Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 09 de Março de 2024 às 16:00

Docile fecha parceria 'de ouro' com o Comitê Olímpico do Brasil

Fernando Heineck, sócio-diretor da Docile, fala sobre aproximação com iniciativas esportivas

Fernando Heineck, sócio-diretor da Docile, fala sobre aproximação com iniciativas esportivas

Duda Mangoni/Docile/Divulgação/JC
Compartilhe:
Maria Welter
Maria Welter Repórter
A Docile, empresa gaúcha com sede em Lajeado, acaba de fechar uma parceria "de ouro" com o Comitê Olímpico do Brasil. Com uma parceria de licenciamento, a marca se tornou o doce oficial do Time Brasil, que se prepara para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, que ocorrem de 26 de julho a 11 de agosto de 2024. A marca tem como embaixadora a skatista Rayssa Leal, medalhista olímpica em Tóquio 2020, e recebe o reforço de um time campeão como porta-voz: a campeã olímpica Rebeca Andrade, da ginástica Artística; Ary Borges, do futebol, e Darlan Romani, do arremesso do peso.
A Docile, empresa gaúcha com sede em Lajeado, acaba de fechar uma parceria "de ouro" com o Comitê Olímpico do Brasil. Com uma parceria de licenciamento, a marca se tornou o doce oficial do Time Brasil, que se prepara para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, que ocorrem de 26 de julho a 11 de agosto de 2024. A marca tem como embaixadora a skatista Rayssa Leal, medalhista olímpica em Tóquio 2020, e recebe o reforço de um time campeão como porta-voz: a campeã olímpica Rebeca Andrade, da ginástica Artística; Ary Borges, do futebol, e Darlan Romani, do arremesso do peso.
Assim como a história da marca é passada de geração em geração, a aproximação com o esporte aconteceu dessa maneira para os sócios da Docile. Atualmente, a terceira geração da família Heineck, formada pelos irmãos Ricardo, Fernando e Alexandre, está à frente da Docile. Os três viram no pai e no tio exemplos de perseverança no esporte, já que foram atletas profissionais de futebol. Já os três irmãos que estão a frente da marca atualmente foram atletas amadores de futebol. Os valores aprendidos no esporte e na família fizeram com que os irmãos Heineck apostassem na parceria com os atletas olímpicos e com o próprio COB.
A marca tem em seu portfólio mais de 250 itens divididos em sete categorias: balas de goma, pastilhas, regaliz, chicles, balas de gelatina, marshmallows e refrescos em pó. A empresa conta com dois parques fabris, um em Lajeado (RS), que é a matriz, e outro em Vitória de Santo Antão (PE). Por mês, a Docile produz 4 milhões de quilos de guloseimas, sendo mais de 200 mil quilos por dia, o equivalente a 8 cargas de carretas de guloseimas, com 25 mil quilos cada. Em 2023, o faturamento da marca fechou em R$ 620 milhões.
Empresas & Negócios - Vocês já tinham uma parceria com a Rayssa Leal, então esse movimento da Docile com o esporte já vem de iniciativas anteriores. Como surgiu essa aproximação da marca com as iniciativas esportivas?
Fernando Heineck - Acho que dá para até a gente reportar um pouquinho das origens nossas. Nosso pai e nosso tio, que trabalharam muitos anos na indústria de doces também, nós estamos desde 1936, quando começou com o nosso avô produzindo doces, e nosso pai e nosso tio foram atletas profissionais de futebol. Nós, irmãos, jogamos muito tempo de futebol amador também, então a nossa relação com o esporte é da vida inteira. quando surgiu a oportunidade de nós fazermos essa parceria com a com a Rayssa, juntou tudo; juntou a história da família no doce, na gentileza. Nós olhamos para Rayssa como a dona da expressão "fadinha" e como a Docile sempre foi reconhecida aqui na nossa cidade, aqui no Vale, pelas pessoas que nos visitam como uma empresa gentil, essa parceria com a Rayssa realmente deu mais corpo a tudo que vivemos como indústria, como família, como empresa gentil, que recebe, que gosta de gente, que gosta de pessoas. Então o início de tudo é isso, uma história de vida que tem tudo a ver com o esporte, de vida e de profissão.
E&N - Agora, foi estabelecida essa parceria com o COB. Como surgiu essa ideia de vocês ampliarem essa parceria esportiva em algo maior, principalmente em ano Olímpico, como é que surgiu essa aproximação da Docile e do COB?
