Com foco em soluções de alimentação e facilities que agregam mais ao negócio no País, a Sodexo On-site Brasil deseja aumentar a experiência do consumidor e trazer vantagem para os clientes. De acordo com Andrea Krewer, CEO da Sodexo On-site Brasil, a ambição da empresa é manter a liderança por meio de serviços integrados, gerando crescimento sustentável e rentável.
Empresas & Negócios - Quais são os principais desafios da sua gestão na Sodexo On-site?
Andrea Kewer - Tenho como desafio fortalecer e expandir os negócios da Sodexo On-site no mercado nacional, considerado estratégico para o Grupo Sodexo. Estamos trabalhando com o foco em soluções de alimentação e facilities que agregam mais ao negócio no Brasil, aumentam a experiência do consumidor e trazem vantagem para os clientes. Nossa ambição é manter a liderança, por meio de serviços integrados, gerando crescimento sustentável e rentável.
E&N - Como foi o desempenho da empresa em 2022?
Andrea - No ano fiscal 2022 tivemos o faturamento global de € 21,1 bilhões (ano fiscal 2022), com crescimento de cerca de 16%, se comparado com o ano anterior (retirando os efeitos cambiais). A operação no Brasil está na quarta posição em tamanho, atrás apenas de Estados Unidos, França e Reino Unido. Aqui atendemos aproximadamente 800 clientes e servimos 1,5 milhão de consumidores em mais três mil unidades todos os dias (cerca de 1,7 mil unidades de alimentação e aproximadamente 1,3 mil unidades de facilities) em 23 estados mais o Distrito Federal.
E&N - Quais são os serviços oferecidos pela Sodexo On-site? Como está a presença da empresa no Brasil?
Andrea - Ao longo dos últimos anos, ampliamos nosso escopo de serviços para além da alimentação, buscando atender cada mais as necessidades dos nossos clientes. Atualmente, a oferecemos mais de 100 atividades diferentes em seus clientes no Brasil. Entre produtos e serviços (alguns exemplos: Restaurantes Corporativos, Serviços de Facilities (limpeza, jardinagem, manutenção, higiene), hotelaria, manutenção técnica, lanchonete, recepção/portaria, gerenciamento de projetos e conveniência. Vale destacar que aqui na Sodexo atuamos com um modelo de gestão de Serviços Integrados (IFM) em alimentação e facilities, o que nos torna um parceiro ideal para que as empresas tenham tranquilidade para focar no desenvolvimento dos seus negócios. Os serviços integrados visam proporcionar experiência positiva aos colaboradores no ambiente de trabalho, impactando na atração, engajamento e retenção destes colaboradores. Nesse sentido, os nossos serviços (alimentação e facilities) têm um papel essencial na qualidade de vida das pessoas.
E&N - Como a Sodexo desenvolve a agenda ESG?
Andrea - Trabalhamos diariamente para que a Sodexo On-site seja reconhecida como uma organização que lidera a promoção do desenvolvimento sustentável, atuando sempre com transparência, respeitando os direitos humanos, promovendo a transformação social e preservando o meio ambiente. Para nós, pensar no impacto positivo que causamos é mais do que um dos temas da nossa estratégia de negócios, é o nosso jeito de ser. Crescer com responsabilidade é perseguir e acompanhar o que a Sodexo pode fazer de forma mais segura, mais saudável e mais benéfica para o planeta. Inclusive, recentemente lançamos o nosso primeiro relatório de sustentabilidade no Brasil, elaborado em linha com as premissas do padrão GRI (Global Reporting Initiative). O documento apresenta toda a estratégia de sustentabilidade da organização, reforça o compromisso e aponta um conjunto de metas ESG, que seguem norteando a atuação da empresa no País. O material contempla todas as nossas iniciativas voltadas para a destinação de resíduos para compostagem e geração de adubo, a utilização de descartáveis biodegradáveis, a utilização de receitas sazonais e sustentáveis, limpeza responsável, bem-estar animal e preservação da biodiversidade, hortas orgânicas urbanas, certificações de práticas socioambientais sustentáveis, controle do desperdício de alimentos, doação do excedente de produção, entre outros.
