Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 14 de Novembro de 2020 às 18:06

Cocada, bolo de rolo e goiabada com queijo: o 'lado doce' da urna nas eleições de 2020

Goiabada com queijo é o nome da versão atual do sistema que roda nas urnas no pleito deste ano

Goiabada com queijo é o nome da versão atual do sistema que roda nas urnas no pleito deste ano


TRE-RS/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
O que você prefere: cocada, bolo de rolo, algodão doce, pé-de-moleque ou goiabada com queijo? Na dúvida, dá para provar todos. Esse repertório de quitutes foi usado nos dois anos de desenvolvimento de programas e sistemas que já rodam nas urnas eletrônicas das eleições 2020.
O que você prefere: cocada, bolo de rolo, algodão doce, pé-de-moleque ou goiabada com queijo? Na dúvida, dá para provar todos. Esse repertório de quitutes foi usado nos dois anos de desenvolvimento de programas e sistemas que já rodam nas urnas eletrônicas das eleições 2020.
Os doces populares e regionais nomearam os programas que aperfeiçoaram a operação da urna, principalmente em aspectos de segurança. Após dezenas de versões que levaram a denominação de doces, a versão final é a goiabada com queijo. 
O dia da votação é papo sério, mas os profissionais de Tecnologia de Informação (TI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveram descontrair na hora de atualizar os programas.
O Jornal do Comércio acompanhou a preparação das urnas, em um prédio do TRE-RS, na Zona Norte de Porto Alegre, e conferiu o sistema goiabada com queijo em plena operação. 
"É a quinta eleição que usa esta forma de nomear", conta o secretário de TI do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Daniel Wobeto. A razão? Wobeto diz que não há um motivo, mas retrata mais uma peculiaridade do trabalho dos especialistas em tecnologia. "Eles se puxam", comenta o secretário, sobre o lado criativo dos colegas. 
Wobeto explica que são rodadas mais de uma dezena de versões do sistema até a eleição. O nome que é visualizado na tela (foto) é a da versão final.
"O software vai sendo desenvolvido e distribuído para testes. Trinta dias antes do pleito é feita a lacração da versão oficial, que depois passa por vistorias dos fiscais dos partidos, Ministério Público e Polícia Federal", descreve o responsável pela TI no TRE-RS.
Na eleição de 2012, quando foi a estreia da identificação irreverente, a escolha foi a bandeira e as constelações que estão no símbolo do Brasil. Cada uma delas representa uma das 27 unidades da federação, mas segue as posições reais dos astros na Via Láctea. O nome ficou Vexillum spei, do latim e que faz referência a estandartes do período romano.
Em 2014, a opção foram elementos da geografia do Brasil, e o rio São Francisco foi a denominação da versão final.
Dois anos depois, em 2016, foi a vez da flora nacional, com Pau Brasil fechando o ciclo de programas.
Na eleição de 2018, obras da Literatura Brasileira identificava os programas, e Macunaíma, de Mário de Andrade, estava por trás do sistema da urna.  
Wobeto explica que quando termina uma eleição, as equipes de TI já começam a trabalhar nas soluções de tecnologia da próxima, que será em 2022, e já definem qual será o repertório.
"Esses programas fazem parte dos novos requisitos e aperfeiçoamentos da votação. São os sistemas do ecossistema da urna", traduz o secretário. 
O tema é complexo, mas com bolo de rolo, cocada, algodão doce, pé-de-moleque e goiabada com queijo fica bem mais apetitoso.

A família de nomes do sistema da urna a cada eleição

2012 (prefeito e vereador): bandeira e suas constelações de estrelas. Versão oficial Vexillum spei
2014 (presidente, governador, deputados e senador): Geografia do Brasil. Versão oficial: Rio São Francisco
2016 (prefeito e vereador): Árvores da flora brasileira. Versão oficial: Pau Brasil
2018 (presidente, governador, deputados e senador): Obras da Literatura Brasileira: Versão oficial: Macunaíma
2020 (prefeito e vereador): Doces regionais. Versão oficial: Goiabada com Queijo
VÍDEO: JC flagrou o sistema "Goiabada com queijo" rodando em testes das urnas 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO