Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 08 de Fevereiro de 2021 às 19:22

Oposição garante vaga na direção da Câmara da Capital

Após nova eleição, colegiado confirma Laura Sito como 3º secretária (d)

Após nova eleição, colegiado confirma Laura Sito como 3º secretária (d)


Ederson Nunes/CMPA/JC
Obedecendo à decisão judicial que definiu por novas eleições na Mesa Diretora da Câmara de Porto Alegre, os parlamentares que compõem a atual legislatura reorganizaram a disposição de funções entre as bancadas eleitas na casa nesta segunda-feira.

Obedecendo à decisão judicial que definiu por novas eleições na Mesa Diretora da Câmara de Porto Alegre, os parlamentares que compõem a atual legislatura reorganizaram a disposição de funções entre as bancadas eleitas na casa nesta segunda-feira.

Na sessão, presidida pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB), houve acordo para que a oposição ocupasse a 3ª secretaria, antes exercida pelo vereador Claudio Janta (SD). Laura Sito (PT) foi eleita para a vaga com 29 votos favoráveis e sete abstenções.

Laura se consagra como a primeira mulher negra da história a assumir cargo de direção no Legislativo municipal e classifica sua eleição como um marco simbólico. "Considero como uma vitória não para nós da oposição, mas para a cidade. O Legislativo é o lugar que agrega as diferenças de opinião", disse.

Na mesma votação, os demais integrantes da Mesa Diretora foram confirmados no cargo. Assim a composição do comando do Legislativo fica sendo: presidente Márcio Bins Ely (PDT), 1º vice-presidente Idenir Cecchim (MDB), 2ª vice-presidente Comandante Nádia (DEM), 1º secretário Hamilton Sossmeier (PTB), 2ª secretária Mônica Leal (PP) e 3ª secretária Laura Sito (PT).

Ainda seguindo o definido por liminar, houve durante a tarde reunião das comissões para decidir novamente o comando das mesmas, a fim de garantir uma presidência e uma vice-presidência para a oposição, conforme determinado na decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) foi escolhida presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) e a vereadora Karen Santos (PSOL) vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab).

A composição das comissões será: Felipe Camozzato (Novo), como presidente, e Claudio Janta (SD), como vice, na Comissão de Constituição e Justiça. Bruna Rodrigues (PCdoB) e Mauro Zacher (PDT) assumem como presidente e vice da Cefor. Cassiá Carpes (PP), presidente, e Karen Santos (PSOL), vice-presidente na Cuthab. Jessé Sangalli (Cidadania) e Cláudia Araújo (PSD) assumem a Comissão de Saúde e Meio Ambiente como presidente e vice. Na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, Fernanda Barth (PRTB) assume a presidência, e Mariana Pimentel (Novo), a vice-presidência. Já na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana, Alexandre Bobadra (PSL) assume como presidente, e Kaká D'Ávila (PSDB), como vice.

Cercado por conflitos entre vereadores da base e oposição, o pleito para a Mesa Diretora realizado em 1º de janeiro perdeu a validade uma vez que parlamentares de oposição não foram eleitos para nenhum cargo de direção nem para a presidência ou vice-presidência de comissões permanentes. O bloco de oposição, composto por PT, PSOL e PCdoB, ingressou na Justiça com mandado de segurança pedido de anulação daquela eleição e de garantia de espaço para o grupo, alegando desrespeito à proporcionalidade, tendo em vista que conta com 11 dos 36 vereadores eleitos.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO