Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Responsabilidade Social

- Publicada em 12 de Agosto de 2022 às 20:26

Médicos Veterinários de Rua ajudam pets de pessoas em vulnerabilidade social

Atendimentos oferecem testes rápidos para doenças e aplicação de vacinas e medicamentos

Atendimentos oferecem testes rápidos para doenças e aplicação de vacinas e medicamentos


MRV/DIVULGAÇÃO/JC
Sem condições financeiras e informações necessárias para cuidar dos seus animais de estimação, pessoas em situação de rua enfrentam muitas dificuldades para dar uma vida digna aos seus bichinhos que, muitas vezes, são seus únicos companheiros. Diante dessa situação, a ONG Médicos do Mundo deu início ao projeto Médicos Veterinários de Rua, voltado para pets de tutores em situação de vulnerabilidade.
Sem condições financeiras e informações necessárias para cuidar dos seus animais de estimação, pessoas em situação de rua enfrentam muitas dificuldades para dar uma vida digna aos seus bichinhos que, muitas vezes, são seus únicos companheiros. Diante dessa situação, a ONG Médicos do Mundo deu início ao projeto Médicos Veterinários de Rua, voltado para pets de tutores em situação de vulnerabilidade.
O projeto social presta consulta veterinária gratuita aos pets, no qual são realizados testes rápidos para doenças, aplicação de vacinas e medicamentos, avaliação das condições de saúde e orientação quanto aos cuidados precisos com seus bichos.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/11/02/206x137/1_medicos_veterinarios_de_rua_do_rs___acao_na_vila_planetario___credito_mvr_rs_divulgacao__4_-9459895.jpeg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'61815e4e7d623', 'cd_midia':9459895, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/11/02/medicos_veterinarios_de_rua_do_rs___acao_na_vila_planetario___credito_mvr_rs_divulgacao__4_-9459895.jpeg', 'ds_midia': 'Os voluntários que ingressam no projeto recebem orientações sobre a importância de suas responsabilidades junto ao grupo, já que as atividades não se resumem ao dia da ação', 'ds_midia_credi': 'MVR/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'Os voluntários que ingressam no projeto recebem orientações sobre a importância de suas responsabilidades junto ao grupo, já que as atividades não se resumem ao dia da ação', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Durante a consulta, tutores recebem carteira de vacinação. Médicos Veterinários de Rua/Divulgação/JC
Durante a consulta, os tutores recebem uma carteirinha de vacinação e fazem um cadastro para que o projeto continue acompanhando sua situação e do bichinho. Ao final, também são distribuídas coleiras, rações, roupinhas, entre outros itens obtidos por meio de doações. Além disso, as pessoas em situação de vulnerabilidade social têm a oportunidade de atualizar e ver seu vínculo com o SUS (Sistema Único de Saúde).
Dentro dessa questão da vulnerabilidade social, a iniciativa atende a pessoas em situação de rua e pessoas que têm baixa renda. Partindo desse contexto, os trabalhos da Médicos Veterinários são divididos em dois tipos: ações no viaduto e ações nas comunidades. Nas atividades realizadas embaixo do viaduto Brooklyn, a atuação é focada no atendimento dos sem-teto e seus pets, que na grande maioria são cachorros. Esse evento ocorre em parceria com o projeto PF das Ruas, que distribui quentinhas para os vulneráveis. A ideia é que os atendimentos do viaduto ocorram mensalmente.
A primeira ação nas comunidades foi realizada na Vila Planetário em colaboração com a ONG Misturaí. Nesse dia, foram vacinados 50 animais, entre cães e gatos, e mais alguns que não foram vacinados, mas também receberam atendimento. Vale mencionar que a iniciativa também conta com ajuda de outros serviços da ONG Médicos do Mundo como o Mentes de Rua, que consiste na participação de psicólogos que fazem acolhimento terapêutico.
Além da consulta veterinária geral, os pets têm atendimento em especialidades específicas, como dermatologia, ortopedia, oftalmologia. O projeto também trabalha a parte educativa com a comunidade. Na atividade que ocorreu na Vila Mapa, um dia antes da ação, os profissionais da entidade foram até uma escola da região e levaram protótipos de ectoparasitas (pulgas, carrapatos) para que as crianças pudessem ver no microscópio e entendessem que aquilo está no seu bichinho, podendo causar doenças.
"No dia da ação, aconteceu de muitas crianças chamarem os pais para levar os cachorros, porque elas chegaram em casa e 'nossa, pode ter um animal assim no meu cachorro que vai transmitir tal doença", conta Ana Esteves, coordenadora do Médicos Veterinários de Rua de Porto Alegre.
As ações nas comunidades costumam ser intensas, sempre superando o número previsto de moradores e pets atendidos e, por conta disso, a entidade teve que limitar o número de participantes, passando a distribuir fichas. "Se ficássemos três dias, teríamos três dias de muita demanda, pois muitas pessoas têm pets que não contam com qualquer tipo de assistência por falta de condições financeiras", relata Ana.
A próxima ação está prevista para acontecer no bairro Cristal, em Porto Alegre, no domingo dia 23 de agosto. Esse evento será junto com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da região, que estará aberta para atendimentos neste dia, e o projeto vai auxiliar os moradores com algumas demandas, como orientações de como montar um currículo, testes de ISTs que serão encaminhados para a Secretária Municipal de Saúde (SMS), além de outras iniciativas do Médicos do Mundo que também estarão presentes. A entidade tem expectativa de atender e vacinar mais de 50 animais.
 

Projeto atua com animais e tutores

Próxima ação será realizada no bairro Cristal, no dia 23 de agosto

Próxima ação será realizada no bairro Cristal, no dia 23 de agosto


/MRV/DIVULGAÇÃO/JC
A cada ação que os Médicos Veterinários de Rua (MVR) realizam, presenciam que, por maiores que sejam as barreiras enfrentadas para dar uma boa condição de vida aos seus pets, as pessoas vulneráveis sempre têm muito cuidado com a saúde de seus parceiros. Segundo Ana Esteves, coordenadora do MVR da Capital, só não fazem mais por falta de informação.
Segundo Camila Wood, coordenadora geral da ONG em Porto Alegre, um aspecto que o projeto preza muito nos atendimentos, e isso é sempre trabalhado com os profissionais que participam, é a responsabilidade com o que estão fazendo com os animais, porque eles são exemplo de como cuidar e tratar um animal. Por isso, todos são orientados a ir sem julgamentos, dispostos a falar e, principalmente, a escutar. "São tantas histórias de vida que a gente escuta, que aprendemos ali, é uma parte muito fantástica do trabalho", expressa.
Desde 2020 presente em Porto Alegre, a ONG Médicos do Mundo tem por objetivo levar serviços de saúde à população em vulnerabilidade social e situação de rua. A organização sem fins lucrativos aceita doações de alimentos, rações, roupas, coleiras e entre outros itens. Para contribuir, acesse @medicosdomundo.poa. Na bio do Insta, consta as informações sobre os pontos de coleta das doações. Além disso, para participar da ONG não é preciso estar ligado à área da saúde. Advogados, contadores, publicitários, entre outras ocupações são bem-vindas na Médicos do Mundo.