Heineck - Através da agente da Rayssa, que tem contato e também agencia outros profissionais do esporte, surgiu a ideia de nós tentarmos esse vínculo com o COB. No primeiro momento, olhando para a questão do Olimpismo, que tem como princípios a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e fairplay, isso tem muita sinergia com os valores da nossa empresa. Dentro do nosso propósito, nós temos: ser doce, para criar um mundo mais doce. Então o Olimpismo, com os nossos valores e o nosso propósito, fazia todo sentido nós buscarmos essa vinculação. Então com esses contatos conseguimos abrir essas portas e estamos todos muito muito felizes, muito esperançosos e com a crença de que será uma jornada muito interessante e muito bacana para a empresa e também para os atletas que irão levar os doces junto nas suas bagagens, inclusive, terão um kit especial que eles levarão junto com eles, onde eles poderão exercitar com outros competidores, com outros atletas, um momento de gentileza, entregando um docinho. Desde a infância, porque nós estamos a vida inteira dentro da indústria de doces, recordei-me agora de uma situação e fazendo esse vínculo da gentileza, de entregar um doce, de abrir um sorriso, na época que nós éramos adolescentes, eventualmente íamos com o nosso pai a Porto Alegre para fazer compras de insumos para indústria e ele levava os pacotinhos de doces junto para entregar para esse pessoal dessas lojas que que ele iria fazer as compras. Sempre sempre foi um motivo de sorriso quando ele entregava um doce para uma dessas pessoa. Isso guardamos com muito carinho e trazemos isso até hoje. Todo mundo que vem nos visitar na empresa, quando nós vamos fazer uma visita em algum lugar, sempre levamos um docinho, a pessoa que vem aqui leva um docinho junto e sempre foi motivo de gerar uma alegria, de gerar um momento bacana. Então, para nós, essa questão com o COB, sendo o doce oficial do Time Brasil, isso nos enche realmente de muito orgulho. Dentro da questão dos valores que eu falei, junto com os valores que são do Olimpismo, para teres uma relação de como isso faz realmente um vínculo com os nossos valores, nós temos como valores nossos: o jogo limpo; o jeito simples de ser e agir; o respeito e dedicação às pessoas; a colaboração e a mão na massa; e a criatividade para encantar. Então, se pegar o histórico da Rayssa, se pegar o que é o Olimpismo, tem tudo a ver com os nossos valores, tem tudo a ver com a maneira da nossa empresa andar, de se movimentar, se desenvolver. Para nós, realmente está sendo um momento muito especial. Há um movimento de dentro para fora, ou seja, esse movimento de apoio ao COB, já está sendo muito trabalhado internamente aqui na nossa empresa para que as pessoas, nossos colaboradores, saibam também disso e tenham a consciência da grandeza que é esse movimento, estamos todos muito radiantes com esse momento.
E&N - Além da Rayssa, que já era parceira de vocês, agora vocês têm a Rebeca Andrade, a Ary Borges e o Darlan Romani. Como feita a escolha desses desses atletas para serem os porta-vozes do movimento da Docile com o COB?
Heineck - Tanto esses atletas quanto alguns influenciadores que nós temos, nós sempre analisamos muito bem o histórico deles, verificamos se, dentro da trajetória deles, eles têm um alinhamento com os nossos valores, com o nosso propósito. Então esse foi o direcional primário para nós avançarmos nessas negociações. Logicamente, a agente da Rayssa já nos conhecendo há mais de anos, pôde nos indicar aqueles que ela sabe que tem um afinamento com a empresa, com os valores da empresa, os valores da família e da forma como nós somos. Alémdesses que tu citaste, nós também prestaremos um apoio também e participaremos também com a Verônica Hipólito, que é atleta campeã paralímpica, e com o apoio também ao Time Naurú, isso também nos deixa bastante orgulhosos e muito felizes com essa possibilidade de, não só na Olimpíada, mas também na Paralimpíada, nós podermos fazer esse trabalho tão bonito que é o nosso grande projeto da empresa que já vem antes de nós termos qualquer pensamento e nos associarmos COB, que é o projeto de doces gentilezas. A Docile, nos anos de 2022 e 2023, fez um programa muito bacana com clientes no Brasil inteiro em que uma parte do valor que eles adquiriram dos nossos produtos iria para uma conta em que esse cliente poderia repassar para uma instituição que ele escolhesse e presentear essa instituição, essa associação, de apoio a jovens carentes, de apoio a entidades assistenciais. Então são movimentos muito legais que estão acontecendo e que nós conseguimos ver a empresa se movimentando muito bem com isso, a empresa reconhecendo esse trabalho, a sociedade. Na nossa região, somos a vida inteira de Lajeado, temos muitos conhecidos aqui, então as pessoas nós contatam para dizer