Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 28 de Novembro de 2020 às 21:33

Cinco cidades gaúchas voltam às urnas neste domingo para escolher seus prefeitos

Votação ocorre em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria

Votação ocorre em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria


LUIZA PRADO/JC
Cinco cidades do Rio Grande do Sul realizam segundo turno das eleições neste domingo (29) para escolher seus prefeitos: Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. Em todo o Brasil, 57 cidades terão segundo turno. 
Cinco cidades do Rio Grande do Sul realizam segundo turno das eleições neste domingo (29) para escolher seus prefeitos: Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. Em todo o Brasil, 57 cidades terão segundo turno. 
A votação ocorre das 7h às 17h, sendo que o horário das 7h às 10h é preferencial ao público idoso. Eleitores devem respeitar a distância mínima de um metro para outras pessoas. Outra recomendação é que cada um leve a sua própria caneta para assinar o caderno de votação, evitando o compartilhamento de objetos. O uso de máscara é obrigatório nos locais de votação.
Em Porto Alegre, foram para o segundo turno os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Manuela d´Ávila  (PCdoB); em Canoas, Jairo Jorge (PSD) e Luiz Carlos Busato (PTB); em Caxias do Sul, Gilberto Pepe Vargas (PT) e Adiló Didomenico (PSDB); em Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) e Ivan Duarte (PT) e em Santa Maria, Sérgio Cecchin (PP) e Jorge Pozzobom (PSDB).
A definição de quem será o próximo prefeito ficou para o segundo turno em outras 17 capitais: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Quem deve votar
O voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros com idade entre 18 e 69 anos. Quem tiver entre 16 e 18 ou mais de 70 anos poderá escolher se quer ou não participar da eleição. O voto também é facultativo para analfabetos.
Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cada turno é considerado como uma eleição independente.
Como justificar
As justificativas podem ser apresentadas até 60 dias depois de cada turno. O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do site do TSE ou pelo celular, por meio do aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOS. 
Entretanto, o download do e-Título foi possível apenas até as 23h59 de sábado para evitar sobrecargas como as que prejudicaram o funcionamento do programa durante o primeiro turno. No dia da votação, o e-Título poderá ser baixado nas lojas virtuais de aplicativos, mas a habilitação para uso da ferramenta não estará disponível. O app voltará ao funcionamento normal na segunda-feira (30).
TSE
Na tarde deste sábado (28), o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou por uma "manutenção preventiva" entre 16h30 e 19h30, o que gerou instabilidade em serviços como a consulta ao local de votação e emissão de certidões.
A manutenção visa a "garantir o pleno funcionamento no dia de votação do segundo turno". No primeiro turno das eleições, no dia 15 deste mês, o TSE registrou instabilidades no aplicativo e-Título, devido ao número de acessos, e no site de divulgação dos resultados das eleições. Houve ainda demora na apuração, justificada na ocasião pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, por um "problema técnico" em um dos núcleos de processadores de contabilização. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO