Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Com a palavra

- Publicada em 17 de Setembro de 2023 às 15:58

Transformação garante sucesso da +A Educação em 50 anos

Executivo diz que a pandemia mudou completamente o preconceito que havia em relação à educação a distância

Executivo diz que a pandemia mudou completamente o preconceito que havia em relação à educação a distância


A Educação/divulgação/jc
A +A Educação, que teve seu início nos anos 1970 como uma livraria e editora de livros na área de saúde, evoluiu ao longo dos anos para se tornar o maior ecossistema white label - plataforma de ensino digital no Brasil. A empresa engloba conteúdo, tecnologia e serviços, trabalhando de forma integrada para fornecer soluções abrangentes para seus parceiros, incluindo instituições de ensino, grandes hospitais e sociedades científicas.A história da empresa remonta a 1973, quando Henrique Leão Kiperman percorreu cidades da região Sul do Brasil vendendo livros de medicina de porta em porta com uma mala. Com o tempo, em 1979, ele se tornou editor. A Artmed, como passou a ser chamada, rapidamente se destacou no cenário nacional e internacional por sua publicação de conhecimentos de alta qualidade nas áreas de medicina e psicanálise.Em 1997, a empresa lançou o selo Bookman, dedicado às ciências exatas, sociais e aplicadas, consolidando-se como uma das principais editoras do mercado CTP (científico-técnico-profissional). Além disso, em seu catálogo, destacam-se a Penso, voltada para conteúdos de humanas, com foco especial em Pedagogia, apoiando a formação docente em novas metodologias educacionais, e a Artes Médicas, dedicada à odontologia.Celso Kiperman, que iniciou sua carreira na Artmed Editora em 1984, desempenhou diversos papéis dentro da empresa e foi responsável pelo lançamento do selo Bookman, focado nas áreas de ciências exatas, sociais e aplicadas. Além disso, fundou o Secad - Sistema de Educação Continuada a Distância, uma iniciativa que certificou aproximadamente 650.000 profissionais de saúde. Kiperman também liderou a transformação digital que tornou a +A Educação uma das principais Edtechs do mercado brasileiro, consolidando-a como o maior ecossistema white label de ensino digital no Brasil.Kiperman é graduado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e obteve a certificação OPM 49 pela Harvard Business School. Como parte importante da governança da organização, em março de 2023, assumiu a posição de presidente do Conselho, em uma decisão estratégica para o futuro da empresa.

A +A Educação, que teve seu início nos anos 1970 como uma livraria e editora de livros na área de saúde, evoluiu ao longo dos anos para se tornar o maior ecossistema white label - plataforma de ensino digital no Brasil. A empresa engloba conteúdo, tecnologia e serviços, trabalhando de forma integrada para fornecer soluções abrangentes para seus parceiros, incluindo instituições de ensino, grandes hospitais e sociedades científicas.
A história da empresa remonta a 1973, quando Henrique Leão Kiperman percorreu cidades da região Sul do Brasil vendendo livros de medicina de porta em porta com uma mala. Com o tempo, em 1979, ele se tornou editor. A Artmed, como passou a ser chamada, rapidamente se destacou no cenário nacional e internacional por sua publicação de conhecimentos de alta qualidade nas áreas de medicina e psicanálise.
Em 1997, a empresa lançou o selo Bookman, dedicado às ciências exatas, sociais e aplicadas, consolidando-se como uma das principais editoras do mercado CTP (científico-técnico-profissional). Além disso, em seu catálogo, destacam-se a Penso, voltada para conteúdos de humanas, com foco especial em Pedagogia, apoiando a formação docente em novas metodologias educacionais, e a Artes Médicas, dedicada à odontologia.
Celso Kiperman, que iniciou sua carreira na Artmed Editora em 1984, desempenhou diversos papéis dentro da empresa e foi responsável pelo lançamento do selo Bookman, focado nas áreas de ciências exatas, sociais e aplicadas. Além disso, fundou o Secad - Sistema de Educação Continuada a Distância, uma iniciativa que certificou aproximadamente 650.000 profissionais de saúde. Kiperman também liderou a transformação digital que tornou a +A Educação uma das principais Edtechs do mercado brasileiro, consolidando-a como o maior ecossistema white label de ensino digital no Brasil.
Kiperman é graduado em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e obteve a certificação OPM 49 pela Harvard Business School. Como parte importante da governança da organização, em março de 2023, assumiu a posição de presidente do Conselho, em uma decisão estratégica para o futuro da empresa.