que acham muito bacana isso. Então tem movimentos que tem nos deixado muito motivados. Meu irmão Ricardo costuma dizer que nem nos nossos melhores sonhos nós poderíamos imaginar que estaríamos chegando aonde a nossa empresa está chegando, com um propósito muito legal, verdadeiro, com valores muito fortes que vêm desde o avô, passaram pelo pai e pelo irmão dele e, hoje, procuramos, com muito cuidado, preservar tudo isso, porque sabemos que isso é uma fortaleza da empresa. Como sempre gostamos muito de gente, sabemos que nós temos um compromisso social como empresa de receber essas pessoas que chegam aqui para trabalhar conosco, muitas vezes sem uma formação adequada, sem valores bem definidos, e acreditamos que, dessa forma como conduzimos a empresa, a nossa relação com os nossos funcionários, pode, de alguma forma, melhorar, capacitar, desenvolver e gerar conhecimento para essas pessoas. Mesmo se elas não ficarem aqui com a gente, que elas possam levar daqui um pouco de tudo isso que a gente procura fazer no nosso dia a dia. A história tem sido muito bacana com a gente. Logicamente que por trás disso tudo tem muito trabalho e muita dedicação, mas usando outra expressão do Alexandre, do irmão mais novo, ele comenta que quando quando nós viemos para a Docile, nós viemos para a nossa Disneylândia. Não que venhamos aqui para nos divertir, mas que é um lugar prazeroso de vir, que também tem alegria, que também tem diversão, que tem trabalho e que tem dedicação. Então são expressões que usamos e realmente fazem todo sentido para nós.
E&N - Se você puder contextualizar para quem não conhece o que é o movimento da Docile que, agora, vai estar muito atrelado aos valores olímpicos, o que é o "espalhar gentilezas" proposto pela marca?
Heineck - Temos visto nos últimos anos, tanto na política quanto vida em sociedade, muita polarização. Nós acreditamos que isso esteja levando as pessoas de uma maneira a um radicalismo. Esse projeto todo dentro desses movimentos que a empresa tem feito nós acreditamos que pode e deve fazer parte também da vida das pessoas a gentileza. Então tudo isso que nós estamos fazendo com esse propósito nosso de ser doce para criar um mundo mais doce, os nossos valores, a associação com esses atletas que são gentis é de levar não somente os produtos, e a marca também para para o mercado - logicamente que tem um objetivo também de desenvolver nossa marca, de desenvolver a empresa - mas também é muito verdadeiro o sentido de provocar nas pessoas uma reflexão para que escutemos mais, para que sejamos um pouco mais abertos a outras opiniões e compreendendo que existem opiniões diversas, mas que dentro dessa diversidade há a possibilidade de uma convivência mais harmônica. Acreditamos que isso, hoje em dia, é uma necessidade que precisa vir mais à tona. Tanto esse projeto com o COB em que vemos muito isso pela Olimpismo, pelo projeto de doces gentilezas, pela associação com esses atletas, por esses movimentos que nós temos com os nossos clientes de poder levar para algumas associações e entidades um pouco mais de recursos. É uma corrente em que temos trabalhado muito também internamente, não só para o mercado, de gerar gentileza mesmo. Eu tive a oportunidade de recentemente receber a visita de uma juíza do trabalho aqui na nossa empresa, fiquei muito feliz com a visita dela aqui, porque não é o comum é o pessoal do Judiciário visitar assim as empresas. Tivemos a oportunidade de recebê-la aqui e estávamos dando uma volta pela empresa e ela parou e perguntou para mim "vocês estão sempre aqui?". Eu disse "Ah, desculpa eu não não entendi a tua pergunta" e ela disse "É porque eu vejo que vocês cumprimentam as pessoas pelo nome, as pessoas cumprimentam, te dão bom dia, você dá bom dia para as pessoas". Mas para nós é muito natural isso; estamos sempre aqui, queremos essa proximidade, nós gostamos disso. Tudo começa com um bom dia. Nem sempre os dias começam também, mas o bom dia já te transporta por uma mudança até de sentimento. Você pod ter iniciado o dia talvez não tão bem, você não dormiu bem, posso estar com algum problema, mas se você recebe um bom dia, se você dá um bom dia, já tem a possibilidade de começar a transformar aquela situação em uma situação melhor. Então, para nós, é uma alegria e uma satisfação podermos estar avançando como empresa e como marca com essas associações que nós estamos fazendo que são realmente inspiradoras para nós e para todas as pessoas da nossa empresa, ficamos muito felizes com isso. 

Notícias relacionadas