomentam a sustentabilidade. O Rio Grande do Sul, em especial, precisará de uma atenção maior neste momento, uma vez que as consequências das enchentes devem perdurar e serem sentidas ainda por algum tempo. Além de uma presença crescente e significativa no território nacional, atuamos para estar cada vez mais próximos de nossos cooperados, oferecendo o que há de mais funcional e moderno em termos de soluções para sua prosperidade financeira.