Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Responsabilidade Social

- Publicada em 26 de Fevereiro de 2023 às 14:17

LBV distribui kits pedagógicos e refeições

Instituição necessita de 20 mil kits pedagógicos, 1 milhão de refeições e 80 mil litros de leite, e precisa da ajuda de colaboradores para atingir as metas

Instituição necessita de 20 mil kits pedagógicos, 1 milhão de refeições e 80 mil litros de leite, e precisa da ajuda de colaboradores para atingir as metas


/LBV/Divulgação/JC
Com mais de 70 anos de atuação, a Legião da Boa Vontade (LBV) é uma associação civil sem fins lucrativos da área da assistência social e da educação. Fundada no Brasil pelo radialista Alziro Zarur, hoje a organização já conta com 82 unidades de assistência social, além de abrigos para idosos e escolas de educação básica. Além disso, atinge cinco regiões do Brasil e também atua em outros seis países.
Com mais de 70 anos de atuação, a Legião da Boa Vontade (LBV) é uma associação civil sem fins lucrativos da área da assistência social e da educação. Fundada no Brasil pelo radialista Alziro Zarur, hoje a organização já conta com 82 unidades de assistência social, além de abrigos para idosos e escolas de educação básica. Além disso, atinge cinco regiões do Brasil e também atua em outros seis países.
Neste início de ano, a LBV está promovendo mais uma vez sua campanha Educação: Futuro no Presente!, que tem como objetivo a distribuição de kits pedagógicos e refeições para crianças em situação de vulnerabilidade social.
O projeto, que já é realizado há cerca de 30 anos, tem como propósito auxiliar no desempenho escolar de milhares de crianças e incentivar a sua permanência na escola. Os kits doados contam com mochila, cadernos, lápis e canetas entre outros materiais.
A meta estabelecida para a quantidade de doações no período entre janeiro e março é de 20 mil kits pedagógicos, 1 milhão de refeições e 80 mil litros de leite. No Rio Grande do Sul, as refeições e os materiais escolares são distribuídos nas três unidades da LBV - em Porto Alegre, Pelotas e Glorinha. No entanto, a entrega também pode ser feita para secretarias de municípios, para as próprias escolas ou até mesmo para outras entidades que atingem uma determinada região. Até o momento, cerca de 615.248 já foram fornecidas.
"Uma criança que está passando fome ela não vai conseguir ter o melhor rendimento da escola", explica Nadiele Bortolin, assessora da LBV. Ela comenta que a iniciativa iniciada pela organização foi pioneira no auxílio educacional e apresenta um diferencial por não oferecer apenas materiais escolares. Para a instituição, esse incentivo ao aprendizado é encarado como a única alternativa para que ocorra uma mudança efetiva na realidade dessas crianças. "Para alguns pode ser muito simples para eles aquilo vale ouro", complementa a respeito dos materiais doados.
Buscando entregar o melhor para os estudantes que são auxiliados, todo material escolar é comprado novo. Para isso, Nadiele explica que a LBV consegue preços reduzidos com os fornecedores, mas, mesmo assim, as doações ainda são necessárias - ainda mais no período pós pandemia, em que a entidade observou uma queda significativa nas contribuições. As doações podem ser feitas acessando o site oficial da LBV https://www.lbv.org/ ou presencialmente, sendo entregues diretamente em uma das unidades.
"A gente faz um convite para a sociedade para que a gente possa oportunizar que essas crianças e jovens possam ter oportunidades igualitárias, se desenvolver e ter um futuro melhor", ressalta Nadiele. No site da LBV também se encontra um espaço de transparência, destinado à prestação de contas da instituição.

Equipe e estrutura multidisciplinar

As unidades da Legião da Boa Vontade atuam diariamente no amparo de famílias e comunidades em vulnerabilidade ou risco social. Com esse propósito, são oferecidos, assim como materiais escolares, cestas básicas e artigos de higiene pessoal, além de refeições que podem ser feitas nas próprias unidades.
Além disso, a entidade auxilia no desempenho escolar das crianças que atendem se necessário e desenvolve atividades pedagógicas no contraturno. A assessora da LBV explica que algumas famílias têm condições básicas para se manter, mas precisam de um espaço para deixar os filhos durante o trabalho, por exemplo - e o espaço da LBV vai oferecer justamente esse auxílio.
Além dos 73 Centros Comunitários de Assistência Social, a legião ainda inclui em sua estrutura três abrigos para idosos, cinco escolas de educação básica e uma escola de capacitação profissional. Para manter um atendimento completo em todos esses núcleos, a LBV é composta por uma equipe multidisciplinar que contempla assistentes sociais, psicólogos, gestores sociais, educadores, equipes de cozinha e de limpeza. Para além disso, há ainda as pessoas encarregadas da comunicação e das ligações para solicitar doações.
Em relação ao futuro, existe a vontade de implementar uma iniciativa de sustentabilidade na unidade de Glorinha, com placas de energia solar. Com a economia de energia que isso ocasionaria, a LBV poderia realocar as despesas que hoje são destinadas a esses gastos.
Assim seria possível, como sugere Nadiele, fazer o transporte das crianças até a escola ou até mesmo adquirir um ônibus para acessar as comunidades mais pobres e prestar o auxílio necessário.
Ela ressalta que manter a estrutura da entidade é um grande desafio financeiro e um trabalho que nunca para, mas que é também muito gratificante. "É desafiador, mas a gente não para, porque fazer o bem é o propósito que nos move", conclui.