Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 31 de Agosto de 2020 às 15:42

CPI da Câmara indicia Marchezan por improbidade administrativa

Wambert focou leitura do relatório nas principais irregularidades atribuídas à gestão Marchezan

Wambert focou leitura do relatório nas principais irregularidades atribuídas à gestão Marchezan


Ederson Nunes/CMPA/Divulgação/JC
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Porto Alegre que investiga irregularidades na gestão de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) aprovou relatório, apresentado nesta segunda-feira (31), que indicia o prefeito. Foram oito votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.  
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Porto Alegre que investiga irregularidades na gestão de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) aprovou relatório, apresentado nesta segunda-feira (31), que indicia o prefeito. Foram oito votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.  
Marchezan deve agora ser denunciado judicialmente por crimes como tráfico de influência, improbidade administrativa e falso testemunho. As denúncias devem ser levadas ao Ministério Público do Estado (MP-RS) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O prefeito também é alvo de processo de impeachment que tramita na Câmara. Marchezan se referiu, na sexta-feira (28), às investigações como jogadas para tirá-lo da disputa que pretende brigar pela reeleição
“O prefeito se dizendo tão irresignado com velhos costumes políticos acabou inovando e reformulando pecados típicos contra a sociedade porto-alegrense”, afirmou o relator Wambert di Lorenzo (PTB), na leitura do relatório final.
As denúncias vão desde acusação de favorecimento ilegal de empresas no transporte público municipal pelo ex-diretor da Procempa e ex-presidente do Conselho de Administração da Carris Michel Costa e no Banco de Talentos a irregularidades na locação de um prédio na avenida Júlio de Castilhos para abrigar setores administrativos de órgãos do município. O relatório não identificou irregularidades na locação.
A leitura da peça conclusiva, com 225 páginas, ficou restrita aos pontos principais do texto, conforme definição do presidente da CPI, vereador Roberto Robaina (PSOL), e do relator. A apresentação da íntegra do relatório poderia levar cerca de oito horas.
O texto completo foi disponibilizado aos integrantes da comissão na última quinta-feira (27), para que não houvesse prejuízo ao voto dos componentes.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/08/31/206x137/1_ede_2204-9127496.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f4d37df16bf4', 'cd_midia':9127496, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/08/31/ede_2204-9127496.jpg', 'ds_midia': 'Reunião da CPI  que investiga denúncias contra o prefeito Nelson Marchezan Jr.', 'ds_midia_credi': 'Ederson Nunes/CMPA/Divulgação/JC', 'ds_midia_titlo': 'Reunião da CPI  que investiga denúncias contra o prefeito Nelson Marchezan Jr.', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '532', 'align': 'Left'}
Reunião da comissão teve grande movimentação nos bastidores e foi transmitida por meio digital. Foto: Reprodução/TV Câmara
A reunião foi marcada por intensa movimentação entre os vereadores. Antes da sessão de leitura, parlamentares aliados de Marchezan chegaram a ingressar com medida judicial na tentativa de suspensão da CPI, alegando excesso de prazo de funcionamento sem conclusão. O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) não concedeu suspensão.
Líder do governo na Câmara, o vereador Mauro Pinheiro (PL) classificou a CPI como política e apontou a existência de "diversos erros". “São vários vereadores unidos para impedir que um prefeito eleito vá às urnas. Essa foi a CPI mais longa da história, estamos há mais de 300 dias com a comissão funcionando. Uma Comissão totalmente sem critério”, criticou Pinheiro.
A CPI, instalada em outubro de 2019, investigou fatos relacionados a denúncias apresentadas na quinta solicitação de abertura de processo impeachment contra o prefeito. O pedido acabou rejeitado pelo Plenário em setembro de 2019, mas as denúncias resultaram na abertura da CPI um mês depois.
O indiciamento aprovado nesta segunda-feira (31) não tem relação com o processo de impeachment aberto pelo Legislativo em 5 de agosto, sexto pedido protocolado contra Marchezan na atual legislatura.
O processo de impedimento que está tramitando, que teve aprovação do parecer do relator para dar seguimento aos procedimentos, apura o uso de receitas do Fundo Municipal de Saúde no financiamento de peças publicitárias.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO