Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Eleições 2020

- Publicada em 13 de Novembro de 2020 às 03:00

Na reta final, candidatos de Porto Alegre apostam em programas de TV

Manuela destacou que lidera as pesquisas de intenção de votos

Manuela destacou que lidera as pesquisas de intenção de votos


LUIZA PRADO/REPRODUÇÃO/JC
No último dia da propaganda eleitoral gratuita antes do primeiro turno das eleições 2020, os candidatos à prefeitura de Porto Alegre apresentaram, nesta quinta-feira à tarde (12), os últimos argumentos para tentar convencer os eleitores a votarem neles neste domingo. Muitos postulantes ao Paço Municipal agradeceram os militantes, recapitularam suas propostas e mostraram depoimentos de moradores da Capital.
No último dia da propaganda eleitoral gratuita antes do primeiro turno das eleições 2020, os candidatos à prefeitura de Porto Alegre apresentaram, nesta quinta-feira à tarde (12), os últimos argumentos para tentar convencer os eleitores a votarem neles neste domingo. Muitos postulantes ao Paço Municipal agradeceram os militantes, recapitularam suas propostas e mostraram depoimentos de moradores da Capital.
A candidata Manuela d'Ávila (PCdoB) lembrou que aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de votos. "Só chegamos até aqui porque Porto Alegre quer mudança", agradeceu Manuela.
Em seguida, moradores de várias regiões de Porto Alegre apareceram dando depoimentos sobre por que condiram Manuela a melhora opção para votar neste domingo. "Ela tem um olhar para a periferia que nenhum outro candidato tem", mencionou uma senhora. "A Manuela é a solução para os pequenos empresários de Porto Alegre", afirmou um senhor.
Empatados na segunda colocação nas pesquisas, aparecem o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), o ex-vice-prefeito Sebastião Melo (MDB) e o ex-prefeito José Fortunati (PTB) - que retirou sua candidatura nesta quarta-feira. Na campanha de Marchezan, vários habitantes citaram alguma realização da gestão tucana e pedindo voto para a reeleição do prefeito. Os cidadãos elogiavam ações em várias áreas, como infraestrutura, iluminação pública, drenagem etc.
"Vota no Marchezan porque ele permitiu que a criança fique mais tempo em sala de aula com o professor", disse uma senhora. "Vota no Marchezan, porque, assim como na minha comunidade, muitas outras não alagam mais quando chove muito", disse um jovem em um bairro periférico. "Vota no Marchezan pelos relógios digitais e as novas placas de rua que a cidade ganhou", disse outro transeunte pela cidade.
O programa de Melo fez uma recapitulação da campanha. A propaganda não se ateve apenas a apresentar propostas, também atacou o atual prefeito - com quem disputa uma vaga para o segundo turno.
Na edição, Melo aparece em vários momentos diferentes da campanha. "Vou reabrir as oito creches que o atual prefeito fechou". "Vou reabrir os sete postos de saúde que o prefeito fechou". "Vou estender o horário de alguns ônibus até a madrugada".
No tempo de Fortunati, ele explicou o imbróglio que o levou a desistir do pleito. Na segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, por unanimidade, a candidatura do vice de Fortunati, André Cecchini (Patriota), por entender que a sua filiação partidária ocorreu após o encerramento do prazo determinado no calendário eleitoral (4 de abril).

Apenas Paim fez menção à saída de Fortunati

Entre as candidaturas que aparecem com menos votos nas pesquisas eleitorais, um único programa fez menção à saída de José Fortunati (PTB) da disputa à prefeitura de Porto Alegre: a do vice-prefeito Gustavo Paim (PP). Ele tentou captar parte dos votos que iriam para o petebista. Paim se dirigiu aos eleitores diretamente: "a retirada da candidatura do Fortunati deve ter deixado você com ainda mais dúvida".
Valter Nagelstein (PSD) disse que a cidade tem três caminhos: "voltar para a turma do PT, continuar com mais do mesmo ou um caminho novo". E pediu votos para ele, que representaria o "caminho novo". Juliana Brizola (PDT) agradeceu a atenção que a população dispensou a ela durante suas visitas a diversos bairros da Capital. E se compromete com "crianças bem atendidas nas escolas de turno integral, mulheres trabalhando tranquilas porque sabem que suas crianças estão seguras nas creches e saúde de qualidade".
Fernanda Melchionna (PSOL) afirmou que o "primeiro turno da eleição tem que ser para construir" E arrematou: "para enfrentar a extrema direita, tem que ter uma esquerda coerente".
João Derly (Republicanos) falou: "política, para mim, não é um projeto pessoal, é um compromisso. Rodrigo Maroni (Pros) se apresentou como "o maior protetor de animais do Brasil". Montserrat Martins (PV) tocou parte do seu jingle nos poucos segundos que dispõe.