E&N - O controle ao desperdício de alimentos está na pauta de vocês?
Andrea - Com certeza. Aliás, a gestão de desperdício em nossas cozinhas existe há mais de 30 anos. Em 2022, implementamos no Brasil o WasteWatch, programa global da Sodexo On-site que promove a gestão integrada de resíduos, perdas e sobras de alimentos nas operações. A iniciativa permite que as equipes da Sodexo capturem de forma rápida e fácil os dados de resíduos de alimentos, trazendo a análise necessária para entender a quantidade que está sendo desperdiçada ou não aproveitada, os motivos e as melhorias que podem ser aplicadas. Os resultados globais apontam que, desde 2019, o sistema WasteWatch da Sodexo já permitiu economizar 48 mil toneladas de emissões de carbono e evitou o desperdício de cerca de sete mil toneladas de alimentos - o equivalente a mais de 12 milhões de refeições. A expectativa é que até final de 2023 em todas as mais de 1,7 mil unidades de alimentação da companhia no Brasil estejam operando com o sistema de mensuração e que o País contribua com a meta global da Sodexo, de reduzir 50% do desperdício em suas operações até 2025. Também contamos com um sistema patenteado, chamado "Cozinha Inteligente" que consiste em um processo robusto e apresenta, de forma amplamente tecnológica, vantagens diretas para todos os clientes e consumidores da companhia. Preservando sua essência saudável e sustentável, na Cozinha Inteligente, o uso do vapor é uma das marcas registradas, o que acentua o sabor natural em todas as refeições. Há, ainda, redução na produção de resíduos durante a manipulação e preparo dos alimentos, com favorável diminuição do desperdício a partir da utilização de alimentos pré-processados (recebidos já cortados, descascados e higienizados). Com isso, nossas equipes passam a oferecer cardápios ainda mais variados e focados nas necessidades dos clientes. Além disso, nesse processo integrado entre tecnologia, matéria-prima e profissionais altamente treinados, há redução no consumo de água (em cerca de 21%), no gasto de energia elétrica (32%) e de gás (60%), e dos resíduos orgânicos (60%).
E&N - Vocês estão promovendo um processo de certificação dos restaurantes da Sodexo no Brasil, uma iniciativa pioneira no setor de food service. Pode nos contar como funciona?
Andrea - O selo ABPASS, conta com a chancela da Associação Brasileira para Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (ABPASS), promove a certificação de restaurantes corporativos de acordo com uma série de diferenciais e premissas, atestando que naquelas unidades consumidores encontram refeições saudáveis e preparadas com foco em sustentabilidade. A certificação reconhece e valoriza as melhores práticas em restaurantes corporativos, mostrando que é possível elevar a experiência dos colaboradores nas empresas com uma alimentação saudável preparada em uma cozinha sustentável. A certificação é referência no setor e responsável por contribuir para conscientização e incentivo ao preparo e consumo de alimentos adequados, saudáveis e sustentáveis - reforçando as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Todo o processo é realizado pela equipe de nutricionistas da associação, que analisa sete critérios nos restaurantes: Segurança dos Alimentos; Ingredientes Adequados; Cardápios para Necessidades Especiais; Técnicas Culinárias; Comunicação; Educação Alimentar; Práticas Sustentáveis.
E&N - Vocês acabaram de lançar o micromercado autônomo Noponto. Por que estão investindo nesse nicho de mercado?
Andrea - Lançamos um modelo de micromercado 100% autoatendimento, para proporcionar mais praticidade, conforto e conveniência nos ambientes de trabalho. Este é o nosso novo modelo de negócios e já está em operação em 26 pontos de atendimento, abrindo caminho para liderarmos o tema no setor de foodservice em ambientes corporativos. Com isso, as pessoas passam a ter um aliado todo dia e toda hora, disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, para aquele momento de pausa ou quando bate aquela fome durante o expediente, proporcionando praticidade, conforto e conveniência.