Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 15 de Março de 2024 às 16:03

Futurecom debate aplicações da IA Generativa

Ideia é ampliar e levar para o centro das discussões as estratégias das empresas inovadoras que atuam no País

Ideia é ampliar e levar para o centro das discussões as estratégias das empresas inovadoras que atuam no País

freepik/divulgação/jc
Compartilhe:
JC
JC
O Futurecom - maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação da América Latina - promove o encontro virtual Pós-MWC Barcelona By Futurecom 2024 no dia 20 de março, às 16 horas. Na ocasião, serão apresentados ao mercado nacional os principais insights, mapeamento e análises das tendências do maior evento de tecnologia móvel do mundo.
O Futurecom - maior plataforma de conectividade, tecnologia e inovação da América Latina - promove o encontro virtual Pós-MWC Barcelona By Futurecom 2024 no dia 20 de março, às 16 horas. Na ocasião, serão apresentados ao mercado nacional os principais insights, mapeamento e análises das tendências do maior evento de tecnologia móvel do mundo.
"Conectando ideias, Inovando Mercados e Transformando Negócios" é o tema guarda-chuva que abrange o conteúdo completo no encontro, que tem como objetivo debater os destaques e as tendências que foram a tônica do Mobile World Congress Barcelona 2024. A ideia é ampliar e levar para o centro das discussões as estratégias das empresas que formam o conglomerado de tecnologia da informação e inovação no Brasil.
O Futurecom mais uma vez marcou presença no MWC 2024 com a participação de sua delegação setorial brasileira. "Visitamos dezenas de empresas de tecnologia e de conectividade presentes em Barcelona. Pudemos checar in loco como as indústrias e os provedores de serviços estão posicionados e implementando as mais diversas camadas de inovação deste mercado que se supera constantemente. São evidentes os impactos e os desdobramentos dos avanços do 5G, das aplicações da Inteligência Artificial Generativa, da massificação do IoT e dos novos casos de uso de redes privativas, que abrem amplas oportunidades de potencialização de soluções para as verticais econômicas", destaca Hermano Pinto, diretor de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, cuja edição deste ano será realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, no São Paulo Expo.
O Pós-MWC Barcelona By Futurecom 2024 reunirá um time de debatedores como Hermano Pinto, Diretor da Informa Markets/Futurecom; Ari Lopes, da Omdia; Artur Coimbra, Conselheiro da Anatel; Estella Dantas, Diretora de Relações Institucionais da V.tal; e Marcio Kanamaru, Sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG.
Para Hermano Pinto, que acompanhou de perto os debates e estandes com uma variedade imensa de novidades, o evento apontou para o amadurecimento de modelos de IoT e, majoritariamente, para os avanços da IA e suas aplicações infinitas em vários setores da economia global. "Esta edição trouxe a Inteligência Artificial como elemento central. No estande da Ericsson, por exemplo, tivemos novidades importantes como aplicações em 6G. Eles estão usando duas faixas de frequência batizadas de 'Centimeter Wave', ou seja, ondas em centímetro, onde as frequências são de 6 GHz (6G em 6 GHz ou 15 GHz). Nos testes já realizados nessas frequências, eles conseguem alcançar uma boa penetração, uma boa cobertura, e as aplicações de maior relevância. Todas elas estão associadas à realidade virtual, à experiência do usuário, com foco em IA", explica Hermano.
A tecnologia FWA (Fixed Wireless Access) também teve destaque no evento. Segundo o executivo, a Qualcomm tem colocado grandes capacidades de FWA em seus dispositivos, como nos carros conectados. Uma das principais demonstrações no MWC foi da Indústria 4.0, com o uso de robôs, de automação logística, que permite fazer o rastreabilidade.
Esta edição do MWC apontou para o avanço que traz benefícios para todas as camadas sociais. "Tenho a certeza de que estamos, cada vez mais, no caminho da evolução para uma sociedade mais inclusiva impulsionada pela digitalização. Esse movimento não tem volta", conclui Hermano Pinto.

Temas que estarão em pauta

 As novas gerações de conectividade, a monetização e integrações com tecnologias emergentes: 5G, 6G, Satélites, investimento em infraestrutura, FWA, OpenRan, Open API, IA, entre outros;
 As novas fronteiras da indústria 4.0: redes privativas, data Science, AI e IoT;
 O impacto e desdobramentos das aplicações de IA Generativa na melhoria de processos, transformações nas redes e clouds e a nova relação homem X máquina;
 Investimentos em ESG e seus impactos na eficiência e produtividade das empresas e na sociedade;
 Cidades inteligentes: quais caminhos apostar?;
 A "nova" economia baseada em dados e a cyber segurança.

Inteligência Artificial traz mais eficiência na área de experiência do consumidor

Ao debater "Como a IA está cumprindo a promessa do digital first" em evento promovido pela NICE, Mark Smith, Head de Pesquisa em Software da Ventana Research, afirma que a Inteligência Artificial (IA) cumpre sua promessa de inovação ao oferecer vantagem competitiva na área de CX (costumer experience, ou seja, a experiência do consumidor). "Ela dá oportunidade de melhorar drasticamente o envolvimento do cliente com experiências que o motivem a continuar se relacionando com a empresa", explica.
Segundo Smith, até 2026, um terço das organizações utilizará a Inteligência Artificial para analisar as interações de maneira mais rápida e personalizada. O executivo da Ventana Research destaca a importância de utilizar as métricas já conhecidas e os indicadores de performance (KPIs) para construir o roteiro da jornada de CX.
E para que essa jornada seja bem-sucedida é preciso ir além do CRM tradicional, investindo em tecnologias que permitam aos agentes - humanos e robôs - cumprirem um papel de excelência nas interações com os clientes.
De acordo com o pesquisador, é possível avançar nesse caminho observando as tendências de negócios em Inteligência Artificial e engajamento digital:
Criação de experiências digitais inteligentes configuradas, ou seja, modelos pré-definidos com as preferências dos clientes, baseados em dados de compras, interações e resoluções de problemas anteriores. Pesonalizadas para a base de clientes, elas serão usadas em tempo real pelos agentes para a condução mais assertiva do seu trabalho.
Ecossistema de máquinas e humanos envolvidos para expandir a automação inteligente além dos processos de negócios individuais e incluir vários departamentos e fornecedores.
A utilização de IA Generativa deve ser ética e responsável para criar processos com governança e construir uma relação de confiança com os clientes, funcionários e demais públicos impactados pelas organizações.
Durante sua apresentação, Mark Smith citou duas tendências tecnológicas em Inteligência Artificial para o futuro do CX:
IA Explicável: Aquela que é compreensível e controlada para que as informações cheguem ao cliente de maneira mais clara, direta e segura.
Experiência Conversacional: Viabilizada com IA Generativa, ela é programada e municiada com padrões e modelos que sejam mais próximos da linguagem humana durante as interações. Por meio do uso da IA Generativa, ela é capaz de armazenar toda a conversa que está acontecendo naquele momento para fornecer respostas adequadas, ao mesmo tempo em que combina dados previamente coletados. Isso permite que a interação seja muito mais natural e assertiva para atender às necessidades do cliente.
 

Notícias relacionadas