Empresas & Negócios - Quais são os principais marcos nesses 50 anos da +A Educação?
Celso Kiperman - Podemos elencar alguns marcos de nossa trajetória, que começou em 1973 com a abertura da nossa livraria. Na mesma década, no ano de 1979, publicamos nosso primeiro livro, chamado Perspectivas da Relação Médico Paciente com a coordenação de Cyro Martins. Em 1987 outro lançamento teve destaque, que foi o Bookman, selo editorial voltado a publicação de Ciências Exatas, Sociais e Aplicadas. O Secad - sistema de educação médica continuada -, por sua vez, surgiu em 2003 e foi nossa primeira iniciativa em educação a distância e permitiu a combinação entre conteúdo, tecnologia e serviços. No ano de 2009, ocorreu a aquisição da operação local da McGraw-Hill um dos maiores grupos editoriais do mundo e, no ano seguinte, teve início da distribuição da Blackboard, na ocasião maior edtech do mundo, com exclusividade para o Brasil. Em 2015 levamos ao mercado a Sagah, plataforma de conteúdos baseada nas mais modernas metodologias de aprendizagem e, três anos mais tarde, em 2018, houve o lançamento da + Campus, operação em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) tradicionais em educação presencial com o objetivo de acelerar a transformação digital das instituições. A partir daí tivemos uma sequência importante de lançamentos: em 2021, o Pós-graduação Premium, incluindo renomados professores internacionais; em 2022, parcerias estratégicas com hospitais a fim de implementarmos seus programas de educação; e, em 2023, nossa internacionalização.
E&N - De que forma a pandemia interferiu na forma de atuação da empresa e quais ensinamentos ficaram?
Kiperman - Antes da pandemia, havia algum preconceito em relação a educação a distância e isso mudou radicalmente com a utilização maciça de tecnologia. Durante a fase mais aguda da Covid-19, liberamos a utilização de nossas ferramentas digitais sem custo. Saímos da pandemia muito mais relevantes.
E&N - A empresa nasceu nos anos 1970 como uma livraria e editora de livros de saúde. Como foi o processo para se transformar no maior ecossistema white label?
Kiperman – Atualmente, somos o mais completo ecossistema de educação white label do Brasil. Através do nosso conteúdo, tecnologia e serviços viabilizamos para Universidades, hospitais de alta complexidade e sociedades científicas, programas de educação digital com a utilização de suas marcas.
E&N - Qual a importância do mercado gaúcho para a empresa?
Kiperman - O mercado gaúcho é responsável por cerca de 8% de nossa receita. Trata-se de um Estado muito importante. Como somos uma empresa de conteúdo e educação, o Rio Grande do Sul tem um tecido acadêmico e social muito diferente. Então, para nós, é muito importante estarmos inseridos no mercado gaúcho.
E&N - Qual o faturamento da empresa, número de colaboradores e estrutura no Brasil?
Kiperman – Temos, hoje, cerca de 900 colaboradores, sendo que 150 pessoas na área de tecnologia. A receita estimada para este ano é de 320 milhões. A nossa matriz está localizada em Porto Alegre, mas possuímos também operações em São Paulo (Educa Insights e consultoria em educação) e Salvador, onde está localizada a Algetec, empresa do grupo orientada para a produção de laboratórios virtuais.
E&N - Em 2011, a empresa passou a ser a distribuidora brasileira da Blackboard. O que isso significa?
Kiperman - A distribuição da Blackboard foi emblemática para a nossa empresa. Através da Bb, que era a maior Edtech do mundo em 2011, fomos introduzidos no universo da tecnologia em todas as suas dimensões. Além disso, passamos a nos relacionar com os decisores das IES, pois, na condição de editores, nos relacionávamos apenas com os corpos docentes das instituições.
E&N - Como a empresa busca ampliar ainda mais sua atuação e seu sonho de expandir os horizontes do conhecimento?
Kiperman - De acordo com a empresa, por meio da união de expertises, viabiliza a transformação digital e permite novos e melhores serviços em educação superior e oportunidades de life long learning (termo inglês que significa algo como 'aprendizado ao longo da vida') para profissionais em toda a América Latina.

E&N - A +A Educação inovou também na oferta da LXP brasileira (Learning Experience Platform). Que solução é esta?
Kiperman - LXP significa Learning Experience Platform e é uma evolução do LMS - Learning Management System (Ava - Ambiente Virtual de Aprendizagem). Além de permitir a conexão entre professores e alunos e ser um repositório de conteúdos como os Ava, a LXP permite aos professores construírem as suas aulas utilizando conteúdo autoral, conteúdos da plataforma e fontes externas como, por exemplo, o YouTube. Além disso, a LXP e Cloud native, tem muitas possibilidades de leiautes e tem acessibilidade para alunos com necessidades especiais.
E&N - Como isso acontece na prática?
Kiperman - O life long Learning é oferecido pela nossa empresa em duas dimensões: conteúdo e tecnologia. No nosso portfólio de conteúdo temos livros que são utilizados por universitários e profissionais, os programas de educação médica continuada que são utilizados por profissionais experientes, os pós-graduações orientados a quem já finalizou a graduação e cursos de aprimoramento médico que profissionais podem utilizar em qualquer momento de sua trajetória. Portanto, temos solução de conteúdos para as diversas etapa do ciclo de formação e profissional de nossos clientes. Além disso, utilizando as nossas tecnologias e conteúdos as IES podem lançar cursos de graduação, Pós-graduação e cursos livres. Impactamos cerca de 3.000.000 de alunos no Brasil através de pelo menos uma de nossas soluções. A ferramenta que mais impacto causa é a de biblioteca digital que atualmente é utilizada por 75% das IES brasileiras. A Sagah, nossa plataforma de conteúdos, impacta cerca de 1,8 milhão de alunos, especialmente alunos de EAD (Educação a Distância).
E&N - A organização foi certificada pela consultoria global Great Place To Work com o selo GPTW como excelente empresa para se trabalhar, segundo 83% dos seus funcionários. O que isso representa para a empresa?
Kiperman - O GPTW foi muito importante para a nossa empresa, pois somos uma empresa familiar que preza muito a cultura organizacional. GPTW é uma ótima ferramenta para a mensuração do clima organizacional, bem como para para a retenção de talentos e solidificação da cultura.