Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 12 de Novembro de 2020 às 21:40

Mais de 8 milhões de gaúchos vão às urnas no domingo para o 1º turno

Urnas já estão lacradas e preparadas pela Justiça Eleitoral para o primeiro turno das eleições neste domingo

Urnas já estão lacradas e preparadas pela Justiça Eleitoral para o primeiro turno das eleições neste domingo


/LUIZA PRADO/JC
Pedro Carrizo
Mais de 8 milhões de eleitores aptos a votar devem sair às urnas em 497 municípios do Rio Grande do Sul neste domingo (15), dia que marca o 1º turno das eleições municipais, para escolher prefeitos e vereadores. Foram convocados 93.495 mesário para dar conta do contingente de votantes.
Mais de 8 milhões de eleitores aptos a votar devem sair às urnas em 497 municípios do Rio Grande do Sul neste domingo (15), dia que marca o 1º turno das eleições municipais, para escolher prefeitos e vereadores. Foram convocados 93.495 mesário para dar conta do contingente de votantes.
Já para logística do dia, que acontece em meio a pandemia de Covid-19, foram preparados protocolos de segurança sanitária, mudanças no transporte público, ampliação nos horários de votação, acessibilidade e diversos outros procedimentos necessários para os riscos de contágio sejam minimizados.
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador André Villarinho, os resultados da votação devem ser divulgados em todas as seções eleitorais do Estado até, no máximo, às 21h. Como écostume, a partir das 19h já começar a sair as primeiras projeções.
Ao todo, 1.352 candidatos prefeito se 30.832 a vereador estampam suas fotos nas urnas eletrônicas do Estado. O número de candidatos em todas funções é maior do que na eleição municipal de 2016, registrando aumento média de 15% no número de candidaturas.
Por falta de adequação as medidas sanitárias 77 zonas eleitorais foram transferidas para outros prédios, informa o TRE. Por isso, é importante conferir seu local de votação antes de sair de casa, sob pena de encontrar uma porta fechada ao invés de seção eleitoral.
Há vários canais para consultar o local e votação: no site do TRE, através do app E-título (várias outras funções também podem ser feitas na plataforma, como justificar o voto) e pelos canais de ouvidoria do TRE: no telefone (51) 3294.8457 ou e-mail [email protected].
Outro canal, desta vez para tirar qualquer tipo de dúvida, o que engloba o local de votação, o TRE lançou o SOS Eleitor. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ligar para o número 148. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. O horário de funcionamento no sábado (14), será das 10h às 19h e no domingo (15), será das 6h às 17h. A chamada não é gratuita.
Para facilitar o deslocamento dos moradores da Capital haverá passe livre no 1º e 2º turnos das eleições em Porto Alegre. Os horários atualizados e itinerários do transporte já estão disponíveis, em tempo real, na função GPS do aplicativo TRI POA e também no site da EPTC, notifica o órgão.
Uma novidade da justiça eleitoral gaúcha é a acessibilidade para decidientes auditivos em todas as as seções eleitorais. Quem tiver dificuldades de se comunicar, no momento da votação, poderá solicitar o auxílio de um intérprete na Língua Brasileira de Sinais (Libras). As seções do estado terão a disposição o telefone de contato com a Central de Libras: (51) 99511-0746.
A fim de chamar o eleitor para o voto, Villarinho ressalta que Brasil tem um dos processos eleitorais mais confiáveis do mundo. A urna eletrônica, símbolo dessa lisura, nunca foi violada em ataques cibernéticos, ou ataques outra natureza. E não por falta de tentativas, já que a justiça eleitoral promove testes sistemáticos, onde são contratados programadores e profissionais da TI para tentar invadir o sistema - todas sem sucesso.
"A confiança na urna eletrônica é 100%. São 24 anos de utilização da urna e jamais houve qualquer caso de comprovação de violação e fraude que pudesse alterar o resultado de uma eleição", alega o presidente do TRE.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/09/206x137/1_untitled_1-9184890.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5fa9b87a40ee4', 'cd_midia':9184890, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/11/09/untitled_1-9184890.jpg', 'ds_midia': ' ', 'ds_midia_credi': ' ', 'ds_midia_titlo': ' ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '664', 'align': 'Left'}
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO