Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 20 de Agosto de 2021 às 03:00

Deputado Rodrigo Maia assume secretaria no governo de João Doria

Rodrigo assumirá o cargo de secretário de Projetos e Ações Estratégicas na gestão de João Doria no governo de São Paulo

Rodrigo assumirá o cargo de secretário de Projetos e Ações Estratégicas na gestão de João Doria no governo de São Paulo


J. BATISTA/CÂMARA DOS DEPUTADOS/JC
Ex-presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (sem partido - RJ), assumirá o cargo de secretário de Projetos e Ações Estratégicas na gestão de João Doria (PSDB) no governo de São Paulo.
Ex-presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (sem partido - RJ), assumirá o cargo de secretário de Projetos e Ações Estratégicas na gestão de João Doria (PSDB) no governo de São Paulo.
Doria é pré-candidato à presidência da República em 2022, disputa as prévias nacionais do PSDB e tem em Maia um nome que circula bem nos campos político e econômico.
A informação antecipada pelo jornal O Estado de S. Paulo foi confirmada por Doria na manhã desta quinta-feira (19).
A nomeação de Maia como secretário faz parte do movimento político de Doria para consolidar sua candidatura - ambos são defensores da chamada terceira via em 2022. Mais do que coordenar projetos, é esperado que ele agregue apoio de nomes nacionais da política a Doria.
O tucano, nos últimos meses, abriu mão de nomes técnicos para incorporar políticos em seu secretariado e, assim, melhorar a relação com parlamentares, prefeitos e líderes partidários.
Presidente do PSDB de São Paulo e secretário de Desenvolvimento Regional do governo Doria, Marco Vinholi diz não haver um olhar político na nomeação de Maia.
"A vinda de Rodrigo Maia traz um grande ganho de gestão para São Paulo. Não é um olhar mais político, mas sim a experiência de um dos homens públicos mais preparados da Câmara Federal agregando ao governo", diz.
O movimento também pode aproximar Maia de uma filiação ao PSDB, depois de flertes com PSD e MDB. "Não discutimos a filiação neste momento, mas o convite foi público, feito pelo governador João Doria", afirma Vinholi.
Maia é o reforço político de maior peso no governo até agora. Em março, Cauê Macris (PSDB), ex-presidente da Assembleia de São Paulo, assumiu a Casa Civil com a missão de reconstruir pontes entre Doria e a classe política, após uma série de escorregões do tucano.
Já em maio, o ex-deputado estadual Itamar Borges (MDB) foi nomeado secretário da Agricultura como uma forma de contemplar o partido aliado. A nomeação de Maia era negociada nos bastidores.
Maia passa a integrar o Governo de São Paulo após acumular seguidas derrotas políticas. Primeiro tentou viabilizar mais uma reeleição para o comando da Câmara, mas acabou vendo a possibilidade ser derrotada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou a tentativa de atropelo à Constituição.
Fora do páreo, escalou Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB como seu candidato, mas acabou derrotado, em fevereiro, por Arthur Lira (PP-AL), esse com apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Com a derrota, Maia rompeu com ACM Neto, presidente nacional do DEM, e deixou o partido, de onde acabou expulso. Maia reclamou de ter sido abandonado pela própria legenda na eleição para a sua sucessão no comando da Câmara dos Deputados.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO