Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

governo do estado

- Publicada em 28 de Maio de 2020 às 03:00

Aulas presenciais voltam a partir de 1 de julho

Comunidade escolar será orientada a adotar regras de segurança

Comunidade escolar será orientada a adotar regras de segurança


/LUIZA PRADO/JC
As aulas presenciais na maior parte da rede de ensino (privada e pública) do Rio Grande do Sul só voltam em 1 de julho, informou o governador Eduardo Leite, durante transmissão ao vivo pelo Facebook nesta quarta-feira. Mesmo assim, haverá condições, com uma série de exigências, desde medidas de segurança sanitária até a possibilidade de redução de carga horária e do número de alunos por turmas.
As aulas presenciais na maior parte da rede de ensino (privada e pública) do Rio Grande do Sul só voltam em 1 de julho, informou o governador Eduardo Leite, durante transmissão ao vivo pelo Facebook nesta quarta-feira. Mesmo assim, haverá condições, com uma série de exigências, desde medidas de segurança sanitária até a possibilidade de redução de carga horária e do número de alunos por turmas.
Em live realizada na noite de segunda-feira pelo Instagram do Jornal do Comércio, o governador já havia descartado que a rede pública estadual de ensino voltasse às aulas nas "próximas semanas".
O que poderá ocorrer a partir de 1 de junho são atividades remotas. As aulas presenciais, em um primeiro momento, serão permitidas a partir de 15 de junho apenas para cursos livres (profissionalizantes e de idiomas, por exemplo), técnicos e de Ensino Superior que precisam realizar atividades práticas e laboratoriais para conclusão da grade curricular.
Leite reforçou a complexidade do processo que envolve a volta às aulas e disse que o planejamento terá de considerar questões como a capacidade de cada aluno de cuidar da sua saúde, a possibilidade de uso das tecnologias digitais, o número de alunos por turma, os recursos financeiros para adaptação às novas normas e até a logística de entrada e saída dos alunos, uso de refeitórios e adequação aos protocolos de higiene.
Devido a essas condições, o modelo desenhado pela equipe técnica ligada à Educação e à Saúde do Estado  prevê o retorno das atividades em cinco etapas. A primeira e a segunda foram anunciadas nesta quarta, determinando a retomada das atividades remotas para 1 de junho e de parte das presenciais em 15 de junho, respectivamente. 
A terceira etapa será anunciada em 15 de junho e prevê o retorno presencial de parte dos alunos para 1 de julho. Na sequência, a etapa 4 será anunciada em 1 de julho para aulas presenciais que voltarão em 3 de agosto. A etapa 5, com anúncio previsto para 3 de agosto, projeta o início das aulas em 1 de setembro.
Para essa retomada, as escolas, creches e universidades terão obrigatoriamente de instituir Comitês Operacionais de Emergência em Saúde (COE Escola), que serão responsáveis por consolidar o plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 nas instituições que reúnem mais de 100 pessoas.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) prepara portaria com os protocolos de prevenção que terão de ser seguidos pelas instituições e que tratam, entre outros itens, da disponibilização de máscaras aos alunos, higienização regular dos locais e materiais de uso comum, readequação de espaços físicos para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro com máscara em sala de aula e de 2 metros nos refeitórios, sem uso de máscara, escalonamento de horários e sistemas de revezamento para evitar aglomeração em uma mesma sala, etc.
As diretrizes, segundo o governador, valem para a rede pública e privada e serão reguladas pelo Estado. "As aula movimentam um grande contingente de pessoas e há uma complexidade para o retorno. Queremos o envolvimento da comunidade escolar para poder programar o retorno do ensino presencial. Agora é um processo de informação e de prepararmos tudo para termos condições de voltar (o presencia) lá na frente", disse Leite.
 

Calendário de retomada será gradual até setembro

O calendário de volta às aulas no Rio Grande do Sul, anunciado nesta quarta-feira pelo governador Eduardo Leite, será dividido em cinco etapas, com a primeira iniciando na próxima segunda-feira, quando serão oficialmente retomadas as atividades escolares de modo virtual para 37 mil turmas.
Para acompanhamento das aulas, os alunos terão disponíveis a plataforma Classroom, do Google for Education. Esse retorno por fases terá intervalos de avaliação de 15 dias por parte do Executivo, antes da liberação de cada etapa seguinte e deverá se estender até setembro.
A primeira e a segunda etapas de retorno do ensino foram anunciadas nesta quarta, determinando a retomada das atividades remotas para 1 de junho e de parte das presenciais em 15 de junho, respectivamente, liberando os cursos livres (profissionalizantes e de idiomas, por exemplo), técnicos e de Ensino Superior que precisam realizar atividades práticas e laboratoriais para conclusão da grade curricular. Esse contingente, segundo o executivo, representa 5% dos alunos gaúchos.
A terceira etapa será anunciada em 15 de junho e prevê o retorno presencial de parte dos alunos para 1 de julho, atingindo as turmas de Educação Infantil, estudantes do Ensino Fundamental e das últimas turmas de Ensino Médio. Na sequência, a etapa 4 será anunciada em 1 de julho para aulas presenciais que voltarão em 3 de agosto. A etapa 5, com anúncio previsto para 3 de agosto, projeta o início das aulas para 1 de setembro. Nas duas últimas fases ainda não há definição das séries a terem as aulas retomadas.
No caso do presencial, será liberado apenas para as regiões do Estado com bandeiras amarela e laranja e seguirá protocolos de segurança e sanitários gerais e específicos, como controle de entrada e saída e de ida ao pátio, distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras e cuidados de higienização redobrados, que serão regrados por portaria da Secretaria da Saúde.
Na volta virtual, para os estudantes que não tiverem acesso à internet ou telefone celular, será disponibilizado um "modelo híbrido" para acompanhamento das aulas por meio de materiais físico. A retomada na próxima semana será dedicada à ambientação digital de professores e alunos, considerada um desafio para todos. "Estamos trabalhando para que os alunos não percam os conteúdos estudados até aqui e as aulas remotas chegarão a eles por ferramentas tecnológicas e com apoio do uso de celular", disse o secretário estadial de Educação Faisal Karam.

Cronograma das etapas de volta às escolas no RS

Etapa 1
1º de junho: Inicia o ensino remoto para todos os níveis das redes pública e privada do Estado

Etapa 2
15 de junho: Começam aulas presenciais de cursos de Ensino Superior, pós-graduações técnicos que precisem de aulas práticas e laboratoriais, além de cursos profissionalizantes, de idiomas

Etapa 3
1º de julho: Volta das aulas presenciais graduais e escalonadas na Educação Infantil, algumas turmas de Ensino Fundamental e último ano do Ensino Médio

Etapa 4
3 de agosto: Níveis de ensino a retomarem aulas serão apresentados em 1º de julho

Etapa 5
1º de setembro: Níveis de ensino a retomarem aulas serão apresentados em em 3 de agosto