Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Responsabilidade social

- Publicada em 20 de Novembro de 2022 às 00:50

Coletivo Ksa Rosa sobrevive de sua arte em Porto Alegre

Coletivo atende pessoas em situação de vulnerabilidade social nos arredores do bairro Floresta, na Capital

Coletivo atende pessoas em situação de vulnerabilidade social nos arredores do bairro Floresta, na Capital


Maristoni Moura/Ksa Rosa/Divulgação/JC
Mariana Guazzell
Mariana Guazzell
Podendo até passar despercebida para os mais apressados, nos arredores da rodoviária de Porto Alegre uma fachada colorida se destaca entre as construções. Decorada por um grande mosaico, aqueles que observam logo enxergam o nome formado por grandes letras vermelhas. É no número 1.039 da rua Voluntários da Pátria que se encontra a sede do coletivo Ksa Rosa.JC
Idealizado por Maristoni Lima Moura, o coletivo busca dar auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O espaço serve como local de acolhimento para catadores de recicláveis e moradores de rua da região, além de ser lugar de passagem para imigrantes e também oferecer espaço a artistas que procuram promover a integração social. No seu cerne, a Ksa Rosa trabalha com a política de redução de danos, buscando minimizar as consequências geradas pelo uso de drogas.
Para se manter de pé, o grupo tem como fonte de renda a fabricação e venda de sabão, artesanatos, bijuterias, sacolas reutilizáveis, mas conta principalmente com a coleta e venda de materiais recicláveis. E é com base nisso que o coletivo realiza no próximo domingo (27) a sua primeira mostra artística. Com o tema "Sonhos que permeiam a cidade", a mostra apresentará trabalhos em diferentes formatos de mídia, produzidos pelos artistas Victória Kubiaki, Vivian Dominot, Dantara Ordovás e Aloizio Pedersen. Também será realizada uma oficina de arte voluntária e uma roda de conversa, além de apresentação de música ao vivo.
Apesar de essa ser a primeira mostra realizada na Ksa Rosa, não será a primeira ação promovida pelo coletivo. No passado já foram organizados saraus, oficinas, rodas de conversa, bem como atividades com outros coletivos e ainda a produção de um documentário sobre a história da casa, em parceria com a Universidade do Rio Grande do Sul, sob o título de "Ksa Rosa: dois anos de parceria entre ocupação e Universidade".
Ainda que nunca tenha organizado uma mostra, o lugar sempre demonstrou ter uma forte relação com o mundo da arte. "Será a primeira mostra que fazemos, mas a arte já faz parte da casa em si. Essa é uma casa centenária. Durante uma restauração já encontramos pinturas nas primeiras camadas de tinta da construção. Nós também temos peças de mosaico decorando as paredes por dentro e por fora", comenta a administradora da Ksa Rosa, Maristoni Lima Moura.
No dia da exposição também será realizada uma roda de conversa. Com o tema "Acessibilidade da arte para os meios de expressão", a atividade irá propor um debate com mentes da cultura porto-alegrense que trabalham com a arte dentro da cidade, com participação da Secretaria de Cultura, da Casa de Cultura Mario Quintana e da Associação Cultural Vila Flores.
 

Evento promoverá oficina de arte para a comunidade

Os mesmos artistas que terão seus trabalhos expostos estarão como professores voluntários para a realização da oficina de arte gratuita também proposta pelo evento. Diferentemente da mostra, que é aberta ao público, a oficina é destinada para a comunidade atendida pelo coletivo, englobando moradores locais, catadores de material reciclável, imigrantes, pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social em Porto Alegre e arredores. "A ideia é que esses alunos possam ter segmento, não apenas ir na exposição e ver os trabalhos, mas também estar no dia construindo o seu próprio trabalho e aprendendo mais a técnica da arte", comenta Maristoni.
Dentre as atividades propostas pela oficina serão trabalhadas técnicas de pintura e de colagem, todas dentro da temática da mostra. "Nós queríamos fazer uma coisa mais democrática, onde todo mundo vai poder se expressar dentro dessa temática. Afinal, o foco é sobre essas pessoas e os sonhos que elas têm na cidade, sobre memórias ou coisas que elas gostam. Cada um deve tentar se expressar sobre algo que almeja", explica Victória Kubiaki, artista multimídia e voluntária organizadora do evento. A oficina será limitada para um número de 15 a 20 participantes.
Para o evento, a Ksa Rosa conta com a doação de materiais a serem usados na oficina de arte voluntária. Dentre os necessários estão papéis, tintas, colas, lixas, verniz, revistas, molduras ou materiais para a confecção de molduras.
Os interessados em ajudar o grupo podem entrar em contato com o coletivo diretamente pelo Instagram (@ksarosaoficial) ou pelo e-mail: [email protected].